• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2015
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 80/2015, 02/10/2015.

PAUTA:

1-Reforma ministerial: a dança no Planalto e… na planície.

2-Nesta segunda-feira 05: Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Federal Pública, Gratuita e de Qualidade: em Brasília, haverá Ato em frente ao MEC; na UFRGS, envio de uma “chuva” de e-mails para o MEC.

3-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 39/2015.

1-Reforma ministerial: a dança no Planalto e… na planície

Com a reforma ministerial, o governo federal passou de 39 para 31 ministérios.  Houve uma dança das cadeiras. Para a comunidade universitária é importante perceber que a pasta de Ciência e Tecnologia é agora ocupada por Celso Pansera, antes ocupada por Aldo Rebelo, que foi para a Defesa, onde estava Jaques Wagner, que agora ocupa a Casa Civil, onde estava Aloizio Mercadante, que voltou para a Educação. Com essa, Janine Ribeiro dançou.

E quem teria sido Janine Ribeiro, ex-ministro do MEC? Jamais saberemos. Nunca dialogou, nunca negociou e nunca se importou com os cortes de verbas…

No MEC

Entra o 5º (quinto) titular da pasta em menos de dois anos; o 3º (terceiro) em exatos nove meses. No Brasil da “Patria Educadora”, o MEC é um constante entra-e-sai.

Mercadante no MEC já é um velho conhecido dos docentes. Estará ele disposto a refazer a malha salarial que desestruturou em 2012, juntamente com a retirada da DE do vencimento básico e seu rebaixamento para o percentual de 40 horas?  Veremos!

Na C&T

E quem é o novo ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera?  Deputado federal, ex-secretário de C&T do Rio de Janeiro, é dito que tem forte ligação com o deputado Eduardo Cunha. Estará disposto a  reverter o quadro caótico de financiamento da ciência brasileira?

Os Intocáveis

Continuam intocáveis – Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). Curiosamente, aparecem como “sem partido”. Isso facilita o entendimento de serem “coringas” e poderem participar de governos tanto do PSDB como do PT. Esses não saem das cadeiras, indicando que a banca vai continuar definindo a partitura, regendo e tocando a música, enquanto nós, cidadãos da planície, continuaremos… bailando!

2- Nesta segunda-feira 05: Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Federal Pública, Gratuita e de Qualidade;

*em Brasília, haverá Ato em frente ao MEC;

*na UFRGS, envio de uma “chuva” de e-mails para a bancada/RS no Congresso Nacional.

unnamed (40)

2.1-Docentes federais realizarão ato, dia 5, em frente ao MEC

Os docentes federais, em greve desde 28 de maio, preparam um Dia de Luta e Mobilização em Defesa da Educação Pública para 5 de outubro, segunda-feira, em frente ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).

Nesse dia, o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN tem reunião marcada com o MEC, conquistada após a ocupação do gabinete ministerial pelos docentes, no último dia 24.

Porém, a experiência ensina e a realidade comprova que o governo só tem se movimentado para se reunir com os grevistas quando há mobilização e pressão. Logo se faz necessária a manifestação do dia 5!

Representando a UFRGS, estarão em Brasília, no Ato, a profª Rúbia Vogt (Colégio de Aplicação) e o prof. Joacir “Joqa” Medeiros (Instituto de Física, Aposentado).

2.2-na UFRGS, envio de uma “chuva” de e-mails para a bancada/RS no Congresso Nacional

Em sua reunião, ocorrida na última quinta-feira, 01/10, a Comissão Local de Mobilização decidiu orientar os docentes da UFRGS a enviar uma “chuva” de e-mails à bancada federal/RS no Congresso Nacional. Seguem, abaixo, uma proposta de mensagem, bem como a lista dos e-mails dos deputados federais e senadores representando o RS.

Proposta de texto de mensagem a postar à bancada/RS

“Senhor Parlamentar da bancada federal do Rio Grande do Sul:

Na qualidade de docente e pesquisador da UFRGS bem como de morador e eleitor do estado do Rio Grande do Sul, venho, pela presente mensagem, solicitar de Vossa Senhoria que:

1-se posicione contra a decisão do governo federal de congelar, suspender a realização de concursos públicos e contra a PEC 139/2015 que acaba com o “abono-permanência” dos servidores públicos, porque ambas medidas vão provocar drástica redução do quadro de servidores, o que comprometerá a qualidade do serviço prestado à população e apontará para a inviabilização do serviço público federal;

2-vote pela rejeição da PEC 395/2014 que autoriza as universidades federais a cobrar taxas e mensalidades dos alunos dos cursos de extensão, pós-graduação latu sensu e mestrados profissionais, pois tal medida prejudicará os alunos dos referidos cursos e ampliará o processo de privatização e mercantilização da educação e do conhecimento;

3-pressione o governo a negociar com os docentes federais, cuja greve nacional já completou quatro meses e cujo Sindicato Nacional (ANDES-SN) protocolou, em 18/09, uma nova pauta (ou contraproposta) de reivindicações.

Atenciosas saudações,

Nome”

Lista dos e-mails dos deputados federais e senadores respresentando o RS

Deputados/RS na Câmara Federal

dep.afonsohamm@camara.leg.br ; dep.afonsomotta@camara.leg.br ; dep.alceumoreira@camara.leg.br ;dep.bohngass@camara.leg.br ; dep.carlosgomes@camara.leg.br ; dep.covattifilho@camara.leg.br ;dep.danrleidedeushinterholz@camara.leg.br ; dep.darcisioperondi@camara.leg.br ;dep.fernandomarroni@camara.leg.br ; dep.giovanicherini@camara.leg.br ;dep.heitorschuch@camara.leg.br ; dep.henriquefontana@camara.leg.br ; dep.jeronimogoergen@camara.leg.br ; dep.joaoderly@camara.leg.br ; dep.joseotaviogermano@camara.leg.br ;dep.josestedile@camara.leg.br ; dep.luiscarlosheinze@camara.leg.br ; dep.luizcarlosbusato@camara.leg.br ; dep.marcomaia@camara.leg.br ; dep.marcon@camara.leg.br ; dep.mariadorosario@camara.leg.br; dep.mauropereira@camara.leg.br ; dep.nelsonmarchezanjunior@camara.leg.br ;dep.onyxlorenzoni@camara.leg.br ; dep.osmarterra@camara.leg.br ; dep.paulopimenta@camara.leg.br ;dep.pompeodemattos@camara.leg.br ; dep.renatomolling@camara.leg.br ;dep.ronaldonogueira@camara.leg.br ; dep.sergiomoraes@camara.leg.br ;

Bancada/RS no Senado Federal

ana.amelia@senadora.leg.br ; lasier.martins@senador.leg.br ; paulopaim@senador.leg.br ;

3- Escute, pela internet, o programaVoz Docente desta semana, nº 39/2015

No roteiro:

-Entrevista com o prof. Jacob Paiva, membro da Diretoria do ANDES-SN, sobre a situação da greve nacional e a mobilização realizada para pressionar o MEC e o MPOG;

-agências de risco participam de ataque especulativo à economia brasileira.

-Elevação do Dólar provoca aumento da dívida pública

-O inverossímil conde Pié se posiciona em defesa da paridade nas eleições para Reitor da UFRGS!

Escute Voz Docente pelo blog: https://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/

ou pelo facebook: https://www.facebook.com/andesufrgs  Não perca!

Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com a Seção Sindical da UFPEL, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: