• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2015
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Boletim Informativo*, nº 17/2015, 20/08/2015

EM TEMPO: Leia aqui, na íntegra, a Ata da Reunião entre a PROGRAD e o Comando de Greve dos Docentes

PAUTA:

1.Nesta quinta-feira 20/08, a PROGRAD reuniu com a Comissão Representativa dos docentes grevistas para definições relativas à retomada das atividades acadêmicas do primeiro semestre

2.Sobre a Assembleia Geral da última terça-feira 18/08

3.Dia 18/08 foi Dia Nacional de Luta: servidores federais realizaram atos em todo o país, exigindo negociação e atendimento da pauta de reivindicações; em Porto Alegre,…

1.Nesta quinta-feira 20/08, a PROGRAD reuniu com a Comissão Representativa dos docentes grevistas para definições relativas à retomada das atividades acadêmicas do primeiro semestre

Na terça-feira 18/08, imediatamente após o final da Assembleia Geral (AG) que decidiu pelo encerramento da greve docente, uma Comissão do Comando de Greve notificou a Reitoria dessa decisão e solicitou o urgente agendamento de uma reunião com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para a adoção de providências consensuadas relativas aos ajustes necessários nos procedimentos e no Calendário Acadêmico.

A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20/08. Representaram a PROGRAD o prof. Sergio Roberto Kieling Franco, Pró-Reitor, a profª Clarice Salete Traversini, Diretora do Departamento de Cursos e Políticas de Graduação (DCPGrad), e Letícia Prezzi Fernandes, diretora do Decordi.

Compunham a Comissão Representativa do Comando de Greve e da Assembleia Geral, o(a)s prof(a)s Pedro de Almeida Costa (Administração) e Guilherme Dorneles (Comgrad/Administração), Maria Cecília de Chiara Moço (vice-coordenadora da Comgrad/Biociências), Eunice Kindel e Cesar Lopes (Educação), Nair Silveira (Psicologia), Jussara Maria Rosa Mendes (Comgrad/Serviço Social), e Carlos Alberto Gonçalves (ICBS e ANDES/UFRGS). Estavam ainda presentes o(a)s prof(a)s Daniela Callegaro de Menezes (Coordenadora da Comgrad/Administração) e Sidinei Oliveira (seu vice), por solicitação dos docentes da referida Escola. Ou sejam, estavam presentes representantes de três Comgrads: Biociências, Serviço Social e Administração.

Ao iniciar a reunião, o prof. Sergio Franco passou a palavra aos membros do Comissão Representativa. Estes ressaltaram o caráter respeitoso de sua presença ali, desprovida de questionamentos de cunho pessoal.

A Comissão salientou a presença ali de docentes que já foram membros da Câmara de Graduação. Por estarem acostumados a cuidar todos os procedimentos administrativos tendo como base as resoluções do CEPE/CONSUN e o Regimento da Universidade, inicialmente apontaram para o descumprimento da resolução 11/2013 do CEPE (Normas da Graduação) e do Regimento da Universidade nas situações de apropriação de NI, de perda do ordenamento correto dos estudantes e, na indicação dessa Pró-Reitoria, para que as Comgrads quebrassem pré-requisitos podendo então efetuar as matrículas.

Sendo assim e diante da série de problemas causados por estas situações, a Comissão passou a indicar encaminhamentos para retomar o semestre 2015/1.

Em ambiente propositivo, objetivo e de mútuo respeito, seguiu-se uma troca de apreciações, reparos, sugestões. Ao final, chegou-se a um consenso de definições e encaminhamentos, registrados em Ata. Leia aqui, na íntegra, a Ata da Reunião entre a PROGRAD e o Comando de Greve dos Docentes

Dentro do acordado na reunião, a Prograd está convidando as Comgrads/Departamentos a uma reunião de informação e discussão das orientações “sobre procedimentos adotados a partir do retorno das atividades dos docentes (matrículas, apropriação de conceitos, ajustes de turmas, entre outros)”. A reunião ocorrerá na próxima segunda-feira, 24/08, às 10h00, no Auditório da Faculdade de Economia.

foto

Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui

2.Sobre a Assembleia Geral da última terça-feira 18/08

A Assembleia Geral (AG) Docente da terça-feira 18 teve quorum expressivo, numeroso. Foi participativa e madura. Foi compenetrada e reflexiva quando se concentrou em escutar a leitura do documento em que o Comando Local de Greve (CLG) apresentou a proposta de encerramento da greve. Leia o documentoaqui. A AG também vivenciou…

Momentos de emoção

Um desses foi quando a profª Bete Búrigo, após assinalar o deprimente episódio de 2008 (quando um punhado de 37 professores, armados de procurações, reunidos em uma AG fantasma, “transformou” a Adufrgs-Seção Sindical do ANDES-SN em sindicato municipal), recordou os inícios do trabalho de reorganização da Seção Sindical. Foi um trabalho árduo, mas cujas sementes brotaram sob a forma do afluxo numeroso de docentes às Asssembleias Gerais das greves de 2012 e deste ano.

IMG_0404

Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui

O destaque desses momentos emocionantes foi a tomada de palavra do Coletivo de Docentes da Faculdade de Educação (FACED), representado pelas professoras Carmen Machado, Dani Noal, Eunice Kindel, Flávia Santos e Magali Mendes de Menezes. Elas leram a bela carta do Coletivo ao Comando Local de Greve e simbolicamente entregaram flores a alguns de seus membros. Lembraram que, como escreveu Cecília Meireles, “aprendemos com as Primaveras a nos deixar cortar para poder voltar sempre inteiros”. Leia o texto do Coletivo da Faced AQUIe veja a foto aqui.

Também, foi lida a “Mensagem à Assembleia Geral” do prof. Carlos Alberto “CA” Gonçalves: impedido de estar presente, apelou para a Assembleia a “sair da greve com a mesma cabeça erguida [com que entramos na greve]”! Leia a mensagem do prof. Carlos Alberto AQUI.

11891129_827968287320306_4509546187180388777_n

Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui

3.Dia 18/08 foi Dia Nacional de Luta: servidores federais realizaram atos em todo o país, exigindo negociação e atendimento da pauta de reivindicações; em Porto Alegre,…

Na última terça-feira (18/08), servidores públicos federais de todo o país realizaram Atos unificados em diversos estados e no Distrito Federal, para exigir negociação e o atendimento imediato da pauta de reivindicações.

A realização de Atos foi um chamado do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef), para dar visibilidade, nos estados, à luta em defesa do serviço público e para pressionar o governo federal a abrir negociações efetivas sobre todos os eixos da pauta unificada.

O Dia 18 em Brasília (DF)

Em Brasília, foi realizado um ato em unidade com os servidores do judiciário federal (Fenajufe), em frente ao Congresso Nacional. Milhares de servidores participaram da manifestação com bandeiras e cartazes, nos quais exigiram negociação efetiva e o cumprimento de seus direitos.

Saiu na imprensa: no dia 18, em Porto Alegre, protesto dos servidores federais bloqueia o prédio da Fazenda (“Chocolatão”)

Servidores federais em greve bloquearam o prédio do Ministério da Fazenda (“Chocolatão”) em Porto Alegre. Não houve atendimento ao público ou distribuição de processos. Os servidores federais estão em greve por reajuste salarial que compense as perdas para a inflação acumulada. Rejeitaram a proposta de reajuste de 21,3% parcelado nos quatro próximos anos (2016 a 2019) – o que é bem inferior à inflação projetada pelo próprio governo (fonte: Correio do Povo, 19/08/2015, p. 4, e Sul 21). Leia aqui.

Para saber mais, sobre o dia 18 no resto do país, leia SPF realizam atos em todo o país e exigem atendimento da pauta de reivindicações

No dia 19, “Servidores federais impediram entrada de ônibus no Campus do Vale”: leia aqui.

Leia “Servidores desbloqueiam entrada do Campus do Vale”: aqui.

*A publicação deste boletim é responsabilidade do Comando Local de Mobilização (CLM/UFRGS); a postagem está sendo feito pela Seção Sindical ANDES/UFRGS que colocou seu sistema de postagem eletrônica à disposição do CLM. Para entrar em contato com o Comando: clg.ufrgs@gmail.com

Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: