• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • julho 2012
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Boletim do Comando Local de Greve/UFRGS – 30.06.2012

O Comando Local de Greve/UFRGS (CLG/Ufrgs) foi constituído pela AG Docente de 25/06; está sendo ampliado com representantes e suplentes das Unidades. A lista de seus membros consta em https://andesufrgs.wordpress.com/ Para entrar em contato com o comando: clg.ufrgs@gmail.com

Boletim Informativo,  nº 02/2012 – 30/06/2012.

A publicação deste boletim é responsabilidade do CLG/UFRGS; a postagem está sendo feito pela Seção Sindical-Andes/UFRGS que colocou seu sistema de postagem eletrônica à disposição do CLG.

PAUTA:

1.A Greve dos Docentes se fortalece nacionalmente e inicia na UFRGS

2. O governo continua postergando…

3. E aí, direção da Adufrgs/Proifes?

4. Para pressionar o governo: reforçar a greve nacional!

1-A greve dos docentes se fortalece nacionalmente e inicia na UFRGS

Esta semana, novas Instituições Federais de Ensino (IFEs) aderiram à greve dos docentes pela valorização da educação e dos educadores. A greve já atinge 95% das Universidades Federais, 95% dos Institutos Federais de Educação e 100% dos Centros Federais de Educação Tecnológica.

Continua forte a greve nacional dos servidores técnico-administrativos dirigida pela Fasubra. Há, também, greve estudantil em várias universidades. É crescente a mobilização dos estudantes da UFRGS, que realizam Assembleia Geral, nesta segunda-feira, 02/07, para posicionar-se diante da greve dos docentes e dos servidores técnico-administrativos, bem como para decidir suas formas de mobilização.

Docentes da UFRGS: desde a concorrida Assembleia Geral da categoria (realizada na última segunda-feira, dia 25 de junho) que decidiu pela adesão à greve nacional, comissões do Comando de Greve estão visitando as escolas para conversar com os colegas nos corredores e em seus gabinetes; as Unidades intensificam as reuniões e discussões sobre as formas de viabilizar a greve e pressionar o governo. O movimento envolve professores filiados ao ANDES, à Adufrgs e sem filiação.

No Campus Centro, foram realizadas aulas públicas, debates e, nesta sexta-feira, duas manifestações artísticas na frente do prédio da Faculdade de Educação.

Nosso próximo boletim divulgará, também, um quadro das reuniões e atividades realizadas, bem como a agenda de mobilização da próxima semana.

Durante o final de semana, o Comando realizará uma avaliação do primeiro dia de greve e elaborará orientações para impulsionar a mobilização e organização da categoria.

Já foi definido o dia e horário da próxima

Assembleia Geral dos Docentes da UFRGS:

quinta-feira, 05/07, às 17h00 (local a confirmar)

Essa deverá avaliar os posicionamentos do governo, debater as orientações do Comando Nacional de Greve e definir iniciativas para fortalecer o movimento grevista na UFRGS. Agende-se!

2-O governo continua postergando…

É necessário recordar-se: uma reunião com o governo estava marcada para o dia 28 de maio. Diante do início da greve nacional na semana anterior (17/05), o governo cancelou a reunião.

Pressionado, foi obrigado a se reunir com o ANDES-SN e demais entidades representativas dos docentes (Sinasefe e Proifes), no dia 12/06. Após pedir trégua (sem êxito) e tentar ganhar tempo de várias maneiras, acabou comprometendo-se em apresentar um esboço de um novo plano de carreira, no dia 19/06.

Na véspera do dia 19/06, o governo cancelou a reunião, assumindo o compromisso de um encontro para a semana seguinte. Até hoje, 30 de junho, nenhuma reunião foi realizada, nenhuma proposta foi apresentada!

Os docentes pedem negociação desde meados de 2010, quando o governo lançou sua proposta de reestruturação da carreira.

No início de 2011, o ANDES-SN protocolou sua proposta de carreira de professor federal: está organizada em 13 níveis, com variação de 5% entre eles, uma única linha remuneratória,

progressão definida pelo equilíbrio entre tempo de carreira, formação e execução de um plano de trabalho definido por cada Universidade. A proposta do ANDES-SN respeita a diversidade do trabalho docente que integra ensino, pesquisa e extensão!

Qual é a proposta do governo? Salvo pela retirada da classe de “Sênior”, é a mesma que apresentou em 2010.

A greve nacional dos docentes das Universidades e Institutos Federais clama: negociação efetiva já!

3-E aí, direção da Adufrgs/Proifes?

Vale lembrar:

Após a reunião com o governo em 12/06, a diretoria da Adufrgs/Proifes afirmou que o governo tinha apresentado uma nova proposta e feito promessas atendendo quase todas as reivindicações. Essa pretensa proposta, ninguém sabe, ninguém viu!

Entre os dias 19 e 21/06, realizou consulta eletrônica; seguindo o mesmo rumo, os boletins da referida Associação e o preâmbulo das perguntas do plebiscito afirmavam que a entidade estava “continu[ando] a negociar com o governo”, o qual já teria atendido quase todas as reivindicações.

Ontem (29/06), a presidente da Adufrgs/Proifes declarou à Zero Hora sofrer “uma grande decepção” diante do silêncio do governo; o boletim nº 93 da entidade exige a “retomada das negociações” e lamenta “o atual momento de impasse das negociações, em especial a situação criada a partir do cancelamento da reunião marcada pelo governo para o dia 19 de junho”.

Simplesmente, não dá para entender!

Não estavam “continuando a negociar”?

Deve-se concluir que o preâmbulo ao plebiscito dava informações desatualizadas e ficcionais?

LEMBRETE 1: o prazo de validade que a própria diretoria da Adufrgs/Proifes delimitou para o chamado “plebiscito” vence nesta segunda-feira, 02/07!

LEMBRETE 2: vários docentes da Faculdade de Educação filiados à Adufrgs/Proifes estão descontentes com a diretoria de sua entidade e apóiam o movimento de greve nacional; leia a moção assinada por eles  https://andesufrgs.wordpress.com/documento-elaborado-por-um-grupo-de-professores-da-faced-socios-da-adufrgs-e-encaminhado-encaminharam-documento-a-diretoria-da-entidade-em-26-06-2012/

4-Para pressionar o governo: reforçar a greve nacional e na UFRGS!

Exigimos do governo que agende a negociação, abandone sua postura de faz-de-conta-que-negocia e demonstre respeito pelos professores integrados à luta por uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada, um direito de todos e todas! A greve é forte por isso!

A GREVE É FORTE! A LUTA É AGORA!

Nossos direitos cabem no papel. Em nossas mãos cabe a conquista!

NOSSAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

I-CARREIRA DOCENTE – Propostas do ANDES-SN

– Pela incorporação das gratificações (Gemas, RT): uma linha só no contracheque!

– Uma só carreira para os docentes das universidades e IFs!

– Piso salarial de R$ 2.329,35 (para Regime de 20 horas)!

– Carreira com 13 níveis (5% de variação entre cada nível)!

Veja aqui o plano de carreira proposto pelo ANDES-SN, aprovado por unanimidade no 30º Congresso do Sindicato Nacional.

II- MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO (melhorias materiais, pelo fim da sobrecarga de trabalho)

III- REIVINDICAÇÕES SALARIAIS formuladas em conjunto com os demais servidores públicos federais

– Recomposição salarial emergencial de 22,8%

– Na Medida Provisória 568, rejeição da Seção XXIV que altera negativamente os dispositivos do RJU a respeito da insalubridade e da periculosidade (transformando as porcentagens em valores fixos).

IV-REIVINDICAÇÕES LOCAIS (pauta a ser elaborada)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: