PAUTA:
1-Reforma ministerial: a dança no Planalto e… na planície.
2-Nesta segunda-feira 05: Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Federal Pública, Gratuita e de Qualidade: em Brasília, haverá Ato em frente ao MEC; na UFRGS, envio de uma “chuva” de e-mails para o MEC.
3-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 39/2015.
1-Reforma ministerial: a dança no Planalto e… na planície
Com a reforma ministerial, o governo federal passou de 39 para 31 ministérios. Houve uma dança das cadeiras. Para a comunidade universitária é importante perceber que a pasta de Ciência e Tecnologia é agora ocupada por Celso Pansera, antes ocupada por Aldo Rebelo, que foi para a Defesa, onde estava Jaques Wagner, que agora ocupa a Casa Civil, onde estava Aloizio Mercadante, que voltou para a Educação. Com essa, Janine Ribeiro dançou.
E quem teria sido Janine Ribeiro, ex-ministro do MEC? Jamais saberemos. Nunca dialogou, nunca negociou e nunca se importou com os cortes de verbas…
No MEC
Entra o 5º (quinto) titular da pasta em menos de dois anos; o 3º (terceiro) em exatos nove meses. No Brasil da “Patria Educadora”, o MEC é um constante entra-e-sai.
Mercadante no MEC já é um velho conhecido dos docentes. Estará ele disposto a refazer a malha salarial que desestruturou em 2012, juntamente com a retirada da DE do vencimento básico e seu rebaixamento para o percentual de 40 horas? Veremos!
Na C&T
E quem é o novo ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera? Deputado federal, ex-secretário de C&T do Rio de Janeiro, é dito que tem forte ligação com o deputado Eduardo Cunha. Estará disposto a reverter o quadro caótico de financiamento da ciência brasileira?
Os Intocáveis
Continuam intocáveis – Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). Curiosamente, aparecem como “sem partido”. Isso facilita o entendimento de serem “coringas” e poderem participar de governos tanto do PSDB como do PT. Esses não saem das cadeiras, indicando que a banca vai continuar definindo a partitura, regendo e tocando a música, enquanto nós, cidadãos da planície, continuaremos… bailando!
2- Nesta segunda-feira 05: Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Federal Pública, Gratuita e de Qualidade;
*em Brasília, haverá Ato em frente ao MEC;
*na UFRGS, envio de uma “chuva” de e-mails para a bancada/RS no Congresso Nacional.
2.1-Docentes federais realizarão ato, dia 5, em frente ao MEC
Os docentes federais, em greve desde 28 de maio, preparam um Dia de Luta e Mobilização em Defesa da Educação Pública para 5 de outubro, segunda-feira, em frente ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).
Nesse dia, o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN tem reunião marcada com o MEC, conquistada após a ocupação do gabinete ministerial pelos docentes, no último dia 24.
Porém, a experiência ensina e a realidade comprova que o governo só tem se movimentado para se reunir com os grevistas quando há mobilização e pressão. Logo se faz necessária a manifestação do dia 5!
Representando a UFRGS, estarão em Brasília, no Ato, a profª Rúbia Vogt (Colégio de Aplicação) e o prof. Joacir “Joqa” Medeiros (Instituto de Física, Aposentado).
2.2-na UFRGS, envio de uma “chuva” de e-mails para a bancada/RS no Congresso Nacional
Em sua reunião, ocorrida na última quinta-feira, 01/10, a Comissão Local de Mobilização decidiu orientar os docentes da UFRGS a enviar uma “chuva” de e-mails à bancada federal/RS no Congresso Nacional. Seguem, abaixo, uma proposta de mensagem, bem como a lista dos e-mails dos deputados federais e senadores representando o RS.
Proposta de texto de mensagem a postar à bancada/RS
“Senhor Parlamentar da bancada federal do Rio Grande do Sul:
Na qualidade de docente e pesquisador da UFRGS bem como de morador e eleitor do estado do Rio Grande do Sul, venho, pela presente mensagem, solicitar de Vossa Senhoria que:
1-se posicione contra a decisão do governo federal de congelar, suspender a realização de concursos públicos e contra a PEC 139/2015 que acaba com o “abono-permanência” dos servidores públicos, porque ambas medidas vão provocar drástica redução do quadro de servidores, o que comprometerá a qualidade do serviço prestado à população e apontará para a inviabilização do serviço público federal;
2-vote pela rejeição da PEC 395/2014 que autoriza as universidades federais a cobrar taxas e mensalidades dos alunos dos cursos de extensão, pós-graduação latu sensu e mestrados profissionais, pois tal medida prejudicará os alunos dos referidos cursos e ampliará o processo de privatização e mercantilização da educação e do conhecimento;
3-pressione o governo a negociar com os docentes federais, cuja greve nacional já completou quatro meses e cujo Sindicato Nacional (ANDES-SN) protocolou, em 18/09, uma nova pauta (ou contraproposta) de reivindicações.
Atenciosas saudações,
Nome”
Lista dos e-mails dos deputados federais e senadores respresentando o RS
Deputados/RS na Câmara Federal
dep.afonsohamm@camara.leg.br ; dep.afonsomotta@camara.leg.br ; dep.alceumoreira@camara.leg.br ;dep.bohngass@camara.leg.br ; dep.carlosgomes@camara.leg.br ; dep.covattifilho@camara.leg.br ;dep.danrleidedeushinterholz@camara.leg.br ; dep.darcisioperondi@camara.leg.br ;dep.fernandomarroni@camara.leg.br ; dep.giovanicherini@camara.leg.br ;dep.heitorschuch@camara.leg.br ; dep.henriquefontana@camara.leg.br ; dep.jeronimogoergen@camara.leg.br ; dep.joaoderly@camara.leg.br ; dep.joseotaviogermano@camara.leg.br ;dep.josestedile@camara.leg.br ; dep.luiscarlosheinze@camara.leg.br ; dep.luizcarlosbusato@camara.leg.br ; dep.marcomaia@camara.leg.br ; dep.marcon@camara.leg.br ; dep.mariadorosario@camara.leg.br; dep.mauropereira@camara.leg.br ; dep.nelsonmarchezanjunior@camara.leg.br ;dep.onyxlorenzoni@camara.leg.br ; dep.osmarterra@camara.leg.br ; dep.paulopimenta@camara.leg.br ;dep.pompeodemattos@camara.leg.br ; dep.renatomolling@camara.leg.br ;dep.ronaldonogueira@camara.leg.br ; dep.sergiomoraes@camara.leg.br ;
Bancada/RS no Senado Federal
ana.amelia@senadora.leg.br ; lasier.martins@senador.leg.br ; paulopaim@senador.leg.br ;
3- Escute, pela internet, o programaVoz Docente desta semana, nº 39/2015
No roteiro:
-Entrevista com o prof. Jacob Paiva, membro da Diretoria do ANDES-SN, sobre a situação da greve nacional e a mobilização realizada para pressionar o MEC e o MPOG;
-agências de risco participam de ataque especulativo à economia brasileira.
-Elevação do Dólar provoca aumento da dívida pública
-O inverossímil conde Pié se posiciona em defesa da paridade nas eleições para Reitor da UFRGS!
Escute Voz Docente pelo blog: https://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/
ou pelo facebook: https://www.facebook.com/andesufrgs Não perca!
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com a Seção Sindical da UFPEL, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!