• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • agosto 2012
    S T Q Q S S D
    « jul   set »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Porque a greve na UFRGS continuou de 08 a 13 de agosto

Realizada com a presença de 157 professores, a Assembleia Geral Docente havida na última quarta-feira, 08/08, desenvolveu uma discussão madura de avaliação do estágio de desenvolvimento da mobilização e da situação política na UFRGS, que desembocou na proposta de encerramento da greve.

Porém, como já relatado no Boletim nº 28, causou revolta a circular enviada pela PROGRAD às chefias de Departamento definindo prazo extremamente exíguo, quase imediato, para a entrega dos conceitos. Ou seja, a PROGRAD estava reduzindo a questão do cumprimento do Calendário Acadêmico à imediata entrega dos conceitos e ignorando totalmente o fato de que existem Departamentos e Unidades em que os docentes ainda têm horas-aula a cumprir e provas a aplicar. Ora, o cumprimento da carga horária mínima bem como do mínimo de dias letivos (tanto semestral como anual) são exigências legais que devem ser respeitadas pela Reitoria. Tampouco pode a Administração tomar medidas que arrisquem causar prejuízos aos alunos. Além de que a circular da PROGRAD carecia de base legal para ter caráter de exigência.

Nessa conjuntura, a Assembleia Geral realizada no dia 08/08 aprovou indicativo de saída de greve, condicionado à reivindicação de um Calendário Acadêmico que garantisse a adequada reposição das aulas.

Na quinta-feira, 09/08, o Comando Local de Greve (CLG/UFRGS) realizou reunião com a Comissão de Contato da Reitoria em que apresentou as considerações da Assembleia Geral realizada no dia anterior, junto com a reivindicação de um Calendário Acadêmico que garantisse a adequada reposição das aulas e a realização das provas. A Comissão de Contato informou que a Reitoria divulgaria um documento a respeito no dia seguinte.

Na sexta-feira 10 de agosto, a Administração expediu nova circular, mudando substancialmente o tom e o caráter do documento (passando da exigência para a recomendação): a Reitoria reconheceu a necessidade de reposição das aulas não ministradas no primeiro semestre, bem como de realização das provas, e recomendou que o referido processo de reposição começasse no dia 13/08.

Diante desse fato novo, o CLG/UFRGS convocou nova Assembleia Geral, realizada nesta segunda-feira, 13 de agosto, que, entre outras decisões (ver acima), deliberou pela suspensão da greve, pelo início da reposição das aulas não ministradas e adotou medidas de mobilização em apoio concreto à Greve Nacional da Educação Federal.

Nesta terça-feira 14 de agosto, uma comissão do CMG/UFRGS reuniu-se com a Reitoria para Notificar a Administração da suspensão da greve, bem como para dialogar sobre as definições relativas à elaboração do novo Calendário Acadêmico.

Fonte: CLM/UFRGS

14.08.2012

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Roger Hoefel

     /  17 de agosto de 2012

    Calendário da UFRGS 2012/2 ?
    http://www.caar.ufrgs.br/

    Responder
  1. Porque a greve na UFRGS continuou de 08 a 13 de agosto | Alunos IFRS-PoA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: