• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2014
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 73/2014, 25/08/2014.

PAUTA:

1-59º Conad debateu os desafios postos ao movimento docente.

2-Saiu na The Lancet – “Ebola: um fracasso da ação coletiva internacional”.

3-Ciência, Educação e Cultura em Debate: nesta 4af., 27/08, 14h00, Painel “”Universidade e transformação social” com o prof. Roberto Leher (UFRJ) e dois pesquisadores mexicanos.

 

1-59º Conad debateu os desafios postos ao movimento docente

De 21 a 25 de agosto, em Aracaju, Sergipe, ocorreu o 59º Conselho de Associações Docentes/Seções Sindicais (CONAD) do ANDES-SN. Esta instância se reúne anualmente, em meados do ano, entre cada Congresso do Sindicato nacional. Tem a tarefa de analisar as contas da Diretoria e fazer os ajustes necessários no plano de lutas aprovado no congresso anterior.

58 Seções Sindicais fizeram-se presentes no 59º Conad, representadas por 46 delegados e 117 observadores, além de 33 diretores do Sindicato Nacional e 6 convidados, num total de 202 participantes.

A profª Laura Fonseca (Educação), que representou a Seção Sindical/UFRGS, elogiou a “rica acolhida”, a parte de cultura sergipana (ritmos e danças) na sessão inaugural, a infra-estrutura (“poucos problemas)” e o “bom nível” dos debates.

Plenária de Abertura: nova diretoria assume ressaltando as tarefas colocadas ao Sindicato

Na Plenária de Abertura, foi lançado o número 54 da Revista Universidade e Sociedade, dedicado aos 50 anos do Golpe Militar. Foi também feita uma bela e especial homenagem ao professor e companheiro Márcio Antônio de Oliveira (APES-JF), cuja história de vida se mistura com a construção e vida do Sindicato nacional desde a época da gestação e nascimento da ANDES (1977-1980).

Após as falas das entidades presentes, a profª Marinalva Oliveira apresentou um balanço da gestão da diretoria 2012-2014, quando exerceu a função de presidente do ANDES-SN. Ato contínuo deu-se a posse à diretoria eleita para o mandato 2014-2016; em sua fala, o novo presidente, prof. Paulo Rizzo, ressaltou as tarefas colocadas ao Sindicato Nacional. Leia mais sobre a Plenária de Abertura aqui.

Plenária de Conjuntura discutiu os desafios do movimento docente

Na Plenária de Conjuntura, as intervenções evidenciaram a preocupação de todos com o acirramento da crise econômica (que tem efeito direto na retirada de direitos dos assalariados) e com a defesa da Educação Pública, reforçando e ampliando para outros setores a unidade nessa luta.

Foi reafirmado que a centralidade da luta repousa na intransigente defesa da educação pública, com financiamento público, o que implica lutar pela desmercantilização da educação e pela melhoria das condições de trabalho e salário para os professores. 

A profª Laura Fonseca sintetiza os debates da plenária na “necessidade de avançarmos na unidade de ação, tanto nos encaminhamentos do 1º ENE como nas lutas da classe trabalhadora”. Leia mais sobre a Plenária de Conjuntura aqui.

Plenária de questões organizativas e financeiras

No entender da profª Laura, essa plenária foi “o ponto alto da jornada”, com a discussão e aprovação de resoluções “que alteram a metodologia dos Congressos do ANDES-SN, que há um bom tempo vinha sendo criticada pela militância”. Leia mais aqui.

Atualização dos planos de lutas: geral e de cata Setor

O 59º Conad também procedeu a uma atualização do plano geral de lutas do Sindicato, particularmente em relação ao tema de Ciência e Tecnologia e àquele de Seguridade Social e Assuntos de aposentadoria.

No dia  24/08, último do 59º Conad, a Plenária avaliou e atualizou os planos de lutas específicos de cada Setor do Sindicato, inclusive o das Instituições Federais.

As orientações e calendários aprovadas serão divulgados num próximo boletim. Leia mais aqui e aqui.

Fontes: Relato da profª Laura Fonseca e ANDES-SN: 21, 22 e 24/08/2014, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

 

2-Saiu na The Lancet – “Ebola: um fracasso da ação coletiva internacional”

No dia 23 de agosto, The Lancet, reconhecida revista médica britânica, publicou matéria de uma página, com caráter de editorial, intitulada “Ebola: um fracasso da ação coletiva internacional”.

O posicionamento de The Lancet pode ser lido, em inglês aqui, e em espanhol em: http://www.sinpermiso.info/textos/index.php?id=7235  – tradução de Sin Permiso (obs.: o texto em espanhol, na página de Sin Permiso, é precedido de um artigo de Leigh Phillips, “La economia política del Ébola).

Fontes: http://www.thelancet-ebola.com/

http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(14)61377-5/fulltext?elsca1=&elsca2=email&elsca3

http://www.sinpermiso.info/

3-Ciência, Educação e Cultura em Debate: nesta 4af., 27/08, 14h00, Painel “”Universidade e transformação social” com o prof. Roberto Leher (UFRJ) e dois pesquisadores mexicanos

Nesta quarta-feira, 27 de agosto, inicia o 3º Congresso Internacional de Pós-Graduações e Pesquisa Latinos em Administração e Estudos Organizacionais, realizado conjuntamente pela UFRGS, UNISINOS e REDE PILARES, com mesas simultâneas de apresentação de comunicações e com sessões plenárias.

Estas iniciam às 14h00 da quarta-feira 27, com o painel “Universidade e transformação social”, que conta com as intervenções do prof. Guilherme Ramirez (UAM), do prof. Jorge Alberto Rosas Castro (UJAT), ambos do México, e o prof. Roberto Leher (Faced/UFRJ).

Às 16h30, ocorre a Cerimônia de Abertura e, às 17h30, a conferência inaugural, ministrada pelo prof. Ricardo Uvalle Berrones (UNAM, México).

Onde?

As atividades do dia 27 ocorrem no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, 6º andar, localizada na Rua da Praia (Rua dos Andradas), 736. As demais atividades acontecem na Unisinos (dia 28) e na UFRGS (dia 29).

Endereço do FaceBook do evento: https://pt-br.facebook.com/CongressoInternacionalLatinoAmericanoAdmEO

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: