• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2015
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Boletim Informativo* nº 11/2015 – 08/08/2015

Assembleia Geral Docente, nesta terça-feira 11 de agosto, às 14h30, no Auditório da Faculdade de Economia (Campus Centro).

cartaz docentes em greve_assembléia geral 11 08 15

Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui

Em Pauta: situação das negociações, informes das Unidades, pauta nacional e pauta local, encaminhamentos. Agende-se!

PAUTA:

1.Notícias das mobilizações nas Unidades: Administração, Psicologia, Colégio de Aplicação

2.A próxima terça-feira, 11/08, terá Dia Nacional de Lutas e Assembleia Geral Docente

3.Protestos e posicionamentos contra a ausência de negociações e contra os cortes

1.Notícias das mobilizações nas Unidades: Administração, Psicologia, Colégio de Aplicação

Informação prévia: passada uma semana da reunião com a Reitoria, continua-se esperando o prometido documento contendo as respostas, por escrito, à Pauta Local…!

Instituto de Psicologia

No Instituto de Psicologia (IP), está acontecendo uma mobilização que envolve docentes, técnico-administrativos e estudantes – grevistas e não grevistas. Na última semana, considerando-se as condições precárias de trabalho (prédio interditado desde o final de 2014), as atividades foram suspensas, no aguardo de uma reunião com o Reitor na Unidade, conforme solicitação registrada em carta entregue no mês de julho.

Na próxima quarta-feira, dia 12, haverá a presença do Reitor em reunião ampliada do Conselho da Unidade. A proposta é que o Reitor possa ver de perto as condições de trabalho, comprometa-se com encaminhamentos e cumprimento de prazos nas obras do IP, com atendimento de ajustes necessários nas condições de espaço disponibilizadas para o segundo semestre, já que não haverá condições de ocupação do prédio atualmente interditado antes de dezembro.

Escola de Administração

Na última quinta-feira, 06/08, integrantes do CLG convidaram professores, representantes eleitos e dirigentes institucionais da Escola de Administração (EA) a uma reunião. Além de vários professores, estiveram presentes os colegas da COMGRAD, Departamento, Colegiado, Representantes docente no Conselho da Unidade e o Diretor.

Foram feitos esclarecimentos sobre o movimento sindical e grevista, discutiram-se os itens da pauta nacional e local. Esta última teve grande repercussão e adesão dos presentes e, em decorrência, foi agendada para o dia seguinte (sexta-feira) uma reunião com o diretor da Unidade e o encaminhamento de uma carta ao Consun, a ser lida pelo diretor da unidade, por solicitação dos professores da EA mobilizados (não somente os que estão em greve).

Além disso, a atividade gerou um movimento de crescente envolvimento coletivo quanto às condições de trabalho. Foi solicitado e acatado pela Comgrad da EA a solicitação de que o Forum de Comgrads reivindique a necessidade de reorganização do processo de matrícula, em decorrência da situação de greve dos docentes na UFRGS. À noite, a Assembleia dos estudantes decidiu pelo estado de greve e apoio à greve de docentes e técnicos da UFRGS.

Da reunião da quinta-feira resultou o agendamento de uma reunião com a direção da EA, para o dia seguinte (sexta-feira) para exposição e discussão das condições de trabalho. Ao final da mesma, foi agendada uma reunião com o Pró-Reitor de Graduação que virá à EA na próxima quarta-feira para explicar as condições de funcionamento do segundo semestre letivo.

A mobilização é crescente e legítima;  provoca  e estimula ações da Administração Central.

Colegio de Aplicação (CAp)

O grupo mobilizado de professores e técnico-administrativos do Colégio de Aplicação (CAp) redigiu e distribuiu carta aos familiares e responsáveis pelos estudantes do CAp-UFRGS, em que presta conta dos passos dados e da situação relativamente às obras e medidas de manutenção e reforma do Prédio. Até a data de redação e divulgação da carta, a Administração não tinha entregue documento oficial a respeito. A carta pode ser lida aqui

2.A próxima terça-feira, 11/08, terá Dia Nacional de Lutas e Assembleia Geral Docente

2.1. Dia Nacional de Lutas pela abertura de efetivas negociações, em defesa da Educação Pública e contra a redução da maioridade penal

A próxima terça-feira, 11/08, será de mobilizações com Atos nos estados, convocados pelas entidades da Educação Federal em greve (ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe), pelas demais entidades do funcionalismo federal (Fenasp, Fenajuf, Condsef…) e pelas entidades estudantis (secundaristas e universitários) locais e nacionais (DCE, APG, UNE, Umespa, UEE livre, ANEL, OE/UNE, FENET e ExNEEF, DAs, etc.).

Pauta da manifestação: em defesa da Educação Pública, contra a redução da maioridade penal.

Em Porto Alegre, na UFRGS, concentração às 10h00 na frente da Faculdade de Educação (Campus Central), seguida de caminhada e passeata até o Centro da cidade, com os demais manifestantes.

2.2. Assembleia Geral Docente (11/08, 14h30)

QUANDO: nesta terça-feira, 11 de agosto, às 14h30;

ONDE: no Auditório da Faculdade de Economia, 3º andar (Campus Centro, Av. João Pessoa, 52)

PAUTA: situação das negociações, informes das Unidades, pauta nacional e pauta local, encaminhamentos.

3.Protestos e posicionamentos contra a ausência de negociações e contra os cortes

3.1.Em nova marcha, servidores públicos federais pressionam governo por negociação

Nesta quinta-feira (6), mais de três mil servidores públicos federais (SPF) de todo o país realizaram mais uma marcha convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, em Brasília (DF). Os servidores percorreram a Esplanada dos Ministérios, em direção ao Ministério do Planejamento (MPOG) para demonstrar que não aceitam o confisco de seus salários e cobrar a retomada das negociações em torno da pauta unificada apresentada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF.

O presidente do ANDES-Sindicato nacional, prof. Paulo Rizzo, ressaltou que o governo empurrou as negociações, pois acreditava na quebra da unidade dos servidores, o que não aconteceu: “O governo apostou que iria dividir os SPF, como já conseguiu em outras ocasiões, mas a unidade do Fórum tem sido muito grande e reforçada pelas greves em vários setores do serviço público”.

Leia mais e veja as fotos aqui

3.2.Entidades da Educação protestam contra cortes federais na Educação: da creche à pós-graduação

Leia no site da Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED:http://www.anped.org.br ou http://www.anped.org.br/news/cortes-federais-na-educacao-da-creche-a-pos-graduacao

Leia aqui: Cortes federais na Educação: da creche à pós-graduação

Leia aqui: Nota Pública contra o corte de recursos para a construção de unidades de Educação Infantil

Leia aqui: Evasão de quadros no INEP

image004

Caso não visualize a imagem, clique aqui

* A publicação deste boletim é responsabilidade do Comando Local de Greve (CLG/UFRGS); a postagem está sendo feito pela Seção Sindical ANDES/UFRGS que colocou seu sistema de postagem eletrônica à disposição do CLG. Para entrar em contato com o Comando: clg.ufrgs@gmail.com

Informações sobre a greve nacional das IFES, sobre as reivindicações e sobre a paralisação na UFRGS: https://andesufrgs.wordpress.com/

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: