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Planejamento apresenta proposta, mas mantém desestruturação da carreira docente

Fonte: http://www.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5484


O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, apresentou na tarde desta sexta-feira (13), às entidades do movimento docente, uma proposta que envolve tabelas e tópicos com aspectos conceituais sobre a carreira docente (veja aqui conceitos e certificação). Logo após as lideranças sindicais tomarem conhecimento das tabelas, no outro lado da Esplanada dos Ministérios, os ministros Aloizio Mercadante e Miriam Belchior davam uma entrevista coletiva falando do impacto orçamentário da proposta, prevista para ser implementada entre 2013 e 2015. Para o ANDES-SN, a proposta do governo não enfrenta o problema da desestruturação da carreira, apontado pela categoria.

A reunião no Ministério do Planejamento começou com a apresentação das tabelas (veja aqui carreira MS e EBTT). Imediatamente, os representantes das entidades sindicais pediram explicações e esclarecimentos. Ao invés de esclarecer, as falas do governo geraram mais dúvidas, e, por isso, houve a solicitação de que o governo apresentasse as respostas por escrito. A reunião foi suspensa e recomeçou cerca de uma hora depois, para que a bancada do governo detalhasse melhor a sua posição.

Novos esclarecimentos foram solicitados pelos dirigentes das entidades e ficou agendada a realização de nova reunião no dia 23 de julho, às 14h. “Houve um tensionamento para que as entidades dessem um retorno mais rápido, mas argumentamos que o governo demorou para apresentar uma proposta e não seria justo exigir que decidíssemos em dois dias”, conta Marinalva Oliveira.

“A posição apresentada pelo ANDES-SN foi aprovada pela categoria no 30º Congresso Nacional, mas vamos avaliar a proposta do governo nas assembleias que realizaremos por todo o Brasil, e daremos uma resposta no dia 23”, informou Marinalva Oliveira. O Comando Nacional de Greve do ANDES-SN fará uma análise preliminar da proposta do governo, para subsidiar as deliberações das assembléias gerais. Essa análise será concluída neste sábado (14).

Força da greve
Logo no início da reunião, Sergio Mendonça reconheceu que a apresentação da proposta, mesmo no atual momento de crise, é fruto da pressão do movimento de greve, mas também revela a importância que o governo dá à educação.

Na quarta-feira (11), a direção do ANDES-SN protocolou a “Carta à Dilma”, solicitando a abertura das negociações, enquanto estudantes e professores realizavam manifestação em frente ao Palácio do Planalto. À tarde, dirigentes do ANDES-SN e do Sinasefe reuniram-se com o secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência, Rogério Sottili, que ficou de entregar a carta à Dilma e de ajudar na “reabertura do diálogo”. Ontem (12), Sottili telefonou para Marinalva para dizer que o governo apresentaria uma proposta nesta sexta (13).

Fonte: ANDES-SN
13.07.2012
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4 Comentários

  1. Stelio Araujo

     /  15 de julho de 2012

    É possível entender como estímulo á maioria dos servidores o que? O acúmulo de Contas atrasadas, a falta de recursos para educar seus filhos e reproduzir a educação que você pai teve para se tornar professor? A falta de linearidade do plano é gritante e é injusta. Para com os estudantes principalmente, porque o maior volume de aulas, é oferecido no sistema por professores das camadas de nível inicial e intermediário. O FUTURO NÃO SERÁ CONSTRUÍDO COM INJUSTIÇAS.

    Responder
    • Stelio Araujo

       /  15 de julho de 2012

      Stelio Araujo em 15 de julho de 2012 às 11:43 pm É possível entender como estímulo à maioria dos servidores o que? O acúmulo de contas atrasadas, a falta de recursos para educar seus filhos e reproduzir a educação que você pai teve para se tornar professor? A falta de linearidade do plano é gritante e é injusta. Para com os estudantes principalmente, porque o maior volume de aulas, é oferecido no sistema por professores das camadas de nível inicial e médio. intermediário. O FUTURO NÃO SERÁ CONSTRUÍDO COM INJUSTIÇAS.

      Responder
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