• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2014
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, ano 2014, nº 65, 04/08/2014.

PAUTA:

1-Entidades se unem para lutar pela eliminação de duas legislações que achatam as aposentadorias.

2-Nesta quarta-feira, na Rádio da Universidade, estreia Voz docente, programa do ANDES/UFRGS, junto com duas outras seções sindicais do RS.

3-Vice-Presidente do ANDES-SN estará na UFRGS para palestra sobre Carreira Docente, no dia 13 de agosto

4-Gaza: quem são as vítimas?

 

1-Entidades se unem para lutar pela eliminação de duas legislações que achatam as aposentadorias

Duas aflições corroem e achatam as aposentadorias: a contribuição previdenciária dos servidores aposentados (criada pelo governo Lula) e a já antiga existência de um percentual rebaixado para a atualização anual das aposentadorias cujo valor é superior a 01 (um) Salário Mínimo – isso, sem falar no nefasto “fator previdenciário” (criado pelo governo FHC).

Até o mês passado, as entidades de servidores e as entidades dos trabalhadores do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) mobilizavam separadamente, cada um de seu lado, pela eliminação da legislação que atinge especificamente “seus” aposentados. Sem êxito nenhum, diante da intransigência do governo federal em se opor à votação dos Projetos de Lei específicos.

Reunião nacional decidiu pela união dos dois setores

http://www.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-445700491.jpg

No dia 16 de julho, reuniram-se, em Brasília, associações e sindicatos tanto de servidores públicos como de trabalhadores da iniciativa privada com o objetivo de realizar a união em prol de uma grande mobilização nacional em defesa dos direitos na aposentadoria.

A reunião definiu como prioridade a constituição de uma pauta unificada reunindo a reivindicação maior de cada setor e definiu um cronograma de mobilizações no Congresso Nacional e nos estados, junto com ações de comunicação impressa e mídia social.

A duas reivindicações: a aprovação tanto da PEC 555/2006 como do PL 4434/2008

De que trata cada um?

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 555/2006 extingue progressivamente, em cinco anos, a cobrança da contribuição previdenciária dos aposentados e dos pensionistas (contribuição que, como dito, foi criada pela Reforma da Previdência do governo Lula).

O Projeto de Lei (PL) 4434/2008 reajusta anualmente todas as aposentadorias do INSS pelo mesmo índice de correção que o Salário Mínimo e, junto, providencia a correção das aposentadorias do INSS de forma que voltem a observar o mesmo número de Salários Mínimos à época da concessão da pensão.

Cronograma de mobilização: Ato nacional em Brasília e Atos nos estados

O cronograma de mobilização prevê:

-nesta terça-feira, 05 de agosto, Ato nacional, em Brasília, de lançamento do Movimento de Unificação das Lutas em Defesa dos Direitos na Aposentadoria;

-a realização de Atos nos estados, priorizando quatro capitais: Rio de Janeiro (16 de agosto), Porto Alegre (21 ou 22 de agosto), São Paulo (28 de agosto) e Natal (19 de setembro).

Quais foram as entidades presentes na reunião?

Além do ANDES-SN, estavam presentes na reunião: o Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), Cobap (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil), Anfip, Sinait, Sinal, Sindifisco Nacional, Sinpol-DF, entre outras entidades.

Leia mais aqui.

Fontes: ANDES-SN, 28/07/2014, e Anfip, 16/07, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

2-Nesta quarta-feira, na Rádio da Universidade, estreia Voz docente, programa do ANDES/UFRGS, junto com duas outras seções sindicais do RS

cid:ii_hyatbgog0_1478f1c2eb3efbe6

Nesta quarta-feira, 6 de agosto, às 13h00 o ANDES/UFRGS, juntamente com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, estreia um programa semanal na Rádio da Universidade.

É o Voz Docente, programa de entrevistas, notícias, debates, quadros especiais e sempre uma pitada de humor. Temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, realidade nacional e internacional, a situação do funcionalismo público federal, abordados de forma crítica e equilibrada.

Nesta primeira edição, o programa vai trazer informações sobre Encontro Nacional de Educação, nova legislação para o FIES, as discussões sobre Estatuinte Universitária na UFPEL e uma entrevista exclusiva sobre as regras para promoção a titular, com o prof. Carlos Alberto Gonçalves, Presidente do ANDES/UFRGS.

Acompanhe, todas as quartas-feiras, logo depois do almoço, às 13h00, na 1080 AM, Rádio da Universidade. O link do programa será, logo depois, disponível no blog da Seção Sindical.

3-Vice-Presidente do ANDES-SN estará na UFRGS para palestra sobre Carreira Docente, no dia 13 de agosto

O professor Luiz Henrique Schuch, Vice-Presidente do ANDES-SN e docente aposentado da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, proferirá palestra na UFRGS intitulada “A desestruturação da Carreira Docente”.

O evento ocorrerá no dia 13 de agosto de 2014, às 18h30, no Auditório da Faculdade de Economia da UFRGS (Campus Centro, Av. João Pessoa, 52 – 3º andar).

Agende-se.

4-Gaza: quem são as vítimas?

-mais de 70% das vítimas são civis;

-um terço dos feridos são crianças.

Fonte: United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs – Ocupied Palestinian Territory (UN-OCHA-oPT)

Unicef confirma: quase 300 crianças já morreram devido aos ataques na Faixa de Gaza; levantamento do Unicef mostra que menores são 30% das vítimas civis na região

“As crianças representam 30% das vítimas civis”, afirma o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Os dados ainda não são definitivos. “O número de crianças mortas nas últimas 48 horas pode aumentar, após uma série de verificações que estão sendo feitas”, afirma o órgão.

Segundo a informação que o Unicef possui atualmente, “entre 8 de julho e 2 de agosto foram registradas as morte de pelo menos 296 crianças palestinas”. Mais de 1.650 palestinos, em sua ampla maioria civis, morreram em consequência da ofensiva israelense.

Fonte: Correio do Povo on-line, 02/08/2014. Leia a íntegra da matéria aqui.

http://www.ochaopt.org/

http://www.unocha.org/

Sobre a “crise de Gaza”, ver a cobertura de UN-OCHA: http://www.ochaopt.org/content.aspx?id=1010361 ou http://www.unocha.org/ à “Gaza Crisis”.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: