• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2015
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Boletim Informativo*, nº 16/2015, 19/08/2015

PAUTA:

1.Assembleia Geral Docente encerra greve na UFRGS e mantém estado de mobilização

2.Reitoria recebe Comando Local de Mobilização (CLM) para entrega da Notificação de encerramento da greve

3.Comunicado Especial do CNG: participação no bate-papo sobre Educação #FaceToFace com o ministro Janine no dia 20 de Agosto

 

1.Assembleia Geral Docente encerra greve na UFRGS e mantém estado de mobilização

unnamed (33)

Nesta última terça-feira, dia 18, durante a tarde, o Auditório da Faculdade de Educação ficou cheio (ver foto acima). Foi mais uma numerosa e participativa Assembleia Geral (AG) de docentes da UFRGS.

Comando Local de Greve sinalizou para o fim do movimento grevista na UFRGS

Após os diversos informes, especialmente os informes e avaliações das Unidades, o Comando Local de Greve (CLG) leu um documento (leia aqui) em que, consensualmente, apresentou a proposta de encerramento da greve, “como um recuo tático […] para seguirmos nos mobilizando de outras formas nas próximas semanas”.

Em sua análise, o CLG assinalou os ganhos organizativos e, sobretudo, políticos havidos, como a relevância, pertinência e clareza adquiridas pela pauta nacional de reivindicações e, localmente, a elaboração (pela primeira vez) de uma Pauta Local Emergencial de Reivindicações, que foi entregue à Administração Central e à qual esta respondeu oralmente e por escrito.

Debate maduro e votações

Seguiu-se um debate maduro e passou-se à votação. O encerramento da greve foi aprovado por ampla maioria de votos, com três votos contrários e dez abstenções. A AG demonstrou, portanto, grande unidade, também no momento de recomposição de forças.

Foi, então decidido que a quarta-feira, 19, será dedicada a reuniões nas Unidades e que, na quinta-feira, 20/08, acontecerá a retomada das atividades acadêmicas suspensas em 29 de junho (aulas a serem dadas, aplicar provas, correções, recuperações…) e a serem desenvolvidas nos doze dias úteis que faltavam para alcançar o final do semestre letivo.

O Comando Local de Greve foi transformado em Comando Local de Mobilização (CLM), o que aponta para a continuidade da pressão pelas reivindicações nacionais e da luta pela melhoria das condições de trabalho na UFRGS – tendo solidariedade ativa com a greve nacional docente, com a greve nacional dos técnico-administrativos e com a greve nacional dos servidores federais.

De 29 de junho (começo da greve na UFRGS) a 18 de agosto (Assembleia de encerramento), foram exatos 51 dias de greve.

Momentos de emoção

A Assembleia vivenciou vários momentos de emoção. Entre esses, destaca-se a tomada de palavra do Coletivo da Faculdade de Educação (Faced) para ler sua carta ao Comando Local de Greve e simbolicamente entregar flores a alguns de seus membros. Também, foi lida mensagem à AG do prof. Carlos Alberto Gonçalves, impedido de estar presente. Este boletim voltará a esses momentos de emoção, registrados em fotos.

2.Reitoria recebe Comando Local de Mobilização (CLM) para entrega da Notificação de encerramento da greve

image001 (2)

Após o término da Assembleia Geral, o CLM foi à Reitoria para entrega da Notificação de encerramento da greve e solicitar reunião com a ProGrad. Foi recebida pelo prof. José Carlos Frantz, Pró-Reitor de Pesquisa, representando a Reitoria.

O documento entregue pela representação da Assembleia Geral notifica o encerramento da greve (18/08), informa o dia (20/08) de retomada das atividades acadêmicas que foram suspensas pela greve e explicita a quantidade de dias úteis/letivos (doze) que faltam para completar devidamente o Calendário Acadêmico e as atividades necessárias de serem cumpridas (aulas, provas, etc. e, depois, apropriação de conceitos, matrículas…), considerando-se que a greve foi iniciada no dia 29 de junho.

É neste sentido que foi solicitada reunião, para o dia 20/08,  com o Sr. Pró-Reitor de Graduação para consensuar a compreensão em torno dessas tarefas e, em consequência, de um calendário adequado nas unidades onde houve docentes em greve.

Atento e cordial, o prof. José Carlos Frantz se comprometeu em encaminhar o documento e os pedidos. A comissão representando o CLM e a Assembleia Geral foi composta pelo(a)s prof(a)s Robert Ponge (Letras, aposentado), Elisabete Búrigo (Matemática), Sueli Goulart e Pedro Costa (Administração), Daniele Cunha (Colégio de Aplicação), Jorge Quillfeldt (Biociências) e Nelton Dresch (Educação).

Leia a Notificação entregue à Reitoria: aqui.

image

 

3.Comunicado Especial do CNG: participação no bate-papo sobre Educação #FaceToFace com o ministro Janine no dia 20 de Agosto

Até hoje, o ministro Renato Janine não recebeu nem o Andes-SN, nem o Sinasefe, nem a Fasubra – mesmo após quase três meses da greve nacional dos docentes e técnico-administrativos da rede federal.

Um evento no Facebook, chamado “Bate Papo sobre a Educação”, criado pelo programa governamental designado “Dialoga Brasil” (sic – uma ironia!), propõe um espaço virtual de conversa com o titular do MEC amanhã, dia 20/8 às 16h00.

Diante disso, o Comando Nacional de Greve (CNG) indica a necessidade de divulgação do evento e a mobilização para participar do mesmo enviando questionamentos sobre a nossa greve, a pauta de reivindicações e o fato de não termos sido recebidos até hoje, sempre acompanhados de #DialogaJanine

Segue o endereço do evento para ampla divulgação: https://www.facebook.com/events/514747588688579/

unnamed (32)

#DialogaJanine! – “E até Paulo Freire se pergunta: por que não ‪#‎DialogaJanine!?”

 

*A publicação deste boletim é responsabilidade do Comando Local de Mobilização (CLM/UFRGS); a postagem está sendo feito pela Seção Sindical ANDES/UFRGS que colocou seu sistema de postagem eletrônica à disposição do CLM. Para entrar em contato com o Comando: clg.ufrgs@gmail.com

 

Post seguinte
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: