• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • outubro 2013
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 69, 02/10/2013.

PAUTA:

1-Nesta 5af., às 9h00, Audiência Pública debate a adesão, ou não, da UFRGS ao Sisu/Enem.

2-Reunião do MEC com ANDES-SN debateu carreira, condições de trabalho e Colégios de Aplicação.

3-Saiu na imprensa: prisões e indiciamentos; buscas e apreensões.

 

1-Nesta 5af., às 9h00, Audiência Pública debate a adesão, ou não, da UFRGS ao Sisu/Enem

Nesta quinta-feira, dia 03/10/13, às 9h, no Auditório da Faculdade de Direito, ocorre Audiência Pública para análise da proposta de adesão, ou não, da UFRGS ao Sisu/Enem.

A Comissão Especial CEPE/CONSUN promove o evento “para ouvir a Comunidade Acadêmica” sobre o tema.

É importante o comparecimento de todos os interessados de maneira que o debate do tema seja o mais amplo possível.

A Seção Sindical/ANDES-SN foi convidada a participar e se fará presente.

QUANDO: quinta-feira, dia 03/10/2013, às 9h;

ONDE: no Auditório da Faculdade de Direito, Campus Central da UFRGS. COMPAREÇA!

Leia aqui a matéria publicada a respeito no portal da UFRGS.

 

2-Reunião do MEC com ANDES-SN analisou carreira, condições de trabalho e Colégios de Aplicação

No dia 18/09, na sede do ANDES-SN, o responsável pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Speller, e sua equipe reuniram com membros da diretoria do Sindicato Nacional.

Carreira Docente

Conforme relatado em nosso boletim nº 65 (24/09/2013) e como tinha sido acertado com o MEC em reunião anterior, a primeira parte da reunião foi dedicada a uma discussão de fundo sobre a Carreira Docente e sobre a necessidade de um efetivo processo de negociação a respeito.

O secretário Paulo Speller concordou em buscar os caminhos internos ao governo para discutir a carreira docente dos professores federais, a partir dos conceitos propostos no plano de carreira defendido pelo Sindicato Nacional.

Condições de trabalho e da infraestrutura

Além da carreira docente, os diretores do ANDES-SN pontuaram a questão da precarização das condições de trabalho e da infraestrutura nas Instituições Federais de Ensino (IFEs). Entre as questões de precarização do ensino, destacaram o fato do governo compelir as reitorias a criarem, por exemplo, bacharelados interdisciplinares, com grande ingresso de alunos, para responder às imposições do MEC, o que induz à fragilização curricular em algumas instituições.

Colégios de Aplicação

Foi ainda cobrado, dos representantes da Sesu/MEC, um posicionamento frente aos Colégios de Aplicação (CAP), sobretudo no que toca ao intento do MEC de municipaliza-los. Nesse ponto, Speller ressaltou que, no entendimento do MEC, o ensino infantil deve ficar restrito à esfera municipal.

Por fim, o diretores do Sindicato Nacional pediram maiores esclarecimentos e a complementação dos dados disponibilizados ao ANDES-SN em relação a criação de vagas e cargos nas IFEs.

Fonte: ANDES-SN, 19/09/2013.

 

3-Saiu na imprensa: prisões e indiciamentos; buscas e apreensões

Os acontecimentos da terça-feira, 01/10, provocaram emoção nos movimentos sindical, estudantil, político e democrático, em Porto Alegre.

Três professores indiciados

Dois professores da rede estadual e uma professora da rede municipal foram indiciados por suposta depredação do Museu Júlio de Castilhos e da Catedral Metropolitana. Entre outros, vários fatos chamam a atenção e causam estranheza: há diversos testemunhos de que os três não estiveram envolvidos em ações de depredação; o “flagrante” ocorreu na entrada do Shopping Nova Olaria, em local e tempo distantes dos dois prédios; os dois professores estaduais foram inicialmente presos, um por porte de vinagre, o outro por suposto porte de maconha; a professora municipal não tinha sido abordada pela BM; foi presa por insistir em acompanhar os dois outros professores, o que foi classificado como “desacato” (como está registrado em vídeo que circula na internet – visualizar aqui). Foi somente ao chegar na delegacia que os três foram acusados de depredação, inclusive a professora municipal!

Buscas e apreensões nas residências de dois coordenadores do DCE/UFRGS

A Polícia Civil realizou buscas nas residências de dois coordenadores do DCE/UFRGS, fazendo apreensão de computador, cadernos, livro, documentos políticos, etc. Ambos são também lideranças do movimento pelo passe-livre e tinham participado, com destaque, de audiência com o governador Tarso Genro. Causou estupor a tentativa de liga-los aos crimes investigados pela Polícia (furto qualificado, etc.), e a intenção de enquadra-los por formação de quadrilha!

O DCE/UFRGS divulgou nota caracterizando a ação policial como tentativa de criminalização dos movimentos sociais. Leia aqui.

Reunião de entidades sindicais

Está sendo convocada uma reunião de entidades sindicais e populares, com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre os fatos, debater os acontecimentos e definir uma posição. A reunião ocorrerá nesta quinta-feira, 03/10. A Seção Sindical se fará presente; este boletim informará a respeito.

Leia mais: no Correio do Povo de 02/10, p. 20 e aqui; no Sul21, aqui; na ZH, aqui , aqui e aqui. Nenhum desses veículos de imprensa menciona o vídeo referido acima (visualizar aqui).

 

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: