• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • março 2015
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 22/2015, 27/03/2015.

PAUTA:

1-Reitores ao MEC sobre recursos: “estamos no limite”; Andifes se reuniu com interino do Ministério na quarta-feira.

2-Palestra do presidente do ANDES-SN sobre “Os desafios das lutas docentes e da Comunidade Universitária diante da crise e do ajuste fiscal”, nesta 2af., 30/03.

3-Seminário Nacional organizado pela Comissão da Verdade do ANDES-SN acontecerá na UFRGS, nos dias 31 de março e 1º de abril: o evento discutirá a ditadura empresarial-militar.

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 12/2015.

1-Reitores ao MEC sobre recursos: “estamos no limite”; Andifes se reuniu com interino do Ministério na quarta-feira

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Targino de Araújo, afirmou que as universidades precisam de mais professores e técnico-administrativos, além de mais verbas para o custeio. O ideal, segundo a entidade, é que o repasse seja integralmente o previsto no Orçamento Geral da União para 2015 aprovado pelo Congresso, que é de aproximadamente 15% a mais do que em 2014. Porém, o ministro interino do MEC disse que haverá cortes!

Cortes nos repasses mensais; se continuar…

Assim como o MEC e demais pastas, as universidades federais e os IFs (Institutos Federais) tiveram os repasses mensais reduzidos para o equivalente a 1/18 avos do orçamento anual, em vez de 1/12 avos. Isso ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, e prejudicou as instituições. Em março, conseguiram negociar com o governo e elevar o repasse para 1/12 avos, que corresponde ao valor cheio do mês.

Na última quarta-feira, 25 de março, em reunião com o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, os reitores conseguiram a garantia de que o repasse em abril também será cheio.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Targino de Araújo, comentou: “O que foi repassado [até agora] foi praticamente o mesmo do ano passado. Mas se continuar, [a situação] pode se agravar”. Acrescentou: “Vamos ver como vai ser. Isso tem limite. Estamos próximos ao limite dessa situação”.

Ministro interino confirmou: haverá cortes (“ajustes”)

O ministro interino Luiz Cláudio Costa respondeu confirmando que haverá cortes (“ajustes”): “Vamos dar a nossa colaboração. É um ajuste conjuntural que nos permite continuar avançando. Sabemos que são necessários esses ajustes, mas que não tiram essa trajetória [de expansão]”.

Após a definição do Orçamento, o MEC deverá reunir-se com as universidades para discutir os “ajustes” (i.e., cortes). De acordo com o Ministro interino, serão levadas em consideração, as especificidades de cada instituição.

Vagas para contratação de docentes e técnico-administrativos: haverá liberação de vagas, porém com escalonamento e… “ajustes”

Além da verba para custeio, as universidades precisam de mais técnico-administrativos (TAs) e professores. O reitor Targino explica que os técnicos aposentados entre 1995 e 2000 não foram repostos. As novas contratações que as instituições fizeram foram realizadas no âmbito do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), mas não houve reposição das vagas perdidas, no período referido, por aposentadorias e outras razões.

Os reitores esperavam autorização para contratação de cerca de 3 mil professores e técnicos no final de 2014, o que não ocorreu. A autorização foi renegociada com o ministro interino, que se comprometeu a fazer um escalonamento das vagas.

“Tem cursos iniciando, aquilo que for necessário para agora, para estar em sala de aula, não haverá prejuízo. Vamos liberar essas vagas. O que poderá ser levado para o segundo semestre ou próximo ano, ocorrerá dessa forma”, disse Costa. Segundo ele, o projeto de expansão para as universidades está mantido, mas destacou a necessidade de ajustes.

Fontes: Andifes-Na mídia, Andifes-Na mídia e Sedufsm-Seção Sindical, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

Em tempo (1): a imprensa noticiou a nomeação, para encabeçar o MEC, do prof. Renato Janine Ribeiro (docente aposentado da USP, onde lecionava filosofia).

Em tempo (2): neste final de semana (28 e 29 de março), reúne a Plenária do Setor das Federais do ANDES-SN. Na pauta estão: uma avaliação da campanha reivindicatória dos docentes e dos servidores federais e das decisões tomadas na rodada de assembleias gerais das seções sindicais, bem como uma atualização da análise das medidas do chamado “ajuste fiscal” governamental: cortes, medidas antisociais (MPs 664, 665), tarifaço…

A Seção Sindical ANDES/UFRGS estará presente na reunião do Setor, representada pelo prof. Mathias Luce, docente do IFCH.

2-Na próxima 2af., 30/03: palestra do prof. Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, sobre “Os desafios das lutas docentes e da Comunidade Universitária diante da crise e do ajuste fiscal”

-O que: palestra do prof. Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, sobre “Os desafios das lutas docentes e da Comunidade Universitária diante da crise e do ajuste fiscal”;

-Quando: segunda-feira, 30/03, às 18h30;

-Local: Plenarinho da Reitoria da UFRGS (no térreo da Reitoria, Campus Centro).

image003

Agende-se!

3-Seminário Nacional organizado pela Comissão da Verdade do ANDES-SN acontecerá na UFRGS, nos dias 31 de março e 1º de abril: o evento discutirá a ditadura empresarial-militar

A UFRGS sediará, na terça-feira 31 de março e quarta-feira 1º de abril, o Seminário Nacional organizado pela Comissão da Verdade do ANDES-SN. O evento, que acontecerá no Auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Faced, sala 102, Campus Centro), tem como tema “Universidade e ditadura empresarial-militar no Brasil: a luta por memória, verdade e justiça”. A atividade será aberta às 9h do dia 31, pelo presidente do ANDES-SN, professor Paulo Rizzo.

Agende-se!

image002

Confira aqui o folder com a programação e os debatedores do Seminário Nacional da Comissão da Verdade do ANDES-SN.

Fonte: ANDES-SN

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 12/2015. No roteiro:

-O Voz Docente inicia com uma entrevista com o prof. Enrique Serra Padrós (docente do Dpto de História do IFCH/UFRGS) sobre as atividades e o sentidos do Seminário Nacional organizado pela Comissão da Verdade do ANDES-SN.

-O quadro “Notícias expressas” informa a respeito da queda da audiência do Jornal Nacional, da Globo, ao longo dos dez últimos anos. Também, comenta a entrevista realizada pelo portal Correio da Cidadania, com o sociólogo Ricardo Antunes, professor titular da Unicamp. Ainda alerta que se deve “abrir o olho” a respeito do reajuste salarial de março/2015: não é aumento!

-A pérola desta semana do sobrinho-neto do barão de Itararé conjuga o verbo “achacar”: continuamos reféns dos “flanelinhas achacadores” que atuam no Congresso nacional.

No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.

Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: