• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • março 2015
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 12/2015, 08/03/2015.

PAUTA:

1-Oito de Março: Dia Internacional da Mulher.

2-Longe da igualdade: mulheres ganham 24,6% menos do que homens na Região Metropolitana.

3-MEC receberá ANDES-SN na próxima terça-feira (10/03).

4-Municipários de P. Alegre: em risco de perder até 30% de seu salário.

1-Oito de Março: Dia Internacional da Mulher

03
​ (Fonte da vinheta: Sedufsm-Seção Sindical).

Neste 8 de março, nossa saudação a todas as docentes, educadoras e pesquisadoras, à luta contra todos os tipos de discriminação, “por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” (Rosa Luxemburgo). Veja mais aqui.

2-Longe da igualdade: mulheres ganham 24,6% menos do que homens na Região Metropolitana

Pesquisa da FEE revelou que, em 2014, o rendimento médio das mulheres foi de R$ 1.579,00 contra R$ 2.093,00 dos homens, um valor 24,6% inferior ao do sexo masculino. Os dados foram apresentados na última quinta-feira pela socióloga Miriam De Toni, da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Saiu na imprensa: leia a matéria do Correio do Povo e/ou da Zero Hora.

3-MEC receberá ANDES-SN na próxima terça-feira (10/03)

A diretoria do ANDES-SN deve se reunir com o Ministério da Educação (MEC) na próxima terça-feira (10). A audiência acontece quase dois meses após o Sindicato Nacional ter solicitado reunião com o MEC (veja aqui), para dar continuidade à discussão sobre a reestruturação da carreira docente.

“Nós protocolamos um pedido de audiência no MEC para dar continuidade aos processos que tínhamos entabulados com a Sesu [Secretaria de Ensino Superior], no primeiro semestre de 2014, quando chegamos a ter um consenso em relação aos princípios norteadores da carreira”, esclarece o prof. Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN.

Além de propor a discussão sobre a reestruturação da Carreira Docente, o Sindicato Nacional apresentará a pauta de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que foi recém atualizada pelo 34º Congresso da entidade e protocolada no MEC na última quinta-feira (05/03). Confira aqui.

“A pauta aprovada no congresso mantém os princípios da carreira, acrescenta outras reivindicações e também os termos da campanha salarial unificada dos Servidores Federais. Queremos que, com essa audiência, seja estabelecido um processo de negociação com o Ministério da Educação, mas retomando os princípios da carreira, sem o que não há como avançar”, explica o prof. Rizzo.

Fonte: ANDES-SN, 05/03/2015.

4-Municipários de P. Alegre: em risco de perder até 30% de seus salários

Mobilizados diante do risco de perdas salariais de até 30%, os municipários de Porto Alegre realizaram Assembleia Geral concorrida na tarde da última quinta-feira, 05/03. Veja fotos aqui.

Diante da exigência do Tribunal de Contas de que não vigore mais o chamado “efeito cascata”, o governo municipal quer impor o pagamento de abono como forma de correção do sistema de remuneração – o que acarreta em pesadas perdas salariais para os funcionários.

unnamed (4)

A Assembleia Geral dos municipários aprovou a luta para que a Prefeitura retire seu projeto da Câmara Municipal, com a imediata negociação para a construção de uma proposta que não resulte em perdas salariais. Foi deliberada a realização do Ato Público Nenhum Centavo a Menos, no próximo dia 12 março, a partir das 9 horas, no Paço Municipal, conjuntamente com o Dia Estadual e Nacional de Luta contra os ataques dos governos Dilma, Sartori, Fortunati.

Os municipários querem: retirada do projeto de abono e abertura de uma mesa de negociação. Saiu na imprensa: Correio do Povo, 06/03/2014, p. 13.

À noite, os municipários compareceram em peso à “Audiência pública” realizada na Câmara Municipal para debater toda a questão. Leia e veja as fotos aqui.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Post anterior
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: