• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2014
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 101/2014, 29/10/2014.

PAUTA:

1-Setor das Federais aponta os eixos prioritários para a Campanha 2015: carreira e condições de trabalho.

2- Escute, pela internet, o programa Voz Docente, nº 13/2014, de 29/10.

3-Cultura e História em Debate: Colóquio Internacional “150 anos da Primeira Internacional – AIT”, nesta 5af., 30/10, a partir das 14h00, no IFCH, Campus do Vale, UFRGS.

4-Cultura e Política em Debate: “O Exército Brasileiro no Haiti: solidariedade ou recolonização?” –na 6af., 31/10, às 14h00, no ILEA (Campus do Vale/UFRGS).

1-Setor das Federais aponta os eixos prioritários para a Campanha 2015: carreira e condições de trabalho

O Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Sindicato Nacional reuniu nos últimos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília.

?????

A plenária apontou como eixos centrais da luta para 2015: a intensificação do embate pela reestruturação da carreira, com a defesa do projeto de carreira do ANDES-SN para o magistério federal, e a busca de melhores condições de trabalho.

Outro ponto reafirmado pelos docentes foi a necessidade de fortalecer a campanha unificada dos Servidores Públicos Federais e a ampla participação no Seminário, a ser promovido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais, que irá definir os rumos da luta do funcionalismo federal para o próximo ano.

Nesse sentido, a reunião do Setor destacou a reivindicação de um índice único de reajuste linear para a recomposição das perdas salariais, acumuladas no último período, e a definição da data-base, como itens fundamentais da luta conjunta com os demais servidores federais.

O prof. André Guimarães, um dos coordenadores do Setor das IFESs, explicou:

-para o magistério federal, “a nossa luta é continuar na defesa do nosso projeto de carreira e por melhores condições de trabalho. Isso se dá por conta da avaliação que o movimento faz da lei 12.772/2012, que desestruturou de vez a carreira do professor federal, inclusive na regulamentação do desenvolvimento na carreira, questão que foi remetida para dentro das instituições”;

– no Seminário Nacional dos Servidores Federais, “a nossa intenção é discutir como vamos chegar a esse índice unificado e também manter a defesa de 1º de maio como data-base para o reajuste salarial dos Servidores Federais”.

Fonte: ANDES-SN, 28/10/2014.

2- Escute, pela internet, o programaVoz Docente, nº 13/2014, de 29/10. No roteiro do programa nº 13/2014:

– O Voz Docente inicia com uma análise e caracterização da Circular nº 17/2014-Progesp/UFRGS que abole sumariamente o consagrado direito aos pagamentos retroativos em matéria de progressão ou promoção funcional.

O quadro “Notícias Expressas” destaca o repudio à ação truculenta e violenta da Polícia Militar da Paraíba nos portões do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, PB.

O entrevistado desta semana é uma entrevista com o Professor Marcello Musto, docente e pesquisado da York University, em Toronto, Canadá, que veio à UFRGS para palestrar sobre os 150 Anos da Associação Internacional dos Trabalhadores – AIT e lançar a edição brasileira da antologia que organizou sobre o tema.

– A partir do comentário preconceituoso de certo “formador de opinião”, o irreverente professor Conde Pié envereda para uma reflexão sobre a geografia do Brasil e sobre a estatística comparada dos rebanhos de bovinos nas distintas regiões do país.

– Sobre comportamentos parecidos: o Voz Docente ouve a posição do Ministério Público sobre asmensagens de cunho preconceituoso e ofensivo contra nordestinos que circularam nas redes sociais após o resultado das eleições,

Voz Docente - VinhetaEscute Voz Docente pelo facebook: https://www.facebook.com/andesufrgs

ou pelo blog: https://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/

Não perca!

Escutou o programa e gostou: curta e compartilhe!

Envie seus comentários, sugestões, dúvidas e perguntas avozdocente@ufrgs.br

No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.

Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas:

pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

3-Cultura e História em Debate: Colóquio Internacional “150 anos da Primeira Internacional – AIT”, nesta 5af., 30/10, a partir das 14h00, no IFCH, Campus do Vale, UFRGS

No âmbito do Colóquio Internacional e interinstitucional intitulado “A Associação Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – AIT, 150 anos depois”, a UFRGS sediará, nesta quinta-feira 30, a partir das 14h00, duas mesas de debates:

Mesa “MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICALISMO: DA COMUNA DE PARIS AOS DIAS ATUAIS”

Palestrantes: Hugo Dias (Universidade de Coimbra, Portugal), Robert Ponge, Frederico Bartz e Maurício Rombaldi (UFRGS);

Horário e local: das 14h às 17h, no Pantheon, IFCH, Campus do Vale, UFRGS;

– Mesa “ANTIGAS E NOVAS PERIFERIAS: OS DESAFIOS PARA UM NOVO INTERNACIONALISMO DA CLASSE TRABALHADORA”

Palestrantes: Franck Seguy (Université d’État d’Haïti), Hugo Dias (Universidade de Coimbra), Marcelo Badaró (Dpto de História, UFF e Niep-Marx), Mathias Seibel Luce (UFRGS);

Horário e local: das 18h30 às 22h30, no Auditório do ILEA, Campus do Vale, UFRGS.

Compareça!

Promovido por Grupos e Núcleos de Pesquisa de nove universidades brasileiras (UFRGS, USP, Unicamp, UFRJ, UFF, UFBA e outras), o Colóquio Internacional está ocorrendo entre os dias 24/10 e 03/11, nas cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Salvador e Porto Alegre. Na UFRGS, o evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação de História/UFRGS. Leia mais sobre o evento aqui.

4-Cultura e Política em Debate: “O Exército Brasileiro no Haiti:solidariedade ou recolonização?” – na 6af., 31/10, às 14h00, no ILEA (Campus do Vale/UFRGS)

unnamed

A Missão da ONU no Haiti estará sendo discutida no próximo dia 31 de Outubro, sexta-feira, a partir das 14h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), no Campus do Vale da UFRGS. Cabe lembrar que a tropa de “capacetes azuis” da referida Missão da ONU (a “Minustah”) está atualmente sob comando brasileiro.

A programação começa com a exibição do filme “Ninguém sabe onde fica o Haiti”, do diretor e professor de História Henrique Maffei.

2014_06_franck1_capa

Em seguida, às 15 horas, acontece a Conferência “10 Anos da MINUSTAH: solidariedade ou recolonização?”, com o Professor Frank Seguy, da Universidade do Estado do Haiti.

As atividades são promovidas por um Núcleo e um Grupo das Redes Interdisciplinares do ILEA: Capitalismo Dependente Latino-Americano e Grupo de Estudos Africanos. A entrada é franca.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: