• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2013
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 45, 10/08/2013.

Consun da UFRGS adia decisão sobre adesão ao Sisu-Enem, mas descarta desde já implementação no Vestibular/2014
Em junho, a Reitoria da UFRGS apresentou proposta de: a) disponibilizar no Sisu/Enem 30% das vagas anteriormente oferecidas no Vestibular; b) que tal decisão já vigorasse no Vestibular a ser realizado em janeiro de 2014. A proposta causou emoção entre vários setores da comunidade universitária e da sociedade gaúcha. Foi composta uma Comissão Consun/Cepe para estudar a proposta e emitir um parecer.

O ANDES-Seção Sindical/UFRGS divulgou uma declaração em que, entre outras considerações, se posicionava contrariamente a qualquer alteração das regras do Vestibular/2014 da UFRGS (“Decidir a mudança agora e implementá-la para o Processo Seletivo de janeiro de 2014 significa mudar as regras do jogo depois de iniciado”) e reivindicava a abertura de um amplo debate “incluindo o conjunto da Comunidade Universitária e dos interessados, em prazos permitindo que isso ocorra efetivamente”.

Em entrevista ao jornal Zero Hora, o prof. Carlos Alberto Gonçalves, presidente do ANDES-Seção Sindical/UFRGS, denunciou as pressões e chantagens do MEC e considerou necessário que a discussão vá além do Consun: “O ministério condiciona o repasse de dinheiro à adoção de suas políticas, o que faz a universidade se sentir pressionada. Tudo o que veio de Brasília nos últimos anos foi acatado! Queremos que a discussão seja amadurecida e que envolva mais gente”.

Nesta sexta-feira, 09/08, o Conselho Universitário (Consun), acatando proposta de resolução elaborada pela Comissão Consun/Cepe, descartou alterar as regras do Vestibular/2014 e adiou para outubro a decisão sobre o mérito de disponibilizar, ou não, no Sisu/Enem, 30% das vagas anteriormente oferecidas no Vestibular. Se favorável à adesão ao Sisu/Enem, a decisão vigoraria no Vestibular/2015.

A diretoria do ANDES/UFRGS “saúda como positiva a posição da Comissão Consun/Cepe e do próprio Consun, contrária à implementação do Sisu/Enem em 2014. Certamente, o risco de judicialização da questão foi um dos motivos para a decisão, mas muitos votos foram motivados pela necessidade de ampliar a discussão sobre o assunto – demonstrando sensibilidade e coragem para o exercício da Autonomia Universitária.

Agora, temos, nós, comunidade universitária e gaúcha, a possibilidade, com esse adiamento, de ampliar e aprofundar o debate em torno do acesso à Universidade, mas também de discutir a ampliação e as formas de acesso, a qualidade da formação, as condições de ensino e de trabalho, a evasão e as medidas que garantam, além do acesso, a permanência dos estudantes de baixa renda”.

 

Leia a matéria publicada pela Reitoria no portal da UFRGS, em http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-decide-nao-aderir-ao-sisu-para-ingresso-em-2014

 

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade! 

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: