• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • dezembro 2014
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 123/2014, 17/12/2014.

PAUTA:

1-Projeto que congelava salário do servidor por 10 anos é arquivado.

2-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 20/2014.

3-RS tem 804 espécies de flora ameaçadas de extinção: a listagem foi elaborada por 77 especialistas vinculados à UFRGS e 26 outras instituições.

4-Anais do 1º Encontro Nacional de Educação são divulgados.

1-Projeto que congelava salário do servidor por 10 anos é arquivado

Após ter sido rejeitado em três comissões da Câmara Federal, o PLP 549/2009 que propunha o congelamento de investimentos públicos e recomposição salarial por dez anos foi arquivado no dia 2 de dezembro.

O PLP 549/09 era um dos projetos que vinha sendo combatido pelos diversos sindicatos ligados ao serviço público federal, incluindo o ANDES-SN. Além de inviabilizar qualquer recomposição salarial a servidores públicos por uma década, o projeto objetivava também limitar investimentos essenciais para a consolidação de melhorias no setor que atende a população.

Não se tratava de uma iniciativa solitária de um parlamentar isolado!

unnamed (3)

Não se tratava de uma iniciativa solitária de um parlamentar isolado, pois seu autor, senador Romero Jucá  (PMDB-RR), foi sucessivamente vice-líder do governo Fernando Henrique Cardoso, ministro da Previdência do primeiro governo Lula e Líder do Governo tanto do segundo mandato de Lula como do primeiro governo Dilma. Aliás, seu projeto estava afinadíssimo com a política de “reajuste zero” ambicionado pelo governo Dilma para os anos 2011, 2012, 2013 e 2014. Mas a grande greve dos docentes e dos servidores federais, em 2012, sepultou o “reajuste zero” e tornou obsoleto o PLP do senador Jucá!

Negociação coletiva e direito de greve

Autor da proposta do PLP 549/09, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) tem outro projeto polêmico em debate no Congresso. É dele a relatoria do prejudicial e perigoso PLS 327/14 que trata da regulamentação do direito de greve no setor público. A proposta está no Senado e aguarda votação, no Plenário da Casa, de requerimentos preliminares.

Fontes: Consef e Sedufsm-Seção Sindical, 05/12/2014, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

2-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 20/2014. No roteiro, o Relatório da Comissão nacional da Verdade.

– Esta edição do Voz Docente está em grande parte dedicada a uma entrevista que procede a uma análise do Relatório final da Comissão Nacional da Verdade, divulgado na semana passada semana. O entrevistado é o professor Enrique Serra Padrós, docente do Dpto de História da UFRGS e reconhecido internacionalmente como uma das maiores autoridades em estudos sobre Terror de Estado na América Latina.

– No quadro Pérolas do Sobrinho, o conde Pié tece ironias sobre o lamentável episódio protagonizado pelo dep. Bolsonaro (PP/RJ).

Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

3-RS tem 804 espécies de flora ameaçadas de extinção: a listagem foi elaborada por 77 especialistas vinculados à UFRGS e 26 outras instituições

O Rio Grande do Sul conta oficialmente com 804 espécies de sua flora ameaçadas de extinção. É o que indica a Reavaliação da Lista da Flora Ameaçada de Extinção do RS, trabalho coordenado pela Fundação Zoobotânica (FZB) com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). A lista substitui a listagem de espécies ameaçadas elaborada em 2002.

Segundo informação da FZB, 1.245 espécies foram analisadas por 77 especialistas vinculados a 27 instituições. A UFRGS contribuiu, nas diversas etapas, com vários docentes-pesquisadores e suas equipes, quatro deles participando da Comissão Coordenadora: os professores Ilsi Boldrini, João André Jarenkow, Gerhard Overbeck e Paulo Brack.

O resultado parcial passou por uma consulta pública entre agosto e setembro, culminando as 804 espécies enquadradas em uma das três categorias de ameaça: vulnerável; em perigo; e criticamente em perigo.

A Reavaliação da Lista de Espécies da Flora Ameaçada de Extinção garante qualidade para a gestão ambiental do Estado, indicando as fragilidades do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a necessidade de políticas públicas para conservar, através do licenciamento, a flora nativa estadual.

Fonte: Correio do Povo, 07/12/2014, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

4-Anais do 1º Encontro Nacional de Educação são divulgados

Foram publicados os Anais do 1º Encontro Nacional de Educação (ENE), realizado em agosto na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O documento contém a síntese dos debates realizados nos encontros preparatórios e no encontro nacional, e é dividido nos sete eixos que nortearam as discussões: acesso e permanência, avaliação, democratização, privatização e mercantilização, financiamento, passe-livre e precarização.

Confira aqui os Anais do 1º Encontro Nacional de Educação.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: