• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2014
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 66/2014, 09/08/2014.

PAUTA:

1-Ato nacional em Brasília: aposentados do regime geral e do serviço público se unem em defesa de seus direitos.

2-Encontro Nacional de Educação – ENE iniciou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro.

3-Na última quarta-feira, estreou o programa Voz docente, na Rádio da Universidade.

4-Cancelada palestra do prof. Luiz Henrique Schuch sobre Carreira Docente, no dia 13 de agosto.

 

1-Ato nacional em Brasília: aposentados do regime geral e do serviço público se unem em defesa de seus direitos

http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-1928331310.JPG

Na manhã da última terça-feira, 05 de agosto, em Brasília, foi realizado o Ato nacional de lançamento do UNA-SE – Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS, i.e., dos aposentados pelo Regime Próprio dos Servidores e dos aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

As reivindicações centrais do UNA-SE

A criação do UNA-SE tem como objetivo fortalecer as ações na defesa dos direitos na aposentadoria. Duas grandes bandeiras são prioritárias para o UNA-SE, neste momento:

-a aprovação imediata da PEC 555/2006, que prevê a extinção da contribuição previdenciária dos proventos de aposentados e pensionistas do setor público, e aguarda há quatro anos entrar na pauta de deliberação do Plenário da Câmara dos Deputados;

-a aprovação imediata do PL 4434/2008, que prevê o reajuste anual de todas as aposentadorias do INSS pelo mesmo índice de correção que o Salário Mínimo e, junto, providencia a correção das aposentadorias do INSS de forma que voltem a observar o mesmo número de Salários Mínimos à época da concessão da pensão.

Pressionar o Congresso durante o período de “esforço concentrado

http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-1597134767.JPG

O prof. Almir Menezes Filho, diretor do ANDES-SN, esclarece que o UMA-SE busca intensificar a mobilização para pressionar os parlamentares durante os períodos de “esforço concentrado”, no Congresso, de forma a conquistar a aprovação de ambos esses projetos, num momento em que o governo também tem tentado aprovar projetos de seu interesse”.

Outro diretor do ANDES-SN presente no Ato, prof. Antônio Libério de Borba, acrescenta: “Este momento que antecede o período das eleições é importante para pressionar e forçar a aprovação desses projetos”.

Presenças no Ato

O referido Ato ocorreu no Congresso Nacional, reunindo dezenas de entidades protagonistas da defesa dos direitos dos aposentados, entre elas o ANDES-SN, o Sinasefe, a Anfip, o Sindifisco Nacional, o Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) e a Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos). Pelo ANDES-SN, estiveram presentes vários diretores, bem como representações do seções sindicais.

Agenda de mobilização

Além da atividade realizada em Brasília na última terça-feira, 05/08, uma agenda de mobilizações prevê ações no Rio de Janeiro (16 de agosto), Porto Alegre (21 de agosto), São Paulo (28 de agosto) e Natal (19 de setembro).

Leia mais aqui.

Fonte: ANDES-SN, 05/08, com edição da Seção Sindical/UFRGS

2-Encontro Nacional de Educação – ENE iniciou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro

http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-732391412.jpg

O Encontro Nacional de Educação (ENE) iniciou nesta sexta-feira, 8 de agosto, no Rio de Janeiro, no Clube Municipal Tijuca. Terá seu encerramento na manhã do domingo 10/08.

O evento terá a participação de uma numerosa representação gaúcha. Vários ônibus partiram de Pelotas, Santa Maria e Porto Alegre. A representação docente da UFRGS é composta pelas profas. Elisabete Búrigo (MAT), Daniele Cunha (Colégio de Aplicação), Laura Fonseca (EDU), Sueli Goulart (ADM) e pelos profs. Rafael Cortes  (Colégio de Aplicação) e Carlos Schmidt (aposentado, ECO).

A expectativa era de que o encontro tenha a presença de cerca de 3 mil pessoas.

Eixos centrais

O ENE tem por objetivo o debate e encaminhamento de propostas numa perspectiva de fortalecimento do ensino público, gratuito, de qualidade e socialmente referenciado. A discussão temática, no Encontro, será organizada em torno de alguns eixos, como Financiamento da Educação Pública; Democratização da Educação; Acesso à Educação e Permanência na Educação Pública.
Os documentos preparatórios ao ENE criticam: a Privatização e Mercantilização da Educação, desde as creches até à Pós-Graduação; a Precarização das Atividades dos Trabalhadores da Educação; a Avaliação Meritocrática na Educação.

Etapas Preparatórias
Desde o início do ano, as entidades que promovem o ENE vêm realizando etapas regionais, estaduais ou municipais preparatórias, que tiveram como objetivo promover a discussão sobre a educação pública, sobre os eixos propostos pelo Encontro, bem como sistematizar as questões locais para fomentar os debates.

Confira a programação do Encontro Nacional de Educação.

Fonte: ANDES-SN e Sedufsm-Seção Sindical, 06/08/2014, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

3-Na última quarta-feira, estreou o programa Voz docente, na Rádio da Universidade

cid:ii_hyatbgog0_1478f1c2eb3efbe6

Na última quarta-feira, 6 de agosto, às 13h00, foi ao ar Voz docente, na Rádio da Universidade. É um programa semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS,  com o apoio e colaboração das Seções Sindicais da UFPEL e da FURG.

Nesta sua primeira edição, o programa trouxe uma curta entrevista sobre as regras para promoção a titular, além de informações sobre o Encontro Nacional de Educação, a nova legislação para o FIES, as discussões sobre Estatuinte Universitária na UFPEL. Pode ser acessado, clicando aqui.

Voz Docente é um dinâmico programa de notícias curtas, entrevistas, debates, quadros especiais, e sempre uma pitada de humor. Temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.

No próximo programa, dia 13/08, a entrevista abordará a questão da paridade nas eleições da Universidade. Também, não deixe de ouvir os irreverentes comentários do inverossímil conde (e professor) Piè.

Nas quartas-feiras, às 13h00, sintonize na 1080 AM, Rádio da Universidade. Ou acompanhe, a qualquer momento, em nosso blog, no endereço https://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/ onde o link do último programa é, semanalmente, disponível, bem como dos programas anteriores.

4-Cancelada palestra do prof. Luiz Henrique Schuch sobre Carreira Docente, no dia 13 de agosto

Por motivo de saúde, está cancelada a palestra intitulada “A desestruturação da Carreira Docente” a ser proferida pelo professor Luiz Henrique Schuch, Vice-Presidente do ANDES-SN, onde proferiria.

Previsto para ocorrer no dia 13 de agosto de 2014, às 18h30, na UFRGS, o evento foi adiado para data a ser informada posteriormente.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

1 comentário

  1. Rosana Maria dos Santos

     /  10 de agosto de 2014

    Gostei muito dessa radio, quero me aposentar, mas perco cerca de 35% porque tenho 54 anos de idade e 30 anos trabalhados, estou muito triste. gostaria de ter informações, conto com vocês. Obrigada. Meu nome é Rosana.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: