• Sindicalize-se!

  • Seção Sindical ANDES/UFRGS no Facebook

  • Cartilha sobre Assédio Moral

  • Assessoria Jurídica

  • Site ANDES-SN

  • Eventos por vir

    Nenhum evento

  • junho 2012
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • É para rir?

  • Categorias

  • + notícias

  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

ANDES-SN orienta sobre a greve em estágio probatório

Servidores em estágio probatório não podem ser punidos por participarem de greves. Essa foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar diversos mandados de injunções e que serviu de base para um parecer da Assessoria Jurídica Nacional do ANDES-SN, que se encontra em anexo (pode, também ser consultado em https://andesufrgs.wordpress.com/2012/06/15/andes-sn-orienta-sobre-a-greve-em-estagio-probatorio/).

“Os tribunais já pacificaram o entendimento de que é permitido ao servidor em estágio probatório aderir à greve”, afirmou o advogado Rodrigo Peres Torelly, do escritório de advocacia que atende o ANDES-SN.

Torelly esclarece que não há previsão legal para a punição de servidores federais docentes em estágios probatórios no que diz respeito a sua participação em movimento grevista ou em atividades sindicais reivindicatórias de mobilização e pressão, assim como não pode haver a sua exoneração sem a instauração de processo administrativo disciplinar, onde deverá ser assegurada ampla defesa.

De acordo com o parecer, os professores substitutos e visitantes também não podem ser punidos por participar de movimentos grevistas ou de atividades sindicais reivindicatórias, já que não há previsão de punição para esse tipo de atividade. “Como o administrador público só pode fazer o que estiver previsto em lei, a demissão só poderia ocorrer se fosse instaurada uma sindicância contra esses substitutos e visitantes”, explicou Torelly.

“Num momento em que os docentes da UFRGS estão se preparando a realizar, no dia 19/06, ações de paralisação e a debater, em Assembleia Geral, sobre sua adesão à greve nacional, é bom relembrar que 54 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes)  estão em greve nacional e que, portanto, vários milhares de docentes em estágio probatório já estão efetivamente em greve”, declarou o Dr. Rogério Viola Coelha, Coordenador da Assessoria Jurídica desta Seção Sindical/UFRGS.

“Os governantes, certas chefias e pessoas mal-intencionadas podem tentar pressionar e amedrontar os recém nomeados, mas o direito de greve, de atuação sindical e de participação em atividades reivindicatórias está consagrado na legislação, inclusive para quem está em estágio probatório”, complementou a Drª Raquel Carvalho Coelho.

Nossa Assessoria Jurídica também providenciou o link para a cartilha Greve no Serviço Público (elaborada pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos, do qual participa o escritório do Dr Rogério), em que podem ser encontradas informações complementares:

cartilha_greve_no_serviço_público

http://www.fasubra.org.br/phocadownload/documentos/juridico/cartilha_greve_no_servio_pblico.pdf

Fonte: ANDES-SN

08.05.2012
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. InformANDES na UFRGS – 24.06.2012 « Seção Sindical ANDES/UFRGS
  2. GREVE no Estágio Probatório « Seção Sindical ANDES/UFRGS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: