• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2015
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Boletim Informativo* nº 10/2015 – 05/08/2015

  1. Assembleia Geral numerosa aprovou continuidade da greve e apresentação de contraproposta
  2. Reitoria reuniu com CLG para responder à pauta local de reivindicações
  3. Mobilizações na quinta-feira 06/08. Em Brasília, Marcha dos Servidores Públicos Federais
  4. “Chuva de emails” ao Ministro da Educação pelo atendimento das reivindicações dos docentes
  1. Assembleia Geral numerosa aprovou continuidade da greve e apresentação de contraproposta

Os docentes da UFRGS compareceram numerosos à Assembleia Geral (AG) Docente ocorrida na terça-feira 04 de agosto, às 16h30. O Auditório da Faculdade de Educação estava lotado.

Após as falas das entidades presentes (Assufrgs e DCE), o Comando Local de Greve (CLG/UFRGS) apresentou:

-um informes relativo à reunião havida com a Reitoria sobre a Pauta Local de reivindicações (ver, abaixo, o item 2);

-outro informe sobre as Aulas Públicas organizadas em conjunto com a Assufrgs, DCE e APG/Ufrgs, realizadas, às 10h00, no Campus do Vale (dia 05/08) e no Campus Centro (dia 04/08, esta seguida de passeata e entrega de carta à reitoria);

-sobre a greve nacional e a situações das negociações com o governo.

Seguiram-se os informes da Unidades. Houve, então, amplo debate democrático sobre essas questões e sobre os encaminhamentos.

Houve consenso sobre a legitimidade das reivindicações e do movimento grevista. Por consenso, foi aprovado levar ao Comando Nacional de Greve (CNG) a posição de apresentar ao Governo contraproposta rebaixando a reivindicação de reajuste linear para 19,7% em janeiro de 2016 (no lugar dos 29,3% reivindicados anteriormente), sendo reafirmada a total rejeição ao parcelamento (o governo quer impor parcelamento em 4 vezes, de 2016 a 2019).

Houve diversidade e divergências de avaliações quanto aos encaminhamento a dar ao movimento da UFRGS, tendo aparecida, nas discussões, a proposta de suspensão da greve. Após debate democrático, sério e respeitoso, a AG deliberou sobre o assunto, aprovando por ampla maioria a continuidade da greve (e 22% dos votantes se posicionando pela suspensão da greve na UFRGS).

Foi, também, convocada nova AG para a próxima terça-feira, 11/08, no turno da tarde.

assembleia

Caso não visualize a imagem, clique aqui  ou aqui

  1. Reitoria reuniu com CLG para responder à pauta local de reivindicações

Na reunião havida na última sexta-feira, 31/07, a Reitoria apresentou respostas orais à pauta local de reivindicações dos docentes da UFRGS, entregue em reunião ocorrida na semana anterior, e se comprometeu em entregar as respostas por escrito.

Cronograma de recuperação de prédios e infraestrutura

O engenheiro Edy Isaías Junior, vice-superintendente de infraestrutura (Suinfra), apresentou, oralmente, as seguintes respostas às perguntas apresentadas relativamente a situações emergenciais:

Colégio de Aplicação: após a reunião do Reitor com a representação do CAp (docentes, país de alunos, alunos e direção), em 15/07, e a ida da própria Suinfra/UFRGS ao CAp para reunião e avaliação do prédio, foram imediatamente iniciadas pequenas ações para a iluminação das salas, situação das tomadas elétricas e dos sanitários, com previsão de conclusão das obras na primeira quinzena de setembro. Outras questões como cercamento (deve começar em breve), iluminação externa e aumento da potência da subestação elétrica do CAp seguem outro cronograma com prazos para final de setembro ou final de novembro, segundo o caso. Quanto à questão da merenda escolar, “foi resolvida por um acordo interno”.

Instituto de Psicologia: O 1º andar deve ser terminado na semana de 03 a 07/08 e ser entregue à Direção da Unidade. O prazo de conclusão final das obras é no final de setembro.

Biblioteca Setorial do IFCH/Letras (a maior da UFRGS, interditada desde janeiro/2014): foi concluída a reforma do prédio, incluindo pinturas e novo quadro elétrico; falta somente instalar uma nova porta, mas o prédio já foi entregue à Direção da Unidade.

Alocação de turmas e falta de salas

O prof. Sérgio Franco, Pró-Reitor de Graduação, informou ter havido uma melhora de cerca de 40% na alocação de salas.

Sequestro dos Retroativos das progressões e promoções

O Pró-Reitor Maurício Viegas (Progesp) foi taxativo de que não há possibilidade da UFRGS pagar os retroativos, caracterizando a posição da Administração Central da Universidade como “técnica”, de cumprimento de pareceres e notas técnicas. O CLG entende que se trata de uma posição política de abrir mão da Autonomia Universitária e de submissão à política governamental de legislar através de pareceres e notas técnicas.

Quem participou da reunião

A Reitoria foi representada pelo prof. João Roberto Braga de Mello, chefe de gabinete do Reitor, os pró-reitores Maurício V. da Silva (PROGESP) e Sérgio Franco (PROGRAD), e o engenheiro Edy Isaías Junior (SUINFRA). O CLG foi representado pelos profs Robert Ponge (Letras, Aposentado), Elisabete Búrigo (Matemática), Mathias Luce (IFCH) e Paulo Slomp (Educação).

  1. Mobilizações na quinta-feira 06/08. Em Brasília, Marcha dos Servidores Públicos Federais

Nesta quinta-feira, 06/08, servidores públicos federais de todo o país devem ocupar as ruas da Esplanada dos Ministérios da Capital Federal, em mais uma Marcha a Brasília (DF). A manifestação tem por objetivo cobrar a retomada das negociações em torno da pauta unificada apresentada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais. Pois o governo não cumpriu o prazo que havia estipulado (31 de julho) para realizar nova reunião com o Fórum.

Nos estados são realizadas atividades conjuntas ou setoriais.

Agenda de atividades na Escola de Administração/UFRGS, nos dias 06 e 07:

-Reunião de professores: 6/8, 16h;

-Assembleia de estudantes: 6/8, 18h30;

-Aula Pública sobre os cortes de verbas na Educação: 7/8, 18h30.

  1. “Chuva de emails” ao Ministro da Educação pelo atendimento das reivindicações dos docentes

Para os dias 5, 6 e 7, está marcada uma “Chuva de e-mails” ao Ministro da Educação pelo atendimento das reivindicações dos docentes. Enviar o e-mail: gabinetedoministro@mec.gov.br  Segue uma sugestão de texto:

“Senhor Ministro da Educação:
A greve dos professores das Instituições Federais de Ensino (IFE) prolonga-se sem que o governo apresente proposta que atenda as reivindicações dos docentes – reestruturação da carreira, reversão dos cortes no orçamento e melhores condições de trabalho. Sabemos que a educação pública, gratuita e de qualidade deve ser prioridade do governo e lastro de uma nação, o que é impossível sem a valorização do trabalho docente e das IFE. Por isso, exigimos sua ação imediata para o atendimento das reivindicações dos docentes.”

image004

Caso não visualize a imagem, clique aqui

* A publicação deste boletim é responsabilidade do Comando Local de Greve (CLG/UFRGS); a postagem está sendo feito pela Seção Sindical ANDES/UFRGS que colocou seu sistema de postagem eletrônica à disposição do CLG. Para entrar em contato com o Comando: clg.ufrgs@gmail.com

Informações sobre a greve nacional das IFES, sobre as reivindicações e sobre a paralisação na UFRGS: https://andesufrgs.wordpress.com/

Post anterior
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Boletim Informativo* nº 13/2015 – 12/08/2015 | Seção Sindical ANDES/UFRGS
  2. Boletim Informativo* nº 15/2015 – 17/08/2015 | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: