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3º Seminário Estado e Educação do ANDES-SN*

* Matéria enviada pelo prof. Jocelito Zalla, representante da Seção Sindical/UFRGS no evento

O 3º Seminário Nacional Estado e Educação do ANDES-SN iniciou nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, no Auditório do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (Viçosa – MG), com falas da profª Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN, e do prof. Mauro Puerro, representante da CSP-Conlutas, sobre as lutas atuais dos trabalhadores da educação.

O tema teve desdobramentos nas mesas e debates que seguiram.

A evolução das condições de trabalho dos docentes federais nas últimas décadas

Pela manhã, o prof. Eduardo Pinto da Silva (UFSCar) apresentou sua pesquisa sobre as condições de trabalho dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) nas últimas décadas. Silva tratou dos aspectos pouco explorados do processo de precarização das IFES, como a vulnerabilidade subjetiva dos professores frente à intensificação do trabalho e à heteronomia da gestão acadêmica, com regras, metas e objetivos sendo impostos de cima para baixo e a constante vigilância da cadência do trabalho. Como consequência, já se verifica o adoecimento de muitos professores.

As políticas dos governos  confrontam e desconstroem o princípio da autonomia universitária

Na sequência, o prof. Gean Santana, 2º vice-presidente do ANDES-SN, tratou da questão da autonomia universitária, cuja concepção histórica não dissocia ensino, pesquisa e extensão e indica que é a universidade quem deve definir sua relação com o Estado e a sociedade. Apesar da defesa da autonomia realizada pelo ANDES-SN, os últimos governos têm empreendido políticas que confrontam e desconstroem o princípio, através da expansão irresponsável do ensino superior nos diversos estados, sem o real compromisso com as questões regionais e nacionais; da definição das linhas de pesquisa prioritárias, em detrimento das demandas locais; e da submissão de professores e estudantes à lógica do mercado.

No debate que se seguiu, os professores convergiram na necessidade de afirmar o financiamento público da universidade pública, com autonomia de gestão, como solução à precarização das condições de trabalho e os problemas que tem acarretado. A denúncia do adoecimento deve ser acompanhada da discussão do projeto de universidade que se quer, lutando contra a terceirização e a privatização da universidade e pela democracia e transparência interna na gestão dos recursos.

Financiamento da educação pública

Na tarde do sábado 14/09, o 3º Seminário Estado e Educação do ANDES-SN discutiu o financiamento da educação pública. O professor Otaviano Helene (USP) apresentou os resultados de sua pesquisa sobre os gastos com Educação no estado de São Paulo e no país, mostrando que os baixos salários se configuram como o principal motivo para a dificuldade em preencher as vagas de professores nas redes públicas de Educação Básica. O simples aumento indiscriminado da oferta de vagas na graduação não resolve a carência estrutural de profissionais, já que há um grande contingente de professores formados que não atuam na área.

IFETs, CAp e a carreira EBTT

O prof. Paulo César de Souza Ignácio historiou o processo de criação dos Institutos Federais Tecnológicos (IFETs) e sua expansão nos últimos anos. Na sequência, a profª Cristina Miranda (CAp/UFRJ) tratou das pressões que os Colégios de Aplicação têm sofrido por parte do governo desde a tentativa de regulamentação de 2011, quando vazou a redação de uma minuta do MEC indicando a municipalização indireta dos CAp. A profª Márcia Fontes (UFV) apresentou mais dados sobre a desresponsabilização do governo em relação aos CAp.

Mais uma vez, o debate dos professores presentes apontou a necessidade de definir um projeto de educação do movimento docente como contraponto à lógica implementada nos últimos governos.

Políticas de formação docente nas licenciaturas

A última discussão do Seminário, ocorrida na manhã de domingo, 15/09, tratou das políticas de formação docente nas licenciaturas. Os professores Dorival Gonçalves Junior (1ª vice-presidente da Regional Pantanal do ANDES-SN) e Patrícia Torrilla (UFSC) problematizaram a criação de licenciaturas em Ciências e a noção de interdisciplinaridade defendida pelo governo. O debate dos professores alertou para a importância de fortalecer o núcleo duro dos currículos e propiciar uma formação disciplinar consistente. As licenciaturas interdisciplinares criadas têm como pano de fundo o barateamento da educação, na formação docente e no mundo do trabalho, através de cursos rápidos, pouco aprofundados, e do emprego da polivalência como mão de obra de baixo custo.

O 3º Seminário: um proveitoso espaço de discussão e reflexão

O Seminário Estado e Educação não possui caráter deliberativo, mas configura um importante espaço de discussão e reflexão, através do compartilhamento de experiências e análises sobre os rumos da educação no país. Os aspectos debatidos terão desdobramentos nos próximos eventos do ANDES-SN, como o XI Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES, entre os dias 27 e 29 de setembro, que discutirá a carreira docente e o projeto de educação defendido pelo Sindicato Nacional, acumulando subsídios para as instâncias deliberativas e para a construção do plano de luta do movimento docente.

Fonte: prof. Jocelito Zalla (CAp/UFRGS); edição: Seção Sindical/UFRGS.

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1 comentário

  1. InformANDES na UFRGS, nº 64, 19/09/2013. | Seção Sindical ANDES/UFRGS

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