• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • junho 2012
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS – 25.06.2012

InformANDES na UFRGS,  nº 80/2012 – 25/06/2012.

A Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS informa! 

Docentes da UFRGS somam-se à greve nacional

Em Assembleia Geral Docente numerosa (cerca de 200 presentes), realizada nesta segunda-feira, 25/06, no Auditório da Faculdade de Economia, os professores da UFRGS decidiram pela greve. Somam-se, assim, ao mais amplo movimento nacional da história das universidade federais, que hoje conta com a adesão de 57 Instituições de Ensino Federal.

 Convocada pelo ANDES-SN, a Assembleia reuniu docentes filiados à ADUFRGS, ao ANDES-SN e a nenhuma das duas entidades.

A convocação e realização da Assembleia cumpriram todas as determinações da Lei de Greve. Amanhã, uma comissão do Comando Local de Mobilização comunicará a Reitoria sobre a decisão da Assembleia. Os docentes cumprirão o prazo legal de 72 horas até a deflagração da greve, no dia 29 de junho, sexta-feira.

Até lá, os professores conversarão com estudantes de graduação e pós-graduação e, também, com a comunidade envolvida em projetos de extensão e/ou pesquisa reiterando a justeza da pauta de greve: dignidade expressa na carreira, salário e condições de trabalho.

Haverá atividades de greve nas diferentes unidades. O Comando de Mobilização convida a todos os docentes para compor esse movimento nacional vigoroso que a UFRGS passará a integrar a partir da próxima sexta-feira, 29/06.

PAUTA ADICIONAL:

1-Professores da UFPel decidem pelo início da greve

2-Mudanças nos adicionais de periculosidade e insalubridade são tiradas da MP 568.

3-O que a Adufrgs/Proifes não informa.

1-Professores da UFPel decidem pelo início da greve

“Movimento se inicia nesta terça-feira. A categoria prometia greve desde o mês passado, quando outras universidades aderiram ao movimento. Porém, como estava em período eleitoral para a escolha da nova reitoria optou pela definição pós-eleições. O movimento foi definido em assembleia realizada no início da noite desta segunda-feira. Uma nova reunião está prevista para o dia 5 de julho”.

Fonte: zerohora.clicrbs

2-Sob pressão da greve, mudanças nos adicionais de periculosidade e insalubridade são tiradas da MP 568

A Comissão Mista do Senado Federal aprovou na semana passada o relatório do senador Eduardo Braga (PMDB/AM) à medida provisória 568/12, que tinha o mesmo teor do Projeto de Lei 2203/11. Como tinha afirmado em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados no dia 5 de junho, o senador Braga suprimiu do relatório as mudanças na forma do cálculo dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Trata-se de uma vitória da greve nacional dos docentes, técnico-administrativos e demais servidores federais que está em curso.

Caso a alteração feita por Braga seja mantida na Câmara, os adicionais voltarão a ser pagos de forma proporcional ao vencimento básico e não em valores nominais rebaixados, como queria o governo.

Na audiência pública realizada no início de junho, o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, conversou com o senador Eduardo Braga e explicou como a transformação dos dois adicionais em valores fixos prejudicava os professores, principalmente aqueles que trabalham com saúde e em laboratórios. “Na verdade, essa é mais uma forma encontrada pelo governo para promover um retrocesso social e congelar salários”, denunciou Schuch. Ele explicou, ainda, que a mudança na forma de pagamento desses adicionais foi incluída às escondidas no PL 2203/11 e, posteriormente, na MP 568/11, sem que houvesse uma discussão anterior com as entidades representativas dos servidores.
Para ler mais, clicar em: http://www.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=5445

3-O que a Adufrgs/Proifes não informa: entidade fundadora abandonou o Proifes em 2011; entrou em greve, na semana passada, e decidiu participar do Comando Nacional de Greve que reúne na sede do ANDES-SN

A APUBH – sindicato dos docentes da UFMG – foi fundadora do Proifes, constituindo-se em sua maior agremiação. Abandonou o Proifes em agosto-setembro de 2011, após fazer varias denúncias, tornando-se uma entidade independente.

Na última semana, a UFMG aderiu à greve nacional em Assembleia Geral da APUBH, com presença de 270 professores. A Assembleia de deflagração de greve elegeu o Comando Local de Greve e escolheu um delegado e um observador para o Comando Nacional de Greve (CNG). Já estão participando dos trabalhos do CNG, em Brasília, na sede do ANDES-SN.

Nosso próximo boletim trará algumas palavras sobre a forma como a Adufrgs/Proifes trabalha as informações e os cálculos.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

NOSSAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

CARREIRA DOCENTE – Propostas do ANDES-SN

– Pela incorporação das gratificações (Gemas, RT): uma linha só no contracheque!

– Uma só carreira para os docentes das universidades e IFs!

– Piso salarial de R$ 2.329,35 (para Regime de 20 horas)!

– Carreira com 13 níveis (5% de variação entre cada nível)!

Veja aqui o plano de carreira proposto pelo ANDES-SN, aprovado por unanimidade no 30º Congresso do Sindicato Nacional.

REIVINDICAÇÕES SALARIAIS formuladas em conjunto com os demais servidores públicos federais

– Recomposição salarial emergencial de 22,8%

– Na Medida Provisória 568, rejeição da Seção XXIV que altera negativamente os dispositivos do RJU a respeito da insalubridade e da periculosidade (transformando as porcentagens em valores fixos);

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: