PAUTA:
1- Na segunda-feira 05/10, transcorreu o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública Federal.
2-Nesta quinta e sexta-feira, 08 e 09/10, eleições na Seção Sindical: para a diretoria e para o Conselho de Representantes.
3-Universidade em Debate: nesta sexta-feira 09, às 10h, aula pública sobre “Democracia e Universidade”, com Márcia Tiburi.
1-Na segunda-feira 05/10, transcorreu o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública Federal
Na última segunda-feira, dia 05 de outubro, docentes federais de todo o país realizaram o Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Educação Pública. Em diversos estados e em Brasília (DF) foram desenvolvidas ações para marcar a data.
Em Brasília, Ato em frente ao MEC
Em Brasília, o ANDES-SN e o Sinasefe (sindicato nacional que representa os IFs), com participação de entidades do movimento estudantil, realizaram Ato em frente ao Ministério da Educação (MEC) para marcar o Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Educação Pública Federal. Também era aguardado o encontro do Ministro da Educação com o Comando Nacional de Greve (CNG) dos Docentes Federais.
As atividades se estenderam da manhã até o fim da tarde. No espaço diante do prédio do MEC, para os cerca de 400 presentes, foram ministradas duas instrutivas aulas públicas; uma sobre Orçamento da União e Dívida Pública, com Maria Lúcia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida; outra sobre o Ensino Técnico e Tecnológico, com o professor Valério Arcary, do IF de São Paulo. Também se historiou as greves do Andes-SN e se fez uma rodada de informes das delegações que estavam presentes. Houve também performance artística durante o Ato.
A UFRGS foi representada, em Brasília, pela profª Rúbia Vogt (Colégio de Aplicação) e o prof. Joacir “Joqa” Medeiros (Instituto de Física, Aposentado).
Depois de adiar reunião do ANDES-SN com o Ministro, o MEC assumiu compromisso de novo agendamento
Durante toda a manhã do dia 05, uma comissão do CNG cobrou a reunião agendada com o Ministro da Educação. O Secretário de Educação Superior (SESu), Jesualdo Farias, comunicou que a reunião não iria acontecer, visto que a pasta se encontrava sem representante, com a saída do Ministro Janine. De acordo com o Secretário, somente após assumir o posto, o novo Ministro, Aluizio Mercadante, cumpriria agenda.
Com a insistência da comissão do CNG e com a força do ato, a solicitação de compromisso por escrito de inclusão do ANDES-SN na agenda do novo Ministro FOI ATENDIDA.
Leia mais: Centenas participam do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública
Docentes protagonizaram ações, em diversos estados, pela passagem do Dia Nacional
Leia aqui: Docentes federais em greve realizam atos em diversos estados do país
Em Porto Alegre, foi realizado o envio de uma “chuva” de e-mails para a bancada/RS no Congresso Nacional para reivindicar a rejeição da PEC 395/2015 e da PEC 139/2015.
Sobre a PEC 395/2014, leia: Comissão Especial aprova PEC que acaba com gratuidade em cursos públicos de especialização
Sobre a PEC 139/2015, leia: PEC que acaba com abono-permanência já está no Congresso
Em Tempo: Reitoria processa três coordenadores do DCE
A Seção Sindical acaba de receber nota do DCE/UFRGS denunciando que “três coordenadores do DCE (Adriele Albuquerque/Letras, Guly Marchant/Jornalismo e Matheus Gomes/História) foram citados em um processo movido pela Universidade e intimados a prestar esclarecimentos na Polícia Federal. As acusações são de supostas ‘tentativas de agressão física e verbal’ à chefia da segurança universitária”. A Associação dos Pós Graduandos (APG/UFRGS) também divulgou nota de denúncia.
A Diretoria da Seção, que, junto com o Sindicato Nacional, é contrária à política de criminalização dos movimentos sociais, vai se posicionar publicamente a respeito.
Leia a nota do DCE/UFRGS, aqui.
Leia a nota da APG/UFRGS, aqui.
2-Nesta quinta e sexta-feira, 08 e 09/10, eleições na Seção Sindical: para a diretoria e para o Conselho de Representantes
Nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, acontecem as eleições para a Diretoria e para o Conselho de Representantes da Seção Sindical, para o biênio 2015-2017.
As eleições para o Conselho de Representantes são regradas pela Circular nº 3 da Junta Eleitoral: Nº 3 – Eleições para conselho de representantes
Para a Diretoria da entidade, inscreveu-se para o pleito a chapa “Sindicato Democrático e de Luta”:Nominata e programa da Chapa Inscrita, “Sindicato Democrático e de Luta O Facebook da chapa 1 pode ser encontrado em https://www.facebook.com/Chapa-1-Sindicato-Democr%C3%A1tico-e-de-Luta-869808693097165/timeline/
Mais informações sobre o processo eleitoral, clique AQUI ou aqui.
3-Universidade em Debate: nesta sexta-feira 09, às 10h, aula pública sobre “Democracia e Universidade”, com Márcia Tiburi
-O QUE: aula pública e debate sobre “Democracia e Universidade”, com Márcia Tiburi;
-QUANDO: nesta sexta-feira 09 de outubro, às 10h00;
-ONDE: no Auditório (sala 102) da Faculdade de Educação da UFRGS (Campus Centro);
-QUEM É A PALESTRANTE: Márcia Tiburi é graduada em filosofia e em artes, mestre e doutora em filosofia (UFRGS, 1999); publicou diversos livros sobre filosofia, publicou também romances; é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da revista Cult;
-QUEM ORGANIZA: a palestra será coordenada pela profª Magali Menezes; a atividade é promovida pelo Coletivo Mobilização FACED.
Agende-se.
Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!