• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • março 2013
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

O Prof. Ricardo Antunes é interpelado judicialmente por criticar a Proifes

O ANDES-SN convida seus sócios e demais colegas a assinarem o Manifesto em solidariedade ao docente e pesquisador da UNICAMP

Ricardo Antunes, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sofre uma interpelação judicial movida pela PROIFES (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior).

Entenda o caso
A ação é motivada por uma declaração do docente no Programa “Roda Viva” da TV Cultura, exibido no dia 3 de setembro de 2012. Questionado a respeito da greve dos professores das universidades federais, o sociólogo brasileiro disse: “Alguém acredita que não tem greve? Que a greve acabou porque uma entidade criada pelo governo, incentivada pelo governo, ela não fala pelo conjunto – a chamada PROIFES, ela não fala pelo conjunto dos Professores, as universidade federais ainda estão paralisadas…”.

Solidariedade ao professor Ricardo Antunes tem ampla adesão

Um abaixo-assinado foi criado no site Petição Pública para reunir as manifestações em solidariedade ao docente, que servirão para compor a defesa de Antunes. O “Manifesto em Defesa da Liberdade de Expressão: Solidariedade ao Prof. Ricardo Antunes” já conta com mais de 2900 assinaturas de docentes, estudantes, profissionais das mais diversas áreas, seções sindicais e outras entidades e movimento sociais.

O texto do manifesto aponta que a “a fórmula utilizada [pela Proifes], sobretudo em razão do conteúdo ameaçador da peça inaugural da ação, foi bem além da oposição de ideias, tendo servido, isto sim, para judicializar a política, o que é bastante grave, sobretudo para o movimento sindical, que durante décadas teve sua voz dificultada pela atuação judiciária.”

A Seção Sindical convida os colegas a expressarem sua solidariedade com o colega Ricardo Antunes. Para isso, Leia e assine aqui o Manifesto.  (OBS.: o texto do manifesto é seguido da lista das 455 primeiras adesões; para ver a lista completa destas, clicar, no topo da página, em “ver atuais assinaturas”; para aderir ao abaixo-assinado, clicar, também no topo da página, em “Assinar este abaixo-assinado).

No dia 15/03, o Sindicato Nacional publicou carta de solidariedade do ANDES-SN ao professor Ricardo Antunes.

Fonte: ANDES-SN, 14/03 e 18/03/2013.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: