• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • abril 2015
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 25/2015, 02/04/2015.

PAUTA:

1-Plenária do Setor das Federais do ANDES-SN indicou a necessidade de mobilizar.

2-Docentes e demais servidores federais realizarão Jornada Nacional de Mobilização e Luta, de 7 a 9 de abril.

3-Saiu na imprensa: “Jornal Nacional marca pior audiência em anos”.

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 13/2015.

1-Plenária do Setor das Federais do ANDES-SN indicou a necessidade de mobilizar

No fim de semana de 28 e 29 de março, reuniu o Setor das Universidades Federais (IFES) do Sindicato Nacional. Muito representativa, a Plenária teve a presença de 41 seções sindicais. Representando a Seção ANDES/UFRGS, participou da reunião o prof. Mathias Luce (docente do IFCH e membro da diretoria). O ponto central da pauta foi a campanha salarial e reivindicativa dos docentes das Federais (IFES), acoplada e parte integrante da movimentação do conjunto dos servidores federais.

“É preciso mobilizar!”

O prof. Mathias sublinha: “O resultado dos debates e avaliações apontou que é preciso mobilizar. E que só com mobilização vamos mudar a intransigência do governo, conseguir o início da negociação e ter nossas reivindicações atendidas”.

Relativamente às declarações ministeriais, particularmente as do titular do Ministério do Planejamento (MPOG) na audiência com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (FONASEF), o prof. Mathias esclarece: “Os colegas não devem desanimar com as declarações peremptórias dos ministros de que serão implacáveis no ‘ajuste fiscal’. Está nas nossas mãos – pressionando, mostrando mobilização – a possibilidade de mudar essa posição insensível e socialmente irresponsável que é o corte de verbas para a Educação Pública e a Saúde”.

A pauta de reivindicações

Qual a pauta de reivindicações defendida pelo ANDES-SN? Além da campanha salarial conjunta com os demais servidores federais (reivindicação de uma data-base anual, com direito de negociação coletiva e reajuste linear), o prof. Mathias destaca:

“Temos a negociar em nosso favor a reestruturação da carreira (com um piso salarial, com o restabelecimento da D.E. e com a incorporação da Titulação – RT) e outros assuntos como o fim dos cortes no orçamento das universidades e a reversão da política de terceirizações, que extingue funções e cargos vitais para o dia a dia da Universidade, gerando sobrecarga de trabalho para os docentes, prejudicando as atividades acadêmicas e precarizando o funcionamento da Universidade em geral”.

Funcionamento democrático da Plenária e riqueza do quadro levantado a respeito da situação da rede federal superior

O prof. Mathias salienta: “A reunião do Setor das Federais proporcionou o debate democrático das posições construídas pela base, nas assembleias docentes realizadas nas universidades, como é característico do ANDES-SN.

Acrescenta: “As informações levadas pelas 41 seções sindicais presentes à reunião dá um quadro comum de precarização da infraestrutura e das condições de trabalho, tanto nas universidades novas e menos estruturadas, quanto naquelas do Sudeste e Sul do país, no que se inclui a UFRGS”.

2-Docentes e demais servidores federais realizarão Jornada Nacional de Mobilização e Luta, de 7 a 9 de abril

Na próxima semana, de 7 a 9 de abril, os docentes e demais servidores federais de todo o país realizarão aJornada Nacional de Mobilização e Luta. Em Brasília, haverá caravana nacional com manifestações na Esplanada dos Ministérios. E nos estados?

Screen Shot 2015-04-04 at 2.30.39 PM

Nos estados, a mobilização será marcada com atos diversos e paralisações entre as diversas categorias do serviço público, concentradas na terça-feira 07. A Plenária do Setor das Federais do ANDES-SN indicou paralisação nacional unificada nas universidades federais, no dia 7.

E na UFRGS?

Na UFRGS, onde a mobilização está em seu estágio inicial, será realizada uma Audiência Pública para debater o processo de precarização e crise que se iniciou. Convocada pelo ANDES/UFRGS, em conjunto com a Assufrgs, o DCE e a APG, a atividade será realizada na quinta-feira, 09 de abril, às 12h00, no pátio da Faculdade de Educação (Campus Centro).

Veja o cartaz convocatório aqui.

Quem organiza e convoca a Jornada Nacional de Mobilização e Luta? O que pede?

A Jornada é organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (FONASEF), composto por 32 entidades nacionais representativas da categoria.

Foi protocolada uma carta solicitando audiência com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Nelson Barbosa, para o dia 8. No documento, o Fórum rejeita a agenda apresentada pelo ministro na reunião de 20 de março – quando o MPOG sinalizou que só iniciará o processo de negociações em maio (e terminará em julho), o que, de fato, inviabilizaria uma negociação efetiva.

O Fórum reivindica a abertura imediata do processo negocial, uma vez que a pauta unificada foi protocolada em 25 de fevereiro.

3-Saiu na imprensa: “Jornal Nacional marca pior audiência em anos”

Queda da audiência do Jornal Nacional, da Rede Globo, é a pior em anos. Apesar de não ser de hoje, o principal noticiário da TV Globo atingiu um dos mais baixos índices de audiência na segunda-feira, 23 de março. A média da noite foi de 20 pontos, o equivalente a, por exemplo, os números do telejornal em um sábado de feriado prolongado, segundo o colunista Flávio Ricco. Dez anos atrás, a média do programa era de 35,8 pontos na Grande São Paulo – cada ponto equivale a 67 mil domicílios.

Por que será?

Leia aqui ou aqui ou aqui.

Fonte: Voz Docente, nº 12, 25/03/2015.

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 13/2015. No roteiro:

-O Voz Docente desta semana traz uma entrevista com o prof. Fernando Pulgati (docente do Instituto de Matemática e membro da CPPD/UFRGS) sobre alguns problemas que afetam as progressões e promoções dos docentes, em decorrência da implementação, pela Reitoria da Universidade, de orientações governamentais carentes de respaldo legal.

-O quadro “Notícias expressas” denuncia que 85% do “esforço fiscal” recai nas costas dos assalariados e demais trabalhadores; também informa quais são os três partidos (PSDB, PMDB, PT) que mais receberam contribuições, na campanha eleitoral, das empresas investigadas pela Operação Lava-Jato.

-“O 1º de abril é o dia dos bobos; nos outros dias, nos fazem de bobos!”A partir desta pérola inicial, o conde Pié comenta a proposta que o braço sindical do governo protocolou no MEC. Surpresas à vista…

No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.

Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: