• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • julho 2015
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 66/2015, 07/07/2015.

PAUTA:

1-Comando Local de Greve (CLG) da UFRGS se reuniu com a Reitoria.

2-Em resposta aos pedidos do ANDES/UFRGS e da Assufrgs, a Reitoria realizou uma reunião, com as entidades representativas, sobre o Orçamento/2015 da UFRGS.

3-Assembleia Geral Docente, nesta quarta-feira, 08/07, às 14h00, na Faculdade de Economia.

4-Leia o Comunicado nº 03 do Comando Local de Greve  – de 06/07/2015.

5-Nesta terça-feira 07 de julho, ocorrem: – reunião do MPOG com os servidores federais; – Caravana em defesa da Educação Pública.

1-Comando Local de Greve (CLG) da UFRGS se reuniu com a Reitoria

unnamed (26)

No final da tarde desta segunda-feira, 06 de julho, o Comando Local de Greve (CLG) da UFRGS se reuniu com a Reitoria.

Estavam presentes o Reitor, prof. Carlos Alexandre Netto, o Vice-Reitor, prof. Rui Vicente Oppermann, e o Chefe de Gabinete, prof. João Roberto Braga de Mello. O CLG estava representado pelo prof. Carlos Alberto Gonçalves (Coordenador do CLG e presidente da Seção Sindical/UFRGS do ANDES-SN) e seis outros membros do CLG: Juca Gil (Educação), Nair Silveira (Psicologia), Robert Ponge (Aposentado), Sueli Goulart (Administração), Mônica Bonatto e Rosane Garcia (Colégio de Aplicação).

Comissão Permanente de Contato da Reitoria com o CLG

Foi formalizado que a Comissão Permanente de Contato da Reitoria com o CLG é coordenada pelo Chefe de Gabinete, com a colaboração da Progesp.

Legitimidade das reivindicações do movimento grevista

Informou o CLG que há 39 Instituições Federais de Ensino, outras tendo data de deflagração já definida, bem como o Sinasefe (Sindicato Nacional que representa os IFs). Foram apresentadas as duas vertentes da pauta nacional do movimento grevista: a pauta comum unificada do conjunto dos servidores federais e a pauta específica dos docentes federais, eixada em torno da defesa do caráter público da Universidades e da reestruturação da carreira (revalorização da DE e incorporação da RT ao salário), melhoria das condições de trabalho e infraestrutura das Universidades.

A Reitoria deixou claro que entende a legitimidade das reivindicações do movimento grevista.

Dar conhecimento à comunidade do orçamento da Universidade

Relatou ainda o CLG que a última Assembleia Geral apontou, como elemento da pauta local e para fins de transparência, a necessidade de dar conhecimento à comunidade do orçamento da Universidade, particularmente neste momento de cortes anunciados pelo governo.

A Reitoria considera que o fato de ter apresentado o orçamento da UFRGS às entidades representativas (ver item 2 deste boletim) foi um passo importante para começar a discutir à  transparência orçamentária requisitada.

O CLG anunciou que a próxima Assembleia Geral Docente será nesta quarta-feira, dia 08, no Auditório da Faculdade de Economia, às 14h.

Situação do Colégio de Aplicação – CAp

As duas representantes do Colégio de Aplicação (CAp), profas. Mônica Bonatto e Rosane Garcia, fizeram um breve relato da situação que atravessam o CAp e seus docentes.

Reivindicaram maior atenção para a questão da retenção dos processos de progressão e promoção funcional, parados desde 2013, em função da não aprovação da necessária normativa para EBTT. O Reitor garantiu que a Administração está tomando medidas para evitar que os docentes fiquem prejudicados.

Foram mencionados, ainda, alguns dos problemas de infraestrutura que afetam sobremaneira a comunidade do Colégio de Aplicação, trazendo preocupação constante quanto à segurança dos estudantes. o Reitor abriu espaço em sua agenda para, nesta 5af, 09/08, receber uma comitiva do CAp, composta de docentes e pais de alunos. Na ocasião, será feita a entrega da pauta de reivindicações que está sendo elaborada relativamente à situação do Colégio.

2-Em resposta aos pedidos do ANDES/UFRGS e da Assufrgs, a Reitoria realizou uma reunião, com as entidades representativas, sobre o Orçamento/2015 da UFRGS

Nesta segunda-feira, 06/07, às 16h00, em atendimento a pedido formulado pelo ANDES/UFRGS e pela Assufrgs, a Reitoria realizou uma reunião com as entidades representativas da Comunidade Universitária. A pauta versou sobre o reordenamento do Orçamento 2015 a partir do corte governamental de R$ 9,4 bilhões no orçamento do MEC.

unnamed (27)

O Reitor, professor Carlos Alexandre Netto, informou sobre a magnitude do corte nas verbas da UFRGS e seu impacto nos diversos setores e atividades de nossa Universidade.

Na UFRGS, o corte em 2015 é de 47% nas verbas de Capital e de 7,2% nas verbas de Custeio

Quanto às verbas de Capital, a Administração da UFRGS dará continuidade às obras em curso e àquelas que foram licitadas. Não iniciará obras ainda não licitadas, sendo essas remetidas para 2016.

Quanto ao corte nas verbas de Custeio, afetará principalmente os recursos destinados ao pagamento de terceirizações (cerca da metade).

Os dados apresentados pela Reitoria estão sendo estudados pelo CLG e pela Seção Sindical. Maiores informações e análises serão dadas na Assembleia Geral desta quarta-feira 08, às 14h00, e divulgadas neste boletim.

Além de uma importante representação da Administração, estavam presentes, na reunião, representantes do CLG, da Seção Sindical/ANDES, da Assufrgs, do DCE, da Adufrgs-Sindical e da APG (Associação dos Pós-Graduandos).

image012 (1)

Leia a matéria divulgada no portal da UFRGS: Administração Central apresenta ajustes orçamentários em encontro com entidades

3-Assembleia Geral Docente, nesta quarta-feira, 08/07, às 14h00, na Faculdade de Economia

PAUTA:

-situação das negociações (resultado da reunião com o Ministério do Planejamento, havida no dia 07/07),

-informes das Unidades,

-pauta local de reivindicações (nossas condições de trabalho),

-deliberar encaminhamentos.

QUANDO: quarta-feira 08 de julho, às 14h00;

ONDE: no Auditório da Faculdade de Economia (Campus Centro, Av. João Pessoa, 52, 3º andar);

Compareça!

Cartaz Assembleia8jul Cor Alterado Internet (1)

Caso não consiga visualizar a imagem, clique aqui

4-Leia AQUI o Comunicado nº 03 do Comando Local de Greve  – de 06/07/2015

unnamed (16)

cropped-faixa-reter-os-conceitos.png

 Carta aos (às) colegas professore(a)s da UFRGS: “A greve nacional dos docentes federais é justa, é legítima e precisa ser ampliada na UFRGS! É hora de reter os conceitos!”:AQUI

5-Nesta terça-feira 07 de julho:

5.1-MPOG reúne com o Fórum Nacional dos servidores federais

Às 14h00, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) reúne com o Fonasef, o Fórum representativo de 32 entidades nacionais de servidores federais. Ocorre mais uma reunião para discutir a pauta comum e unificada de reivindicações dos servidores federais.

O MPOG deve ouvir o posicionamento de rechaço das entidades à “proposta indecente” de reajuste de 21,3% escalonados em quatro anos, portanto, abaixo da inflação.

5.2-Entidades realizam Caravana Nacional em Defesa da Educação Pública no dia 7

Leia aqui.

5.3-No dia 6, entidades lotaram auditório em Reunião da Educação Federal em Brasília

Leia aqui.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post anterior
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Boletim Informativo*, nº 03/2015 – 10/07/2015. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: