• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • fevereiro 2015
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    232425262728  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 09/2015, 27/02/2015.

PAUTA:

1-“Prédio Novo de Aulas” e prédio da Psicologia continuam interditados.

2-Terceirização retardou início de aulas na creche e funcionamento de RUs da UFRGS.

3-Sofre grave acidente ônibus que transportava comunidade acadêmica da UFFS em Erechim: docente denuncia negligência de autoridades em acidente; diz que alerta já havia sido dado sobre riscos iminentes.

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 08/2015. No roteiro, o Oscar para “Documentário”, os fundos de pensão, propostas relativas às aposentadorias…

1-“Prédio Novo de Aulas” e prédio da Psicologia continuam interditados

No início da tarde desta sexta-feira 27 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Graduação divulgou, no portal da Universidade, matéria informando que “Turmas com aulas em disciplinas previstas para o Prédio [Novo] de Salas de Aula [no Campus Centro] e o Instituto de Psicologia foram redistribuídas para outros espaços, incluindo externos à UFRGS”. A matéria (sem previsão de reabertura de ambos prédios) providencia um link com o local de funcionamento previsto para as disciplinas. Os dois prédios foram interditados no segundo semestre de 2014.

Alguns docentes já entraram em contato com a Seção Sindical ANDES/UFRGS, para assinalar a existência de problemas decorrentes dos locais alocados. Orientou-se os colegas a informar a chefia do Departamento dos problemas existentes. Por sua vez, a Seção Sindical vai entrar em contato com a Prograd, nesta segunda-feira, para esclarecimentos.

A matéria informativa da Pró-Reitoria de Graduação pode ser lida aqui.

Sobre a interdição do “Prédio Novo de Aulas”, leia aqui.

Sobre a interdição, pela própria UFRGS, do prédio da Psicologia, leia aqui.

2-Terceirização retardou início de aulas na creche e funcionamento de RUs da UFRGS

2.1-Greve dos professores terceirizados da Creche Francesca Zacaro Faraco e Ludoteca da UFRGS

A Creche e Ludoteca deveria voltar às atividades na terça-feira 24/02, mas não abriu, pois os professores terceirizados paralisaram suas atividades devido a atraso no pagamento do reajuste devido em consequência do dissídio de 2014. A informação é que a Multiágil (a empresa prestadora de serviços terceirizados) não efetuara o pagamento retroativo do reajuste de maio a dezembro de 2014. Há também informação que os atrasos salariais são constantes

A notícia causou indignação aos pais das crianças matriculadas. Reuniram-se com a equipe de técnicas da UFRGS que trabalham na creche e com coordenadores da Assufrgs. Uma representação dos pais e da equipe da creche reuniram com a reitoria, representada pelo prof. João Roberto Braga de Mello, chefe de gabinete do Reitor, pela vice-pró-reitora da Progesp, Vânia Pereira, e por Rosane Stona e Maria da Graça Munareto Rodrigues, representando a Gerência de Serviços Tercerizados da UFRGS – GERTE.

Na reunião, a Reitoria repassou informações aos pais e equipe da Creche, que a Multiágil garantiu o pagamento do reajuste do dissídio e que a volta dos grevistas ao trabalho estava prevista para o dia 25/02.

2.2-RUs fechados por atraso no processo de licitação

Conforme a PROGESP, a empresa que havia ganho à licitação não conseguiu atender às exigências das normas de condições de trabalho, chamando assim as próximas da lista: a segunda e a terceira qualificadas, que não quiseram assumir.

A quarta empresa, classificada na licitação, deveria assinar contrato no dia 24. A gerente da GERTE Maria da Graça Munareto Rodrigues admitiu a dificuldade da UFRGS em monitorar e controlar imprevistos na relação com as empresas terceirizadas.

Reitoria anuncia reabertura dos RUs do Centro e do Vale para 16 de março

Nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, matéria da Reitoria divulgada no portal da Universidade anunciou que os RUs 1 e 3 (Centro e Vale) reabrirão no dia 16 de março. Os demais RUs (Saúde, ESEF, Estação Experimental Agronômica) bem como o refeitório da Creche reabrirão no decorrer do mês, por enquanto sem previsão de data.

A matéria esclarece que “Os restaurantes estavam fechados devido ao não cumprimento do contrato pela empresa terceirizada [anteriormente] responsável pela operação dos Restaurantes” e informa que “a prestação do serviço terceirizado de operação dos Restaurantes Universitários” será doravante realizado pela empresa Ondrepsb.

2.3-Leia mais:

Leia a matéria da Assufrgs sobre a paralisação dos terceirizados e sobre o fechamento dos RUs aqui.

Leia a matéria publicada no portal da UFRGS aqui.

A paralização dos terceirizados da creche foi também noticiada pelo Correio do Povo de 25/02/2015, na p. 10.

3-Sofre grave acidente ônibus que transportava comunidade acadêmica da UFFS em Erechim: docente denuncia negligência de autoridades em acidente; diz que alerta já havia sido dado sobre riscos iminentes

É com pesar que divulgamos o acidente que atingiu docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação da UFFS. A precarização causa danos à educação, à saúde e, mesmo, à vida das pessoas. Esperamos do Governo Federal e das Reitorias das Universidades que assumam sua responsabilidade de garantir condições adequadas de ensino e trabalho nas universidades federais.

O acidente

Um ônibus que ia ao Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim (RS) sofreu um grave acidente na manhã desta sexta-feira (27). O ônibus – que levava docentes, servidores e estudantes para o novo campus da universidade – colidiu com um caminhão catarinense que carregava suínos. 43 pessoas, na maioria estudantes, foram levadas com ferimentos a hospitais próximos.

Cinco pessoas envolvidas no acidente passaram por cirurgia e devem permanecer internadas nos próximos dias. Três passageiros estão em estado gravíssimo. A UFFS divulgou a suspensão das aulas em Erechim por tempo indeterminado devido ao acidente.

Uma tragédia anunciada (1)

O trevo onde aconteceu o acidente, próximo à universidade, teve sua construção concluída há três meses, e desde então já registrou 20 acidentes. De acordo com Douglas Alves, diretor do Sindicato dos Docentes da UFFS (Sinduffs–Seção Sindical do ANDES-SN), a universidade não havia se mudado para seu novo campus antes por conta da luta do Sinduffs por melhores condições de acesso ao local – o novo campus da UFFS em Erechim se localiza a 12 km do centro da cidade, na estrada que liga Erechim a Porto Alegre. Esta é a primeira semana de aulas no novo campus.

“Estamos chamando uma assembleia universitária para a noite dessa sexta-feira, no centro de Erechim, para socializar informações, prestar solidariedade aos feridos e pensar em mobilização. Porque essa tragédia não foi um acaso, ela foi anunciada. Ela tem a ver com a pauta de condições de trabalho, que levantamos na greve de 2012. As condições são péssimas e o acesso à universidade é um dos pontos mais críticos, tanto que conseguimos atrasar a mudança para o novo campus até a construção do trevo”, ressalta Douglas Alves.

Uma tragédia anunciada (2)

Leia aqui.

Fontes: ANDES-SN e Sedufsm-Seção Sindical, com informações da Sinduffs-SSind.

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 08/2015. No roteiro, o Oscar para “Documentário”, os fundos de pensão, propostas relativas às aposentadorias…

– Esta edição do Voz Docente inicia com uma entrevista com Érico Correa, coordenador da CSP-Conlutas/RS, sobre a proposta de acabar com o “Fator Previdenciário” e substituí-lo pela “Formula 85/95”.

O quadro “Notícias Expressas” versa sobre a abertura do 34º Congresso do ANDES-SINDICATO NACIONAL e sobre a atribuição do Oscar, p/ a categoriaDocumentário”, a CitizenFour, filme sobre Edward Snowden, o ex-funcionário da NSA que denunciou a política de vigilância global em vigor por governos como o dos Estados Unidos e Reino Unido.

Voz Docente ainda traz o posicionamento da ADUFPel-Seção Sindical sobre o retardamento de decisões judiciais, e suas consequências, relativamente à implantação da Ebserh – que terceiriza e privatiza os hospitais universitários.

– No quadro Pérolas do Sobrinho, o conde Pié faz comentários sobre as consequências da corrupção na Petrobrás para os funcionários do estado de Ohio e os seus fundos de pensão.

No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.

Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

1 comentário

  1. InformANDES na UFRGS, nº 13/2015, 09/03/2015. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: