• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • março 2015
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 19/2015, 23/03/2015.

PAUTA:

1-Reajuste salarial: abrir o olho (2)!

2-Docentes têm Assembléia Geral nesta quinta-feira, 26 de março, 17h00.

3-Sobre a suspensão e retomada do fornecimento das merendas aos alunos do Colégio de Aplicação – CAp/UFRGS.

4-Quinta-feira 26 de março é Dia Nacional em Defesa da Educação Pública.

1-Reajuste salarial: abrir o olho (2)!

No ano passado, em março de 2014, quem recebeu os menores reajustes foram os novos docentes (contratados como “Adjuntos A” ou DI doutores) e os professores que se aposentaram nos anos 1990. Receberam 4% de reajuste, inferior ao INPC do período.

Em março de 2015, os novos docentes (contratados como “Adjuntos A” ou DI doutores) receberão o segundo pior reajuste: novamente 4%. Novamente abaixo da inflação oficial (como os demais, já que, no reajuste/2015, todas as classes e todos os níveis de docentes perdem para a inflação).

Em outro boletim, estudaremos a situação dos professores que se aposentaram nos anos 1990. Neste boletim, queremos chamar a atenção sobre:

O congelamento da RT dos Titulares, Associados e Adjuntos Mestres D.E.

Você, colega, leu bem: a Retribuição por Titulação (RT) dos  Adjuntos, Associados e Titulares (ou D IV e D III)  Mestres em Regime de Dedicação Exclusiva (D.E.) ficou congelada de 2013 para 2014: receberam reajuste zero, na RT, em março/2014.

No reajuste de março/2015, as RTs dos Titulares e Associados 4 (ou D IV 4)  Mestres com D.E serão as duas únicas exceções desse grupo: ganharão reajuste!

Mas, no reajuste de março/2015, a RT dos demais desse grupo (Adjuntos e Associados ou D IV, níveis 1, 2, 3) vai continuar congelada, sendo a mesma de março de 2013: receberam reajuste zero, na RT, em março/2014; vão receber reajuste zero, na RT, em março/2015!

Quem são os co-autores desses absurdos, desse arrocho? O governo federal e… seu braço sindical.

2-Docentes têm Assembléia Geral nesta quinta-feira, 26 de março, 17h00

A Seção Sindical dos Docentes da UFRGS está convocando Assembleia Geral da categoria para a próxima quinta-feira, 26 de março, às 17h00. Ocorrerá no Auditório da Bioquímica (Campus Saúde, em frente ao prédio da Psicologia, Prédio 21.111, Av. Ramiro Barcelos, 2.600).

Pauta da Assembleia Geral:

  1. Campanha reivindicatória 2015 dos docentes federais;
  2. Progressões e promoções;
  3. Condições de trabalho e terceirização;
  4. Assuntos gerais.

Compareça!

Screen Shot 2015-03-22 at 9.58.45 PM

No centro dos debates da AG, estarão a reestruturação da carreira docente, mas também a crise que vivem as universidades federais, com o aprofundamento das terceirizações, da precarização e com os cortes orçamentários implementados pelo governo. No sentido de subsidiar a reflexão da categoria, a Seção Sindical elaborou um panfleto sobre este tema dos cortes, terceirização e precarização. O documento pode ser lido aqui.

3-Sobre a suspensão e retomada do fornecimento das merendas aos alunos do Colégio de Aplicação – CAp/UFRGS

Conforme noticiado no nº 16 (16/03) deste boletim, no Colégio de Aplicação – CAp/UFRGS, o ano letivo iniciou em 23 de fevereiro sem o oferecimento de merendas para os alunos, pois não havia trabalhadores terceirizados para atuarem na cozinha. Além disso, como a escola funciona em turno integral em quatro dias da semana e muitos alunos precisam almoçar no RU do Campus Vale (que estava fechado), foi preciso suspender as aulas da tarde, já que não seria possível manter os alunos na escola durante todo o dia sem oferecer nenhuma refeição. Como consequência, atividades que ocorrem somente no turno da tarde ainda não haviam sido iniciadas até meados de março.

O Voz Docente (programa radiofônico do ANDES/UFRGS) entrevistou o prof. Luiz David Mazzei, vice-diretor do Colégio, para saber como está a situação das merendas (café da manhã e lanches) dos alunos, que deveriam ser servidas nos turnos da manhã e da tarde.

O professor Mazzei esclareceu que a dificuldade foi na confecção das merendas, uma vez que a empresa terceirizada que presta o serviço estava com dificuldades para receber os repasses da Universidade e havia atrasado o pagamento dos funcionários. O que foi solucionado e as merendas passaram a ser novamente servidas aos alunos a partir da segunda-feira, 16 de março. Como o refeitório do Aplicação está em obras, isso vem sendo feito com adaptações.

Verificou-se que as adaptações dizem respeito tanto à simplificação das merendas como ao local onde estão sendo servidas (na cozinha e/ou no saguão do Colégio – na impossibilidade de usar o refeitório).

O Restaurante Universitário do Campus do Vale, que atende aos alunos do Colégio, também retomou as atividades no dia 16, permitindo a retomada das atividades escolares no turno da tarde.

Sobre os Restaurantes Universitários

O portal da Universidade informou que, nesta segunda-feira, dia 23 de março, voltam a funcionar com os restaurantes universitários do Campus Saúde (RU2), para almoço e jantar, e da Faculdade de Agronomia (RU4), para almoço. Por sua vez, o RU da ESEF e os serviços de alimentação da Creche/Ludoteca e os da Estação Experimental Agronômica seguem com previsão de retorno para até o final de marços.

A matéria da UFRGS poder ser lida na íntegra aqui.

4-Quinta-feira 26 de março é Dia Nacional em Defesa da Educação Pública

A próxima quinta-feira (26/03) será marcada por atos em defesa da Educação Pública em todo o país. Em Brasília, será lançada a cartilha do 1º Encontro Nacional de Educação (ENE). na cidade de Brasília (DF).

A profª Cláudia March, secretária-geral do Sindicato Nacional, ressalta que o Dia Nacional se reveste de maior importância dada a crise que estamos vivendo nas instituições públicas de ensino e o enfrentamento a ser feito contra os cortes, em defesa da Educação Pública”.

unnamed

O Dia Nacional em Defesa da Educação Pública é convocado peloComitê Em Defesa dos 10% do PIB para Educação Pública, Já!, pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel), com apoio do Espaço de Unidade de Ação.

O ANDES-SN recomenda às seções sindicais que envidem esforços para articular ações conjuntas no dia 26, em cada instituição de ensino.

Fonte: ANDES-SN.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: