• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • junho 2015
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 62/2015, 27/06/2015.

PAUTA:

1-Por que a última Assembleia Geral decidiu pela adesão à greve nacional docente?

2-Quinta-feira 25 foi Dia Nacional de Lutas dos Servidores Federais.

3-Neste domingo, Atividade pela Justiça Fiscal: “Que as Transnacionais paguem o Justo!”.

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 25/2015.

1-Por que a última Assembleia Geral decidiu pela adesão à greve nacional docente?

Na última terça-feira, dia 23 de junho de 2015, a Assembleia Geral dos docentes da UFRGS votou por aderir à Greve Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior. Por que?

Motivos da greve

Para pressionar pela abertura das negociações, que vêm sendo negadas ou proteladas pelo governo, desde setembro de 2012.

Para pressionar pelo atendimento de nossas reivindicações. Quais são elas? O Comunicado nº 2 do Comando Local de Greve/UFRGS sintetiza:

Nossa pauta tem por referência dois eixos apontados pelo ANDES-Sindicato Nacional: 1.Revalorização da DE (Dedicação Exclusiva) e Incorporação da RT (Retribuição por Titulação); 2. Recuperação Geral da infraestrutura e das condições de trabalho. 

Reestruturação da carreira

O primeiro eixo diz respeito à necessária reestruturação de nossa carreira docente. A maioria dos docentes da UFRGS (86%) trabalha em regime de Dedicação Exclusiva. Uma lei de 1989 fixou a DE como um adicional de 210% sobre 20h ou 50% sobre o salário (Vencimento Básico) de 40h, para garantir a dedicação plena dos docentes às atividades da Universidade (Ensino, Pesquisa, Extensão). Em “acordo” assinado com seu braço sindical, o governo federal extinguiu esse adicional de DE em 2012 e rebaixou o valor de 40h. Nossa luta é pela REVALORIZAÇÃO da DE, cujos direitos nos foram retirados!

Lutamos também pela INCORPORAÇÃO da RT (Retribuição por Titulação) ao salário. Hoje, essa gratificação representa mais de 50% da remuneração dos docentes. Com a RT desvinculada do Vencimento Básico, os reajustes que alcançamos – quando os recebemos – são aplicados desigualmente na malha salarial da carreira. Lutamos por uma ÚNICA LINHA DE CONTRACHEQUE, calculada com bases em “steps” constantes entre os níveis,  levando em conta o regime de trabalho e a titulação.

Pauta local: o colapso da infraestrutura e das condições de trabalho na UFRGS

O segundo eixo diz respeito à Pauta Local, compreendendo a infraestrutura e as condições de trabalho. Não há colegas que não enfrentem problemas por conta da degradação da infraestrutura física da UFRGS,… Leia mais AQUI ou AQUI

Assembleia Geral Docente, nesta 2af., 29/06, às 18h00

Na última terça-feira, 23, em audiência com o ANDES-SN, o MEC entregou carta contendo as respostas às reivindicações apresentadas pelo Sindicato Nacional (leia aqui). Dois dias depois, em 25/06, o Ministério do Planejamento (MPOG) apresentou, às entidades nacionais presentes, uma proposta de reajuste salarial para o conjunto dos servidores federais (leia aqui).

A avaliação da proposta do MPOG, junto com a avaliação das respostas apresentadas pelo MEC em sua carta de 23/06, serão assuntos de debate e deliberação da Assembleia Geral convocada para a próxima segunda-feira, 29 de junho, às 18h00, no Auditório da Faculdade de Educação (Campus Centro).

Serão também ouvidos os informes das Unidades e avaliada a situação da mobilização e da greve, local e nacional. Agende-se!

Screen Shot 2015-06-26 at 7.59.26 PM

“A UFRGS novamente na luta: pela valorização da Educação e da Universidade Públicas!”

Leia na íntegra “A UFRGS novamente na luta: pela valorização da Educação e da Universidade Públicas!”, Comunicado nº 2 do Comando Local de Greve/UFRGS – CLG/UFRGS, AQUI ou AQUI.

2-Quinta-feira 25 foi Dia Nacional de Lutas dos Servidores Federais

Na última quinta-feira (25/06), servidores federais foram às ruas em várias cidades para marcar o Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações dos Servidores Públicos Federais (SPF).

Em todo o país, ocorreram mobilizações e atividades com o intuito de dar visibilidade à Campanha Salarial Unificada 2015 dos SPF, e divulgar a pauta unificada junto à população. As seções sindicais do ANDES-SN participaram e organizaram atos em vários estados, juntamente com as demais categorias do funcionalismo público.

Leia mais aqui.

Em Porto Alegre, caminhada de divulgação da greve nacional da Educação Federal e Audiência Pública contra o PL das Terceirizações, na Assembleia Legislativa

Na UFRGS, a atividade começou com concentração, às 12h00, em frente à Faculdade de Educação, à chamado do ANDES/UFRGS Assufrgs, DCE, APG. Estava também presente uma forte delegação de técnico-administrativos da UFSM.

Foi então realizada caminhada, pelo Centro, de divulgação da greve nacional e de protesto contra a intransigência governamental.

Na Assembleia Legislativa, os representantes da Comunidade da UFRGS se uniram aos demais trabalhadores e estudantes que lotaram o auditório Dante Barone (800 lugares) para demonstrar seu repúdio ao Projeto de Lei (PLC 30) que amplia a Terceirização, significando precarização e retirada dos direitos mínimos dos assalariados.

unnamed

Trata-se de Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que se desloca até as principais capitais do país para ouvir depoimentos e posicionamentos sobre a terceirização e sobre o PL 30/2015 (ex-PL 4330).

Leia mais e veja as fotos aqui e aqui.

Fontes: Assufrgs e Sul 21, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

3-Neste domingo, Atividade pela Justiça Fiscal: “Que as Transnacionais paguem o Justo!”

Neste domingo 28, das 10h às 15h, o Instituto Justiça Fiscal desenvolverá atividade de esclarecimento junto ao público, no Brique da Redenção, entre o Parque e o Monumento ao Expedicionário.

O objetivo é chamar a atenção do público sobre a grande sonegação de impostos que as transnacionais realizam através de seus “planejamentos tributários agressivos”, fazendo assim com que o ônus de sustentar as despesas do Estado recaia nos ombros dos assalariados. Serão distribuídos panfleto da Campanha  e também um folder de apresentação do IJF.

A atividade é desenvolvida no âmbito da Semana Global pela Justiça Fiscal, cujo lema é “Que as Transnacionais paguem o Justo!”.

Quando, onde: neste domingo 28, das 10h às 15h, no Brique da Redenção, entre o Parque e o Monumento ao Expedicionário.

Leia “Sonegação de impostos é sete vezes maior que a corrupção”, aqui.

4- Escute, pela internet, o programaVoz Docente desta semana, nº 25/2015.

No roteiro:

**Noticias sobre a bela Marcha da Educação federal realizada no dia 17/06, marcando presença nas ruas e no centro de Porto Alegre.

**Entrevista com o prof. Jacob Paiva, membro da Diretoria do ANDES-SN, sobre a Audiência do MEC com o Sindicato Nacional, ocorrid em 23 de junho;

**Entrevista com o prof. carlos Alberto Gonçalves, presidente da Seção Sindical/UFRGS, sobre a decisão da Assembleia geral de 23/06 de votar pela adesão da UFRGS à greve nacional docente – sendo definida o dia 29/06, segunda-feira, como dia de deflagração da greve.

Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: