• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • novembro 2013
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 81, 07/11/2013.

PAUTA:

1-Sétimo Encontro Intersetorial do ANDES-SN pautou diversas questões: política organizativa do Sindicato, campanha salarial/2014, Encontro Nacional de Educação.

2-Sisu/Enem na UFRGS? Docente da UFRGS aponta questões problemáticas de física nos Enem de 2013 e 2012; também, fez estudo comparativo entre desempenhos no Vestibular/UFRGS e no Enem, nos anos de 2010 a 2013.

3-Sob pressão do movimento sindical, fica adiada votação do Projeto de Lei que restringe direito de greve do servidor público; as entidades sindicais rejeitam a proposta por ser autoritária.

4-Setor das Federais do ANDES-SN reúne neste fim de semana.

 

1-Sétimo Encontro Intersetorial do ANDES-SN pautou diversas questões: política organizativa do Sindicato, campanha salarial/2014, Encontro Nacional de Educação

Vindos de todas as regiões do país, mais de 130 docentes, entre diretores nacionais e representantes das Seções Sindicais, estiveram reunidos em Brasília (DF), de 25 a 27 de outubro para discutir os desafios político e organizativos do ANDES-SN. Esse foi o objetivo principal do 7º Encontro Intersetorial do Sindicato Nacional, que ainda destacou a disposição de luta da categoria e a importância de ampliá-la. A Seção Sindical/UFRGS esteve representada no evento pelo prof. Joacir Medeiros, docente do Instituto de Física e diretor da entidade.

Concepção organizativa

As duas primeiras intervenções do encontro trataram da concepção organizativa do Sindicato Nacional. O prof. Joacir destaca a qualidade das duas falas. Em “A Trajetória do Andes-SN e a luta por uma nova organização sindical”, Marcio Antônio de Oliveira fez um resgate da história do movimento sindical no Brasil e da conjuntura em que o ANDES-SN foi criado e destacou a importância de trazer essa experiência para o debate dos desafios atuais. Em “Os desafios político-organizativos do Andes-SN”, Luiz Henrique Schuch abordou os desafios atuais que o Sindicato Nacional enfrenta, a partir das reestruturações decorrentes das reformas neoliberais.

Grupos de Trabalho

Nos grupos de trabalho, foram tratados, entre outros temas: a campanha salarial para o próximo ano (nova greve nacional?), os desafios de organização e funcionamento democráticos em IFEs com grande quantidade de campi, a autonomia do Sindicato, as campanhas em curso, inclusive a campanha de sindicalização lançada pelo Sindicato Nacional.

Unidade entre as entidades do setor da educação

Foi reforçada a necessidade de ampliação da unidade entre as entidades do setor da educação, tanto local quanto nacionalmente, e a construção do Encontro Nacional de Educação, a realizar-se em 2014.

Um encontro enriquecedor

O prof. Joacir salienta o sentimento, presente na reunião, que, na diversidade, há muitas semelhanças na situação política e organizacional das Seções, reforçando a necessidade do Sindicato Nacional.

Avaliando que o encontro foi bastante “enriquecedor”, o prof. Joacir conclui recomendando a presença da Seção Sindical em outros encontros como este.

Fonte: ANDES-SN, Sedufsm e Seção Sindical/UFRGS

 

2-Sisu/Enem na UFRGS? Docente da UFRGS aponta questões problemáticas de física nos Enem de 2013 e 2012; também, fez estudo comparativo entre desempenhos no Vestibular/UFRGS e no Enem, nos anos de 2010 a 2013

Em junho deste ano, a Reitoria da UFRGS apresentou proposta de disponibilizar, já no Sisu de janeiro de 2014, 30% das vagas anteriormente oferecidas no Vestibular. O que suscitou imediatamente viva polêmica.

A decisão de aderir ou não ao Sisu foi acertadamente adiada. Mas a questão continua posta, as dúvidas continuam existindo.

A Seção Sindical/UFRGS entende que o debate a respeito não pode ficar restrito ao CONSUN/CEPE, devendo ser o mais amplo possível, abarcando o conjunto da Comunidade Universitária, bem como as famílias de candidatos e futuros candidatos e seus professores.

Neste sentido, a Seção Sindical criou, no seu espaço de “Opiniões e Debates”, uma tribuna livre dedicada especificamente à questão, aberta aos textos e estudos sobre o tema (https://andesufrgs.wordpress.com/sisuenem-na-ufrgs/).

Um leitor chamou a atenção deste boletim eletrônico sobre o trabalho desenvolvido pelo prof. Fernando Lang da Silveira (membro do Centro de Referência para o Ensino de Física – CREF, Instituto de Física da UFRGS – http://www.if.ufrgs.br/cref/) sobre as questões de física no Enem.

Enem 2013: cinco questões de Física com equívocos de formulação, uma das quais não possuindo resposta

Em http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/enem2013.pdf  o prof. Lang oferece estudo detalhado “a respeito de cinco questões de Física com equívocos de formulação na prova de Ciências da Natureza – Enem 2013”, apontando inclusive que “a questão 57 do Caderno Azul da Prova de Ciências da Natureza não possui resposta simplesmente porque a questão tem como proposta duas situações insustentáveis teoricamente e facilmente refutadas experimentalmente”. O prof. Lang informou este boletim que, através de “Demandas” ao INEP, ele denunciou ao referido Instituto a questão 57 e alertou a respeito dos outros problemas. O INEP se limitou a enviar a seguinte resposta (denominada de “solução”!): “Solução: Esclarecemos que o gabarito das provas objetivas foram revisados e analisados por um grupo de especialistas e encontra-se no site do INEP”.

Enem 2012: seis questões mal formuladas

Em http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf o prof. Lang ainda aponta seis questões mal formuladas na prova do Enem/2012.

Enem e Vestibulares/UFRGS de 2010 a 2013

O prof. Lang também realizou um estudo comparativo “que partiu dos dados de 112.319 candidatos aos concursos vestibulares da UFRGS entre 2010 e 2013”, o estudo sendo “efetivado sobre 10 escores nas provas dos CV-UFRGS e 5 escores dos mesmos candidatos nas provas do ENEM” (ler em www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/RESULTADOS_UFRGS_ENEM.pdf).

3-Sob pressão do movimento sindical, fica adiada votação do Projeto de Lei que restringe direito de greve do servidor público; as entidades sindicais rejeitam a proposta por ser autoritária

Foi adiada a votação do relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre a regulamentação do direito de greve do servidor público. Prevista para ocorrer nesta quinta-feira 07/11, a votação do anteprojeto na Comissão Mista de Consolidação de Leis e de Dispositivos Constitucionais foi cancelada. O presidente da Comissão alegou falta de quórum e remarcou a votação para o dia 20, às 13h. Se for aprovada na comissão, a proposta será encaminhada para ser analisada pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

O texto em discussão pelos parlamentares enfrenta resistência da CSP-Conlutas, Central Única dos Trabalhadores (CUT), de outras centrais sindicais e de entidades sindicais como ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe, Condsef. Para protestar contra o projeto, representantes do movimento dos trabalhadores estiveram presentes na reunião da Comissão.

Os representantes das centrais sindicais e dos sindicatos consideram a proposta autoritária e argumentam que ela não foi debatida com as entidades representativas dos trabalhadores e dos servidores. Eles defendem que o direito de greve seja tratado na mesma lei que regulamentará as negociações coletivas dos servidores públicos. Para eles, a mesa de negociação deve ser permanente, e não emergencial, como prevê o relatório do senador.

Leia mais aqui.

Fonte: Agência Câmara; edição: Assessoria de Imprensa da Sedufsm-Seção Sindical.

 

4-Setor das Federais do ANDES-SN reúne neste fim de semana

O Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do ANDES-SN reúne no dias 9 e 10 de novembro, em Brasília. No centro da pauta está a avaliação do processo de reuniões com o MEC bem como das respostas fornecidas por esse às informações solicitadas pelo Sindicato Nacional.  Também, será avaliado o andamento das jornadas em curso. Será ainda discutida a campanha salarial de 2014 e o cronograma de atividades que está sendo elaborado tanto pelo próprio Setor como pelo Fórum das 31 Entidades de Servidores Federais.

A Seção Sindical/UFRGS estará presente na reunião.

 

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: