• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • setembro 2015
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 73/2015, 08/09/2015.

PAUTA:

1-Em Audiência com o MEC, ANDES-SN cobra respostas sobre os cortes, a liberação de vagas para concursos e a reestruturação da Carreira.

2-Nesta quarta-feira 09, o Fórum Nacional dos Servidores Federais realizará reunião ampliada para avaliar o processo de reuniões com o Ministério do Planejamento.

3-Falecimento da profª Merion Campos Bordas (Faculdade de Educação, Aposentada).

1-Em Audiência com o MEC, ANDES-SN cobra respostas sobre os cortes, a liberação de vagas para concursos e a reestruturação da Carreira

Na quinta-feira, dia 3 de setembro, o  Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Jesualdo Farias, reuniu-se com representantes do ANDES-Sindicato Nacional.

Os representantes dos docentes federais, em greve há mais de três meses, reafirmaram a disposição em negociar com o MEC e cobraram respostas efetivas do ministério ao documento encaminhado no dia 31 de agosto, no qual os docentes pontuam as questões emergenciais para avançar as negociações em busca de uma solução para o impasse. Leia aqui a Carta ao MEC.

Cortes

O MEC reconheceu os cortes no orçamento da pasta, mas disse que os problemas nas instituições federais de ensino são pontuais, pois apenas “meia dúzia” de universidades apresentariam problemas efetivos de recursos e estrutura.

Resposta por escrito e nova reunião?

O secretário Farias se comprometeu em encaminhar uma resposta por escrito ao ANDES-SN, e sinalizou a possibilidade de uma nova reunião na semana de 08 a 11/09.

Contratação de docentes via OS?

Sobre a reivindicação dos docentes em relação a um compromisso formal do MEC de que não adotará nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) contratação via Organização Social (ou formas equivalentes), Jesualdo Farias disse desconhecer qualquer movimentação no ministério, e outros órgãos do governo, para efetivar tal prática e informou que solicitaria ao ministro Renato Janine um posicionamento oficial sobre a questão.

Vagas para concurso e Carreira Docente

Em relação à contratação de pessoal, o secretário Farias informou ainda que há 4090 vagas para professores em regime de Dedicação Exclusiva e 150 para professores titulares, além de 5091 para técnico-administrativos para serem liberadas pelo MPOG desde o início do ano.

Já sobre a carreira docente, a Sesu/MEC disse estar disponível a discutir o tema desde que com a participação do MPOG e demais entidades envolvidas na questão.

Após pressão dos representantes dos docentes, Jesualdo Farias ainda sinalizou que defende discutir a reestruturação da carreira em curto prazo, e com efeitos financeiros para 2016, desde que de acordo com o Ministério do Planejamento.

Ministério do Planejamento remete a reestruturação da carreira para… 2020!

Segundo o prof. Paulo Rizzo, Presidente do ANDES-SN, além de lutar pela liberação das vagas e pela reversão dos cortes de verbas nas universidades, os docentes precisam também intensificar a luta para que o processo de discussão da carreira não fique para um horizonte distante, como anunciou o Ministério do Planejamento, com efeitos apenas a partir de 2020.

image004 (5)

Leia mais aqui. Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui.

No dia da Audiência, atos foram realizados nos estados para pressionar o governo: leia Atos unificados nos estados cobram resposta do governo à pauta da greve

Além dos atos realizados pelos docentes federais em greve nos estados, estudantes também têm organizado manifestações e ocupação de reitorias em diversas IFEs (UFC, UFPE, UNIFAp, UFAm) como forma de reivindicar melhorias nas instituições federais de ensino: leia também Atos unificados nos estados cobram resposta do governo à pauta da greve

2-Nesta quarta-feira 09, o Fórum Nacional dos Servidores Federais realizará reunião ampliada para avaliar o processo de reuniões com o Ministério do Planejamento

Nesta quarta-feira (09/09), o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizará uma reunião ampliada, em Brasília, para avaliar o processo de negociação em curso com o Ministério do Planejamento e deliberar novas ações conjuntas das categorias para pressionar o governo a avançar nas negociações.

Na última reunião entre o Fórum e o Ministério do Planejamento (MPOG), ocorrida no dia 31/8, o secretário Sérgio Mendonça (representante do MPOG) se comprometeu em reavaliar, junto ao governo, a proposta de reajuste parcelado em quatro anos, que já foi rechaçada por todas as entidades do Fórum.

Leia mais aqui: Fórum dos SPF realiza reunião ampliada na próxima quarta (9)

3-Falecimento da profª Merion Campos Bordas (Faculdade de Educação, Aposentada)

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento, ocorrido dia 01, de nossa colega Merion Campos Bordas, docente aposentada da Faculdade de Educação (FACED). Foi militante do Movimento Docente e da luta em defesa da Universidade Pública, foi Pró-Reitora de Graduação (1992-1996), diretora da FACED por duas gestões (1996-2000, 2000-2004) e Professora Emérita da UFRGS. Nossas condolências aos familiares, colegas, alunos e amigos da professora Merion.

Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: