• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • abril 2014
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, ano 2014, nº 30, 24/04/2014.

Nota sobre a invasão do Campus Olímpico pela Brigada Militar

1-Durante o feriado da Páscoa, no Campus da ESEF/UFRGS, transcorreu o 98º Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Enfermagem, organizado pelo Diretório Acadêmico de Enfermagem/UFRGS e realizado com o apoio do Diretório Acadêmico de Educação Física da UFRGS.

2-Na noite da sexta-feira 18/04 para o sábado, durante atividades de confraternização, por volta de 01h30, a Brigada Militar compareceu ao portão da ESEF alegando que haveria uma reclamação da vizinhança por conta do volume do som. A Comissão Organizadora se identificou devidamente, providenciou o desligamento do som, sendo encaminhado o encerramento das atividades.

3-Mas a Brigada voltou com três viaturas. Alegando existirem outras reclamações idênticas, pretendeu adentrar o terreno da Universidade, exigindo que os seguranças patrimoniais terceirizados abrissem o portão da ESEF. O que estes negaram. Dois policiais ficaram no portão da ESEF, os outros foram embora.

4-Pouco depois, uma equipe de 12 homens da BM fez irrupção no Campus Olímpico. Seu acesso ao espaço da Universidade não foi feito pela única entrada oficial existente na ESEF. O que caracteriza intrusão, invasão, entrada ilegal do Campus. Fizeram uso de truculência, cacetadas, armas apontadas; detiveram quatro estudantes: dois de Educação Física, um de História e uma de Enfermagem. Um estudante teve necessidade de atendimento médico em decorrência da brutalidade da intervenção policial.

5-Os Diretórios Acadêmicos da Educação Física, da Enfermagem e da História divulgaram Nota Pública Conjunta historiando e denunciando o ocorrido, entraram em contato com as direções de suas respectivas Unidades, que, por sua vez, entraram em contato com a Reitoria. Está confirmado que nem a Direção da ESEF, nem a Coordenação de Segurança da UFRGS, nem a Reitoria autorizaram a entrada da Brigada no Campus.

6-Causa surpresa que, passados mais de cinco dias desde o ocorrido, ainda se esteja esperando por uma manifestação pública da UFRGS a respeito.

7-A Seção Sindical/UFRGS do ANDES-SN destaca que a polícia estadual não possui jurisdição sobre o território da Universidade Federal e denuncia a truculenta invasão do Campus pela Brigada. Lembra que esta acontece pouco depois de outras invasões policiais de Universidades Federais, inclusive, recentemente, a invasão policial do Campus da UFSC, em Florianópolis, quando a Polícia Federal agrediu estudantes, funcionários, docentes e, até mesmo, um Diretor de Unidade que estava tentando mediar uma negociação. Há mais do que coincidências nessa sequência de invasões e agressões policiais.

8-Não podemos deixar que invasões de campi de Universidades Federais se tornem rotina. O que acabará acontecendo, se não houver uma firme reação de todas e todos: dos três segmentos da Comunidade Universitária, das Direções e do Conselho Superior da UFRGS e, antes de mais nada, de sua Reitoria!

Porto Alegre, RS, quinta-feira, 24 de abril de 2014, 10h58mn,

Diretoria da Seção Sindical ANDES-SN/UFRGS

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

1 comentário

  1. InformANDES na UFRGS, ano 2014, nº 31, 27/04/2014. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: