• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2015
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Boletim Informativo* nº 15/2015 – 17/08/2015

PAUTA:

1.Nesta terça-feira, 18/08: Assembleia Geral Docente na UFRGS (14h00) e manifestações nos estados

2.Reitoria finalmente entregou a resposta escrita à Pauta Local de Reivindicações

3.Notícias das Unidades: Psicologia, Colégio de Aplicação, Faculdade de Educação

4.ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe realizam o Ato “Negocia Janine!”; Greve de professores contra os cortes nas universidades federais completou 75 dias

1.Nesta terça-feira, 18/08: Assembleia Geral Docente na UFRGS (14h00) e manifestações nos estados

-Assembleia Geral Docente na UFRGS (14h00)

QUANDO: nesta terça-feira, 18 de agosto, às 14h00;

ONDE: no Auditório da Faculdade de Educação (sala 102), Campus Centro;

PAUTA: situação das negociações com o MPOG e a Reitoria, informes das Unidades, encaminhamentos.

Compareça!

-Manifestações nos estados: O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) chama à realização de manifestações em todos os estados na próxima terça-feira (18/08), em defesa dos serviços públicos e para cobrar que o governo federal negocie efetivamente com os servidores federais.

Em Porto Alegre, o Fórum dos Federais/RS está planejando atividades e chamando a confluir para o Ato dos Servidores Estaduais, a realizar-se no Largo Glênio Peres, no final da tarde.

Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui

2.Reitoria finalmente entregou a resposta escrita à Pauta Local de Reivindicações

Na última sexta-feira, dia 14/08, a Reitoria finalmente entregou a resposta escrita à Pauta Local de Reivindicações.

Conforme já noticiado no boletim nº 10 (de 05/08), o Comando Local de Greve/UFRGS (CLG) protocolou, em 24 de julho, Ofício especificando os pontos da Pauta Local Emergencial da greve (deliberados em AG anterior). Leia o documento aqui.

Em 31 de julho, a Administração Central reuniu-se com o CLG e apresentou, verbalmente, respostas aos três pontos do Ofício (recuperação de prédios e infraestrutura; alocação de turmas e falta de salas; pagamento dos retroativos das progressões), especificando cronograma de previsão de prazos para a recuperação dos prédios e salas de aula das Unidades mais afetadas pelos problemas de infraestrutura. Leia o relato da reunião divulgado no item 2 do boletim nº 10: aqui.

No entanto, o prometido Ofício da Reitoria, formalizando por escrito a resposta aos pontos da pauta, vinha sendo postergado pela Administração Central.

Sendo assim, no dia 11 de agosto, uma Comissão de 25 docentes foi até o Gabinete do Reitor para cobrar a referida resposta formal, por escrito. Representando a Reitoria, o, estipulando o prazo de sexta-feira 14! . Após mais de meia-hora de insistência, a Comissão foi recebida pelo prof. Vladimir Pinheiro do Nascimento, Pró-Reitor de Pós-Graduação.

Este ouviu cordial e atentamente a Comissão e se comprometeu com o prazo estipulado por esta: o dia 14. Efetivamente, na última sexta-feira, 14 (quatorze) dias depois das respostas orais, a versão escrita foi entregue! Cabe perguntar: por que tanta demora e postergação?

O CLG vai proceder à analise do documento escrito, cotejando-o com o teor das respostas orais.

Resposta da Reitoria à Pauta Local de Reivindicações – Leia AQUI

Pauta Local de Reivindicações – Leia AQUI

3.Notícias das Unidades: Psicologia, Colégio de Aplicação, Faculdade de Educação

Instituto de Psicologia

Na quarta-feira, dia 12 de agosto, a reunião do Conselho do Instituto de Psicologia (IP) contou com a presença do Reitor, Vice-Reitor, Superintendente da SUINFRA, Pró-Reitor de Pós-graduação e representante do Pró-Reitor de Graduação.

Entre outras notícias, informaram que a previsão de finalização das obras do prédio do IP (interditado desde novembro de 2014) é no final do mês de outubro. O retorno das atividades no prédio será planejado, sendo que as salas de aula poderão ser utilizadas somente a partir do início do próximo ano.

Foram examinadas demandas emergenciais da comunidade acadêmica do IP com relação às condições de trabalho no Anexo I do Campus Saúde e nos demais espaços a serem utilizados no segundo semestre.

O Reitor também foi indagado sobre os cortes na Educação, ao que ele respondeu que os reitores têm se manifestado através de sua Associação nacional, a ANDIFES, e que não há crise na UFRGS em função de tais cortes.

No mesmo dia, ocorreu Assembleia da comunidade do IP. Foi aprovada a continuidade da paralisação das atividades até terça-feira, dia 18 de agosto, em apoio à greve nacional. No entanto, a adesão dos docentes à  paralisação não foi tão expressiva como na primeira semana de agosto. Os estudantes divulgaram uma nota com relação à decisão da Assembleia, apoiando a mobilização local e nacional.

Colegio de Aplicação (CAp)

O grupo mobilizado de professores e técnico-administrativos do Colégio de Aplicação (CAp) divulgou “Carta à Comunidade escolar do CAp”, em que apresenta relato cuidadoso da situação e das dificuldades em obter respostas objetivas da Administração. A carta pode ser lida  AQUI

Agenda na Faculdade de Educação (Faced)

Veja aqui

4.ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe realizam o Ato “Negocia Janine!”

Na tarde da última sexta-feira (14/08), docentes e funcionários técnico-administrativos da educação federal realizaram uma manifestação exigindo que o ministro Janine Ribeiro (MEC) negocie com as duas categorias em greve.

O ato, organizado pelos Comandos Nacionais de Greve (CNG) das três entidades representativas (ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe) foi realizado no centro de Brasília, em frente ao hotel onde o ministro participou de um debate sobre educação.

A manifestação faz parte da campanha “#DialogaJanine!”, que busca estar presente e protestar em todos os eventos em que o Ministro se fizer presente: as atividades exigem que o Ministro negocie com os docentes e com os técnico-administrativos, em greve há mais de 70 dias.

Apesar de afirmar à imprensa que está aberto ao diálogo, o Ministro, no entanto, nunca sentou em uma mesa de reunião com os CNGs do ANDES-SN, do Sinasefe e da Fasubra para discutir as reivindicações de ambas categorias.

unnamed (32)

Para visualizar a imagem: aqui  “E até Paulo Freire se pergunta: por que não ‪#‎DialogaJanine!?”

Saiu na imprensa: leia “Greve de professores contra os cortes nas universidades federais completa 75 dias” aqui

*A publicação deste boletim é responsabilidade do Comando Local de Greve (CLG/UFRGS); a postagem está sendo feito pela Seção Sindical ANDES/UFRGS que colocou seu sistema de postagem eletrônica à disposição do CLG. Para entrar em contato com o Comando: clg.ufrgs@gmail.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: