• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • maio 2015
    S T Q Q S S D
    « abr   jun »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 37/2015, 04/05/2015.

PAUTA:

1-Nesta quarta-feira, dia 06, às 11h30, ATO contra a Precarização do Ensino: Não deixe a casa cair!

2-Ministério do Planejamento (MPOG) chama para reunião ANDES-SN e outras entidades dos docentes federais, na quarta-feira, 06: o Sindicato Nacional espera que haja presença do MEC e que pauta dos docentes seja abordada no encontro

3-UFPel: estudantes ocupam Reitoria por melhores condições de moradia.

4-Quatro denunciados na Itália por sequestro e assassinato de vítima da Operação Condor.

Filie-se, porque o ANDES-SN luta para que a Dedicação Exclusiva seja revalorizada, voltando ao patamar histórico (vigente de 1987 até 2008) de 3,1 vezes a jornada de 20 horas!

1-Nesta quarta-feira, dia 06, às 11h30, ATO contra a Precarização do Ensino: Não deixe a casa cair!

No dia 23  de abril de 2015, no Auditório da Faculdade de Educação (FACED), reunidos em Assembleia Geral, os e as docentes da UFRGS discutiram a campanha reivindicatória dos docentes federais, em conjunto com os demais servidores públicos federais (SPF).

Durante os debates, foram explicitadas a precarização das condições de trabalho na UFRGS, as distorções na carreira docente e a defasagem salarial. Foram apresentados os eixos unificados de luta dos servidores públicos federais, hoje organizados  em um fórum nacional (Fonasef) que conta com 32 entidades nacionais, incluídas as centrais sindicais CUT, CSP-Conlutas e CTB.

Além das mobilizações unificadas, ficou estabelecida uma agenda de discussão e mobilização na UFRGS a ser implementada através de visita às unidades para debater a questão da reestruturação da carreira e demais reivindicações, bem como a degradação das condições de trabalho na UFRGS.

Nesta quarta-feira, às 11h30:

ATO contra a Precarização do Ensino: Não deixe a casa cair!

Na frente do Anexo I Saúde (antiga Escola Técnica) – Rua Ramiro Barcelos, 2777

unnamed (7)

Participe!

2-Ministério do Planejamento (MPOG) chama para reunião ANDES-SN e outras entidades dos docentes federais, nesta quarta-feira 06/05: o Sindicato Nacional espera que haja presença do MEC e que pauta dos docentes seja abordada no encontro

Na última quarta-feira, dia 29/04, a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT/MPOG) enviou ofício chamando o ANDES-SN a uma reunião, cujos objetivos e pauta são vagamente formulados.

Será uma reunião para conversar sobre a pauta de reivindicação dos docentes?

Como já está acertada, para o dia 14, uma reunião do MPOG com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef) para negociação da pauta geral e unificada dos servidores federais, o ANDES-SN aventa que “o MPOG agora deve estar num processo de verificar as pautas específicas de cada setor para analisar e quer conversar sobre a pauta de reivindicação dos docentes” – explica o prof. Paulo Rizzo, presidente do Sindicato Nacional.

A expectativa é de que a reunião conte a participação de representantes do MEC

A expectativa é, portanto, que a reunião de quarta-feira conte com a participação de outras entidades dos docentes federais e com representantes do MEC. O prof. Rizzo salienta: “O Ministério da Educação é o interlocutor que o ANDES-SN reconhece por parte do governo para tratar das questões relativas à Educação”.

A pauta reivindicativa dos docentes federais

O presidente do ANDES-SN ressalta que, para que se inicie um processo efetivo de negociação, é importante que a reunião de quarta-feira conte com a presença do MEC, uma vez que a pauta dos professores federais não se resume à questões salariais: “A nossa luta é por valorização salarial, mas também pela reestruturação da carreira e, ainda, pelas condições de trabalho e pela capacidade de pleno funcionamento das Instituições Federais de Ensino”, frisou.

O prof. Paulo Rizzo lembra que o Sindicato Nacional já protocolou, em fevereiro desse ano, a sua pauta específica de reivindicações, junto aos ministérios da Educação e do Planejamento.

Fonte: ANDES-SN, 03/05/2015.

3-UFPel: estudantes ocupam Reitoria por melhores condições de moradia

Estudantes alojados na chamada “Moradia Provisória” foram assaltados e agredidos nas proximidades da moradia – um deles está internado em estado grave

Os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) ocuparam a reitoria da instituição na manhã da segunda-feira 27/04. Eles reclamam da falta de vagas na Casa do Estudante (CEU) e da precariedade de condições de hospedagem e segurança da Moradia Provisória (MP). No domingo (26), moradores da MP foram assaltados e agredidos nas proximidades da moradia – um deles está internado em estado grave.

Estudantes dos cursos de odontologia, psicologia e terapia ocupacional se somaram à ocupação

No dia seguinte, terça-feira 28/04, os estudantes dos cursos de odontologia, psicologia e terapia ocupacional se somaram à mobilização. Eles paralisaram suas atividades para protestar contra a falta de condições estruturais para o ensino e para o atendimento à população. A reclamação é contra a não-esterilização de materiais, a falta de encosto nas cadeiras e as paredes mofadas. Também não há pessoal suficiente para o atendimento à comunidade.

Promessas da reitoria não cumpridas

Desde o início da gestão do reitor Mauro Del Pino, uma série de promessas relacionadas à assistência estudantil ainda não foram cumpridas. A CEU, que deveria garantir a permanência estudantil aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica, não oferece uma estrutura capaz de abrigar todos aqueles que chegam a Pelotas e necessitam de moradia. No início do primeiro semestre de 2015, não havia vagas suficientes na CEU.

Os alunos que não conseguiram lugar na Casa foram alojados na Moradia Provisória (MP). Em condições precárias, chegam a dormir no mesmo quarto mais de 20 estudantes e a segurança do local não é garantida pela Universidade – o que é alvo de reclamações dos moradores.

image008 (1)

Estudantes buscam diálogo

Há cerca de um mês, já foram realizadas diversas reivindicações em relação à segurança e infraestrutura, porém, sem nenhuma medida efetiva por parte da Universidade. Em busca de diálogo, na manhã da segunda-feira 27/04, os estudantes da CEU e da MP ocuparam o gabinete da Reitoria.

No dia seguinte, terça-feira 28/04, os estudantes dos cursos de odontologia, psicologia e terapia ocupacional se somaram à mobilização. Eles paralisaram suas atividades para protestar contra a falta de condições estruturais para o ensino e para o atendimento à população. A reclamação é contra a não-esterilização de materiais, a falta de encosto nas cadeiras e as paredes mofadas. Também não há pessoal suficiente para o atendimento à comunidade.

Leia mais aqui.

Leia aqui Insegurança: estudantes da UFPel deixam Moradia Provisória por medo de novos ataques

Leia aqui Segue o conflito entre a Reitoria da UFPel e os estudantes

Leia aqui Reitoria pede reintegração de posse do gabinete do Reitor

Fonte: Adufpel-SSind, com edição do ANDES-SN e da SeçSind/UFRGS

4-Quatro denunciados na Itália por sequestro e assassinato de vítima da Operação Condor

A Procuradoria de Roma apresentou denuncia formal para que os brasileiros João Osvaldo Leivas Job, Carlos Alberto Ponzi, Átila Rohrsetzer e Marco Aurelio da Silva Reis sejam julgados criminalmente pelo sequestro e assassinato do cidadão ítalo-argentino Lorenzo Ismael Viñas Gigli, desaparecido no Rio Grande do Sul em 26 de junho de 1980, vítima da Operação Condor.

Fonte: Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: