• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2015
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Boletim Informativo* nº 14/2015 – 15/08/2015

PAUTA:

1.ANDES-SN reúne com Associação Nacional dos Reitores das Federais (Andifes), que reconhece o impacto dos cortes orçamentários

2.Na próxima terça-feira, 18/08, haverá manifestações nos estados e Assembleia Geral Docente na UFRGS (14h00)

3.Greve Nacional Docente nas Federais se amplia com a adesão de novas Instituições (IFEs)

4.Não à extinção da FZB e da FEPPS!

1.ANDES-SN reúne com Associação Nacional dos Reitores das Federais (Andifes), que reconhece o impacto dos cortes orçamentários

Na quarta-feira 12/08, o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN participou de uma reunião com a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para discutir como os cortes no orçamento afetam as instituições federais de ensino superior, bem como para debater a pauta da greve nacional dos docentes federais, a recusa do governo em negociar e a omissão do ministro Janine Ribeiro (MEC).

Sobre os cortes no orçamento, a reitora Maria Lucia Neder, recém-eleita presidente da Andifes, informou que solicitou ao MEC que revise o corte de R$ 9,4 bilhões nas IFES e que o corte de R$ 1,9 bilhão não atinja as universidades.

Durante a reunião, houve convergência sobre vários pontos entre a ANDIFES e o CNG/ANDES-SN e acordo que os cortes existem, são nefastos e que se deve lutar contra eles.

Dentro dessa perspectiva, a profª Marinalva Oliveira, 1°vice-presidente do ANDES-SN, fez a seguinte colocacação: “Precisamos realizar uma reunião conjunta (Andes-SN/Andifes) com o ministro da educação e conversar sobre o tema com ele, para termos: – garantia que teremos novas vagas para concurso público; – garantia que as obras serão concluídas; – uma garantia mínima para o funcionamento das instituições”.

Leia mais aqui.

2. Na próxima terça-feira, 18/08, haverá manifestações nos estados e Assembleia Geral Docente na UFRGS (14h00)

-Manifestações nos estados: O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) chama à realização de manifestações em todos os estados na próxima terça-feira (18/08), em defesa dos serviços públicos e para cobrar que o governo federal negocie efetivamente com os servidores federais.

Em Porto Alegre, o Fórum dos Federais/RS está planejando atividades e chamando a confluir para o Ato dos Servidores Estaduais, a realizar-se no Largo Glênio Peres, no final da tarde.

-Assembleia Geral Docente na UFRGS (14h00)

QUANDO: nesta terça-feira, 18 de agosto, às 14h00;

ONDE: no Auditório da Faculdade de Educação (sala 102), Campus Centro;

PAUTA: situação das negociações com o MPOG e a Reitoria, informes das Unidades, encaminhamentos.

Agende-se!

cartaz docentes em greve_assembléia geral 18 08 15 (1)

Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui

3.Greve Nacional Docente nas Federais se amplia com a adesão de novas Instituições (IFEs)

A greve dos docentes federais, iniciada em 28 de maio, se amplia a cada semana com a adesão de novas instituições. Até o momento, o ANDES-SN contabiliza 47 IFEs que aderiram ao movimento que luta: – pela reversão dos cortes no orçamento da educação federal; – em defesa do caráter público da Universidade; – por melhores condições de trabalho; – garantia de autonomia nas IFE; – reestruturação da carreira; – valorização e paridade de ativos e aposentados.

Na última semana, a greve cresceu com a recente adesão dos docentes de sete IFEs: Uni-Rio (RJ), UFPR (PR), UFJF (Juiz de Fora, MG), IF do Sudoeste de Minas Gerais (Juiz de Fora, MG), IFPB (PB), UFPI (Piauí), UFSJ (São João del Rei, MG).

O prof. Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, comentou: “Como já estamos sinalizando há um tempo, as Instituições Federais de Ensino Superior que não pararem pela greve, vão parar por inanição, por total falta de condições de funcionamento. Os reitores estão escolhendo quais contas pagar no mês e, em alguns lugares, já não conseguem mais manter as instituições funcionando”.

Cabe acrescentar que, até a última quarta-feira, relativamente aos Institutos Federais – IFs, o Sinasefe (Sindicato Nacional que representa os docentes das instituições da carreira EBTT) contabilizava novo crescimento da greve, com 210 unidades de ensino paralisadas.

4.Não à extinção da FZB e da FEPPS!

Na 2af., 17/08, às 9h00, em frente à Secretaria estadual do Meio-Ambiente (SEMA), na Av. Borges de Medeiros, 260, será realizado um Ato pela retirada do PL 300, contra a extinção da FZB!

Na quinta-feira 06/08, o governo do Estado do RS anunciou que pretende extinguir, entre outras, a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) e a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS).

A FZB é constituída pelo Museu de Ciências Naturais, pelo Jardim Botânico e pelo Parque Zoológico. A Fundação Zoobotânica sempre destacou-se pelo alto nível de seus técnicos, bem como pela excelência e comprometimento de suas pesquisas, cujo trabalho a tornou respeitada e reconhecida internacionalmente.

A FEPPS executa serviços essenciais de saúde pública. Possui em sua estrutura o Laboratório Central do Estado (Lacen) e 16 laboratórios regionais, seis hemocentros, Clínica de Hemofilia, Centro de Informações Toxicológicas (CIT) e o Centro Avançado de Diagnóstico em Saúde.

A Assembleia Geral Docente do dia 11/08 aprovou moções em que manifestou seu repúdio à lamentável iniciativa do Governo estadual e seu apoio aos profissionais e servidores da FZB e da FEPPS.

Um próximo boletim divulgará o texto das moções, bem como os posicionamentos de entidades como o DAIB e APG/UFRGS, o Conselho do Instituto de Biociências, etc.

Nesta 2af., 17/08, às 9h00, em frente à Secretaria estadual do Meio-Ambiente (SEMA), na Av. Borges de Medeiros, 260, será realizado um ATO PELA RETIRADA DO PL 300, CONTRA A EXTINÇÃO DA FZB, convocado por entidades ambientalistas (Agapan, Mogdema, Apedema/RS, Ingá…), estudantes de Biologia (Daib/UFRGS) e de Pós Graduação (APG/UFRGS), funcionários da FZB, FEPAM, SEMA.

*A publicação deste boletim é responsabilidade do Comando Local de Greve (CLG/UFRGS); a postagem está sendo feito pela Seção Sindical ANDES/UFRGS que colocou seu sistema de postagem eletrônica à disposição do CLG. Para entrar em contato com o Comando: clg.ufrgs@gmail.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: