• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • junho 2012
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

InformANDES na UFRGS – 23.06.2012

InformANDES na UFRGS,  nº 78/2012 – 23/06/2012.

Uma das maiores Assembleias Docentes (realizadas fora do estado de greve) na história da UFRGS

  • A Assembléia dos Docentes da UFRGS da última terça-feira foi a maior desde 2008 e a segunda maior desde 2001(onze anos!). Figura entre as maiores Assembléias Docentes (realizadas fora do estado de greve) na história da UFRGS. 185 professores assinaram a lista de presenças; contou com a presença de cerca de 200 docentes.

A Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS informa!

PAUTA:

1-Notícias da greve nacional e da mobilização no RS e na UFRGS.

2- Sob pressão da greve, relator da MP 568 suprimiu alterações nefastas no pagamento dos adicionais de insalubridade/periculosidade.

1-Notícias da greve nacional e das mobilizações

Cresce a greve nacional da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IFs, IFETs, CEFETs…): mais de 162 campi paralisados

Na quarta-feira passada, dia 13/06, a partir de orientação da Plenária Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), iniciou-se a greve nacional dos docentes e técnico administrativos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (que reagrupa os IFs, IFETs, CEFETs…). É essencial saber que o Sinasefe também participa, ao lado do ANDES-SN e do Proifes, das reuniões sobre piso salarial e reestruturação da carreira que foram realizadas com o MEC e o Ministério do Planejamento desde 11 de novembro de 2011.

Na última segunda-feira, 19/06, estavam em greve mais de 162 campi de Institutos Federais (IFs, CEFETs).

No RS, 5 campi estão paralisados (Santa Maria e região, Alegrete, São Vicente do Sul). 4 outros campi (Canoas, Bento Gonçalves, Osório e Caxias do Sul) estão com indicativos de greve.

UFPel com indicativo de greve para esta segunda-feira, 25/06

Encerrado o complexo processo eleitoral para Reitor (em que venceu o candidato de oposição, apoiado pelo movimento docente), os professores da UFPel reúnem-se em Assembleia Geral, nesta segunda-f., para confirmar o indicativo de greve decidido em momento anterior.

Porto Alegre: mais de 500 servidores (técnico-administrativos e docentes) das IFES do RS realizam marcha de protesto – Aula pública no sábado

Mais de 500 servidores de diversas localidades do RS participaram na manhã de ontem, dia 21 de junho, da Marcha da Educação Federal. Técnicos e docentes manifestaram sua insatisfação com a falta de política salarial e não priorização de investimentos em educação.

Participaram da marcha os servidores da UFRGS, da UFCSPA, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), além de representantes de entidades ligadas à educação como DCEs. A atividade foi coordenada pela Coordenação da ASSUFRGS e Comando Local de Greve. Centrais sindicais (CUT, CTB, CSP-CONLUTAS e Intersindical) fizeram uso da palavra em apoio ao movimento da categoria.

A caminhada iniciou na Reitoria da UFRGS e seguiu até o Largo Gênio Peres. O ato integra o movimento nacional de mobilização em favor de melhorias na educação e buscava evidenciar a falta de disposição para o diálogo por parte do governo federal.

-No sábado, 23/05, das 10h às 12h00, outra atividade de divulgação externa da greve nacional: aula pública sobre o tema “A importância de uma educação pública, gratuita e de qualidade para a construção de uma sociedade mais justa”, na Redenção, na frente do Monumento aos Expedicionários (iniciativa do Sinasefe, com apoio do ANDES-SN).

Docentes/UFRGS: paralisação e atividades de discussão na Faculdade de Educação

Os docentes da Faculdade de Educação estão realizando três dias de paralisação, que aproveitam para realizar diversas atividades de discussão. Na manhã da quinta-f., 21/06, participaram da Marcha da Educação Federal; de tarde, debateram a proposta do ANDES-SN para a reestruturação da Carreira Docente. Na sexta-f., 22/06, pela manhã, houve debate sobre formação dos professores e pautas dos estudantes; o turno da tarde foi dedicado a discutir a proposta da Adufrgs/Proifes para o  plano de Carreira Docente. 

Docentes/UFRGS: reuniões na Física, Psicologia e outras unidades

Reuniões estão ocorrendo ou devem ocorrer nas Unidades (ou conjuntos de Unidades). Os participantes apresentam seus relatos a respeito da Assembléia Geral Docente da última terça-feira, 19/06, debatem a pauta de reivindicações, a situação da greve nacional, bem como propostas a levar à Assembleia geral da próxima segunda-feira (16h00, Faculdade de Economia).

Na quinta-f., 21/06, além de atividades na Faculdade de Educação e no Colégio de Aplicação, ocorreram reuniões de professores do Instituto de Física (presença de 15 docentes) e no Instituto de Psicologia (21 docentes).

Com o mesmo caráter, estão previstas várias reuniões na manhã desta segunda-feira, 25/06, com caráter de esclarecimento sobre a greve, as reivindicações, a situação na UFRGS e para debater propostas a levar à Assembleia Geral das 16h00 (Fac. de Economia):

**ESEF: reunião às 10h00;

**VALE: duas reuniões:

– 11h00: reunião conjunta dos professores do CAp, da Física, Geociências, IFCH, Letras, Matemática, ICTA,… (Auditório do Instituto de Letras);

– 12h30: no Biociências (Auditório do Departamento de Botánica); estão convidados os colegas das unidades vizinhas;

**Campus Médico: 10h30: reunião conjunta do Instituto de Psicologia e Dpto de Bioquímica/ICBS (são convidados os professores da demais unidades vizinhas);

**Campus Centro: estão marcadas reuniões na Administração e na Educação e havendo articulações para outras; informaremos os locais e horários em nosso próximo boletim.

2- Sob pressão da greve, relator da MP 568 suprimiu alterações nefastas no pagamento dos adicionais de insalubridade/periculosidade.

O Parecer do relator da MP 568 suprimiu as alterações introduzidas pelo governo à revelia do acordo de agosto/2011. A Seção XXIV pretendia implantar mudanças nefastas no pagamento dos adicionais de insalubridade/periculosidade (os transformaria em valores fixos, em vez de percentuais). A supressão da referida Seção era reivindicada pelo Fórum das 31 Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (de que participa o ANDES-SN). O Fórum está atualmente coordenando uma greve nacional de servidores federais.

Cabe lembrar que, em março-abril/2012, o ANDES-SN impulsionou uma campanha de e-mails reivindicatórios, dirigida ao governo e à Câmara, sendo a supressão da Seção XXIV uma  das três exigências dessa campanha. Na época, a diretoria da Adufrgs/Proifes publicou nota afirmando que o professores não precisavam se preocupar!

Some-se à mobilização para pressionar o governo:

segunda-feira, 25/06

Dia de Paralisação

Compareça na Assembléia Geral dos Docentes da UFRGS

Pauta: Indicativo de Greve

16h00, Auditório da Faculdade de Economia, Campus Centro, av. João Pessoa, 52

Fontes: Seção Sindical/UFRGS, Assufrgs, Sinasefe-MetropolitanoPOA, ANDES-SN.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

NOSSAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

CARREIRA DOCENTE – Propostas do ANDES-SN

– Pela incorporação das gratificações (Gemas, RT): uma linha só no contracheque!

– Uma só carreira para os docentes das universidades e IFs!

– Piso salarial de R$ 2.329,35 (para Regime de 20 horas)!

– Carreira com 13 níveis (5% de variação entre cada nível)!

Veja aqui o plano de carreira proposto pelo ANDES-SN, aprovado por unanimidade no 30º Congresso do Sindicato Nacional.

REIVINDICAÇÕES SALARIAIS formuladas em conjunto com os demais servidores públicos federais

– Recomposição salarial emergencial de 22,8%

– Na Medida Provisória 568, rejeição da Seção XXIV que altera negativamente os dispositivos do RJU a respeito da insalubridade e da periculosidade (transformando as porcentagens em valores fixos);

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: