Um grande Dia 11 de Julho!
Em todo o Brasil, a quinta-feira 11 de julho foi marcada por greves, paralisações, atos, protestos. O Dia Nacional de Lutas foi convocado pelas oito centrais sindicais brasileiras (CSP-Conlutas, CUT, UGT, Força Sindical, CGTB, CTB, CSB e NCST), e também pelo ANDES-SN, junto com o Fórum das 31 Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (SPF) e outras entidades nacionais e estaduais.
O vigor e diversidade dos protestos confirmou as avaliações dos dias anteriores: a mobilização foi forte em todo o país; na região metropolitana de Porto Alegre e em Vitória (ES), a greve foi geral!
Para a presidente do ANDES-SN, profª Marinalva Oliveira, as paralisações e manifestações do dia 11 serviram para mostrar que a classe trabalhadora está insatisfeita com as políticas dos governos federal, estaduais e municipais e deu uma demonstração clara de que não irá mais aceitar pagar a conta da crise gerada pelo modelo de gestão em curso no país, que destina verbas públicas para socorrer empresas e bancos do setor privado, privilegiando uma minoria, ao invés de destinar recursos para as políticas públicas.
Região metropolitana de Porto Alegre: paralisação geral
Na região metropolitana de Porto Alegre, “foi uma verdadeira greve geral”, avalia Érico Corrêa, membro da coordenação/RS da central sindical CSP-Conlutas. Como noticiou acertadamente em sua capa o Correio do Povo: “Tudo parado”. Corrêa acrescenta “Pararam os transportes públicos, escolas, universidades, repartições públicas municipais, estaduais e federais, o comércio, os bancos, e ainda a adesão de outras categorias de trabalhadores e da juventude. Houve grande participação da juventude, estudantil e trabalhadora”. As reivindicações eram: verbas para a saúde pública, 10% do PIB para a Educação Pública Já, fim do fator previdenciário, revalorização das aposentadorias,…
Houve vários cortejos de manifestantes que resultaram em duas concentrações/atos (na Praça da Matriz e no Largo Glênio Peres) e uma passeata (impulsionada pelo “Bloco de Lutas”). O ANDES-Seção Sindical/UFRGS fez-se presente nas três atividades com membros de sua diretoria e filiados.
Leia mais em:
– Centrais sindicais avaliam positivamente o Dia de Lutas http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&id=2178
– Docentes se mobilizam e fortalecem Dia Nacional de Lutas em todo o país http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=6158
– 11 de julho foi um dia histórico com atos de rua, paralisações e greves em todo país http://cspconlutas.org.br/2013/07/confira-os-primeiros-informes-sobre-o-que-ja-acontece-neste-11-de-julho/#sthash.5mMuDgnn.dpuf
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!