• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • junho 2015
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 60/2015, 24/06/2015.

PAUTA:

1-MEC recebeu ANDES-SN, mas não sinalizou nenhuma abertura efetiva de negociação.

2-UFRGS: Assembleia Geral adere à greve nacional docente e chama o(a)s colegas a reterem os conceitos.

3-Fórum dos servidores federais realiza Dia Nacional de Lutas, nesta quinta-feira 25; em Porto Alegre, haverá caminhada, ato e Audiência Pública.

1-MEC recebeu ANDES-SN, mas não sinalizou nenhuma abertura efetiva de negociação

Nesta terça-feira 23/06, após espera de quase uma hora, diretores do ANDES-SN e representantes do Comando Nacional de Greve (CNG) dos docentes federais foram recebidos pelo Secretória de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC).

unnamed (24)

Foi a primeira reunião com representantes do governo, desde o início da greve em 28 de maio. Durou duas horas.

A posição do MEC

O secretário da Sesu/MEC, Jesualdo Farias:

1-explicou como o MEC está buscando trabalhar dentro dos cortes no orçamento definidos pelo governo, que afetam diretamente os orçamentos de custeio e capital das Instituições Federais de Ensino, da ordem de 10% e 47%  respectivamente;

2-disse que as questões relativas à carreira docente poderiam ser tratadas num Grupo de Trabalho (GT), a ser “pensado” depois de 15 de julho;

3-quanto à valorização salarial de ativos e aposentados, é necessário aguardar a resposta do Ministério do Planejamento (MPOG).

4-entregou um documento aqui em resposta à carta entregue pelo ANDES-SN no dia 22 de maio.

O que pensar das declarações da Sesu/MEC e de seu documento entregue ao ANDES-SN?

-Quanto à reestruturação da carreira, o governo entende que essa questão deve ser tratada em mais um GT – o que já se sabe que não resulta em nada!

-o MEC remete a questão da valorização salarial às reuniões com o Ministério do Planejamento – o qual posterga constantemente as negociações;

-em relação aos problemas de infraestrutura e condições de trabalho, os quais foram aprofundados pelo chamado “ajuste fiscal”, o secretário da Sesu admitiu que os cortes existem e se limitou a dizer que o MEC está buscando atuar para minimizar o impacto dos mesmos;

-Autonomia Universitária: a Sesu/MEC apontou para a aprovação do PL 2177/2011, que atrela a autonomia das universidades federais a formas de privatização.

Avaliação do ANDES-SN

O MEC mantém seu discurso de ignorar os problemas; aponta que aparentemente está tudo bem. Essa posição vai à contramão da pauta de reivindicações.

No entender do prof. Paulo Rizzo, presidente do Sindicato Nacional, agora é o momento de intensificar e ampliar a mobilização e pressão. É hora de parar para fazer o governo negociar efetivamente com os professores federais.

Leia mais aqui.

Fonte: ANDES-SN, 23/06/2015, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

2-UFRGS: Assembleia Geral adere à greve nacional docente e chama o(a)s colegas a reterem os conceitos

Comunicado nº 1 do Comando Local de Greve/UFRGS (CLG/UFRGS)

Após avaliação do quadro nacional e local, bem como da ausência total de resultados da reunião do MEC com o ANDES-SN, e após desenvolver uma discussão democrática, a Assembleia Geral, realizada nesta terça-feira 23 de junho, às 18h00, no Auditório da Faculdade de Educação – FACED decidiu ADERIR à GREVE NACIONAL DOCENTE, inclusive com a retenção dos conceitos desde já.

Em cumprimento à “Lei de Greve”, e, também, para permitir um amplo processo de discussão desta decisão, a data de deflagração da greve foi fixada para a próxima segunda-feira, 29 de junho.

A Assembleia Geral chama o(a)s colegas da UFRGS a aderir ao movimento, contribuindo para sua ampliação e fortalecimento, bem como a participar das atividades de greve.

A Assembleia Geral também convida o(a)s colegas a avançar na construção da Pauta Local de Reivindicações, através de reuniões nas Unidades, debates temáticos e Audiências Públicas.

A Assembleia Geral ainda tomou as seguintes decisões:

-Instalação da Assembleia Geral Permanente;

-Instalação do processo de constituição e ampliação do Comando Local de Greve/UFRGS: a Assembleia Geral transformou o Comando de Mobilização/UFRGS em Comando Local de Greve (CLG), dando-lhe mandato de ampliar sua composição, com a incorporação de representantes de outras Unidades.

A próxima Assembleia Geral está marcada para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 18h00, no Auditório (sala 102) da Faculdade de Educação – FACED.

quadro05

Barrar a privatização das Instituições Federais de Ensino e a terceirização de seus trabalhadores!

3-Fórum dos servidores federais realiza Dia Nacional de Lutas, nesta quinta-feira 25; em Porto Alegre, haverá caminhada, ato e Audiência Pública

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) convocou a realização do Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações dos Servidores Federais, que ocorre nesta quinta-feira 25 de junho.

Ato Nacional em Brasília

Será realizado um Ato Nacional na Câmara Federal para dar visibilidade à campanha salarial unificada dos Servidores Federais. Haverá também atividades nos estados.

Em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a comunidade da Educação Federal concentrará no pátio da Faculdade de Educação às 12 horas. Haverá uma caminhada de manifestação pelas ruas da Capital, que passará pela Esquina Democrática, com destino até a Assembleia Legislativa (Praça da Matriz).

Na Assembleia Legislativa, está prevista a participação na Audiência Pública sobre o PL das Terceirizações (ex-PL 4330, agora PLC 30/2015), no Auditório Dante Barone.

Compareça!

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: