• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • julho 2013
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS, nº 43, 30/07/2013.

PAUTA:

1-ANDES-SN divulga Carta de Santa Maria, documento síntese do 58º Conad.

2-Em agosto, dois Dias Nacionais de Mobilização: Dia 6 de agosto (contra o Projeto de Lei das Privatizações) e Dia 30/08.

3-Saiu na imprensa: “Uso de aviões da FAB por políticos cresceu 39%”

4-Iniciada a distribuição do caderno InformANDES, n° 22.

1-ANDES-SN divulga Carta de Santa Maria, documento síntese do 58º Conad

A secretaria do Sindicato Nacional divulgou a “Carta de Santa Maria”, aprovada ao final do 58° Conselho do ANDES-SN (Conad), realizado entre 18 e 21 de julho em Santa Maria (RS). O documento traz a síntese das deliberações do evento, que contou com a participação de 53 Seções Sindicais, 49 delegados, 77 observadores, 34 diretores e dois convidados.

A Carta aponta as tarefas para o próximo período, chamando os docentes do Ensino Superior a se contrapor às graves consequências da política governamental: retirada de direitos, precarização e intensificação do trabalho.

Entre as decisões tomadas pelo 58º Conad, pode-se destacar a de lutar por mais verbas para a Educação e a Saúde Públicas, pela reestruturação da carreira, pela melhoria das condições de trabalho, contra a Ebserh e o Funpresp; decidiu-se, também, dar continuidade às lutas articuladas conjuntamente com o Fórum Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais.

Também foi aprovado um calendário de lutas para o segundo semestre de 2013, com ênfase em dois Dias Nacionais de Mobilização, convocados pelas centrais sindicais: – odia 6 de agosto, Dia Nacional de Atos nos Estados e no DF, contra o PL 4330 que amplia as terceirizações; – o dia 30 de agosto, Dia Nacional de Paralisações, Manifestações e Greves.

(Leia a Carta de Santa Maria na íntegra)

Fonte: ANDES-SN, 26.07.2013.

2-Em agosto, dois Dias Nacionais de Mobilização: Dia 6 de agosto (contra o Projeto de Lei das Terceirizações) e Dia 30/08

O mês de agosto  apresenta dois desafios: a organização de dois Dias Nacionais de Mobilização: em 6 e em 30 de agosto. Ambos são convocados pelas centrais sindicais (CSP-Conlutas, Intersindical, CUT, Força Sindical, etc.), junto com demais entidades nacionais, como ANDES-SN, Fasubra, Sinasefe, Condsef,…

dia 6 de agosto propõe a realização de protestos, nos estados e no Distrito Federal, contra o PL 4330/2004, o chamado Projeto de Lei das terceirizações, que deve ser votado proximamente. O PL 4330 autoriza ampliar as terceirizações em grande escala, permitindo a privatização das atividades fim, tanto nas empresas privadas como nas instituições públicas.

dia 30 de agosto deverá ser um dia de greves, paralisações e mobilização geral em todo o país (as reivindicações são as mesmas do dia 11 de julho).

 

3 – Saiu na imprensa: “Uso de aviões da FAB por políticos cresceu 39%

PADILHA (SAÚDE), CARDOZO (JUSTIÇA) E REBELO (ESPORTE) SÃO OS CAMPEÕES

 Somente no primeiro semestre deste ano, autoridades federais fizeram 1.664 solicitações de uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), um aumento de quase 39% em relação aos pedidos feitos no primeiro semestre do governo Dilma Rousseff, em 2011. Em média, nove autoridades decolaram por dia em jatinhos oficiais de janeiro a junho. Os políticos fazem solicitações individuais, mas pode haver compartilhamento de voo. Os aviões levaram em seis meses chefes de 42 órgãos públicos federais e seu staff, além de possíveis caronas.

A relação das viagens do primeiro semestre, fornecida pela FAB ao jornal O Estado de S. Paulo, revela o uso cada vez mais frequente da frota oficial por autoridades no governo Dilma Rousseff. De janeiro a junho de 2013, a média diária de solicitações foi maior que no mesmo período em 2011 (6,6) e em 2012 (8). Em 2011, foram 1.201 solicitações no período. No ano passado, 1.471. Não raro, as autoridades decolam para cumprir agendas oficiais casadas a compromissos partidários ou privados”. Fonte: http://diariodopoder.com.br/noticias/abusos-na-fab-crescem-39/ em 13 de julho de 2013.

“Nos últimos dias, foi grande a movimentação da frota de aviões oficiais, segundo dados divulgados no site da FAB sobre voos solicitados por autoridades. Entre sexta-feira (19/07) e terça-feira (23/07) passadas, foram realizados 36 voos, levando ministros de um lado para outro do país – a serviço, ou indo e voltando para seus estados de origem. Nesses vôos foram transportados 185 passageiros. Não estão incluídos nesta conta os vôos dos aviões presidenciais que levaram a presidente Dilma e várias autoridades para a recepção ao papa Francisco no Rio de Janeiro”. FonteCorreio do Povo, 25/07/2013, p. 3.

4-Iniciada a distribuição do caderno InformANDES, n° 22

Foi iniciada a distribuição do caderno InformANDES, n° 22. Com 16 páginas, contém, entre outras, matérias sobre a Marcha a Brasília do dia 24/04 e sobre o Dossiê Nacional n° 3 que apresenta um raio-X da situação precária de muitas Instituições Federais de Ensino (IFEs).

O caderno InformANDES é distribuído gratuitamente. Os sócios ativos devem recebê-lo em seus escaninhos; os aposentados, pelo correio. Os demais interessados podem fazer o pedido através do e-mail da Seção Sindical.

 

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!  

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: